PIM I - Projeto Integrado Multidisciplinar I - Gestão Financeira - UNIP PDF

Title PIM I - Projeto Integrado Multidisciplinar I - Gestão Financeira - UNIP
Author Christian Ruppenthal de Lima
Course Projeto Integrado Multidisciplinar 
Institution Universidade Paulista
Pages 19
File Size 154.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 111
Total Views 157

Summary

Projeto Integrado Multidisciplinar I - Gestão Financeira - UNIP...


Description

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CHRISTIAN RUPPENTHAL DE LIMA – RA 1233193

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I LOJAS RENNER S.A.

NOVO HAMBURGO/RS 2017

CHRISTIAN RUPPENTHAL DE LIMA – RA 1233193

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I LOJAS RENNER S.A.

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Gestão Financeira apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

NOVO HAMBURGO/RS

2017 CHRISTIAN RUPPENTHAL DE LIMA – RA 1233193

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I LOJAS RENNER S.A.

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Gestão Financeira apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA ____________________________/__/____

____________________________/__/____

____________________________/__/____

RESUMO

Diante da conturbada situação financeira de algumas economias mundiais, o mercado necessita cada vez mais de profissionais aptos a atuarem na gestão das finanças de suas organizações, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Este trabalho, na modalidade projeto, tem por objetivo apresentar as práticas, peculiaridades e características de gestão de uma organização real, tendo como base uma visita técnica orientada realizada na Lojas Renner S.A.. A abordagem utilizada neste trabalho está fundamentada nos conceitos e conhecimentos teóricos adquiridos em aula e através de pesquisas em conteúdo específico, relacionados aos objetivos propostos pela instituição de ensino. As disciplinas nas quais este trabalho está baseado são: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informáticas.

Palavras-chave: Gestão Financeira, Práticas de Gestão, Fundamentos Teóricos

ABSTRACT

In the face of the troubled financial situation of some global economies, the market is increasingly in need of professionals capable of managing the finances of its organizations, whether small, medium or large. This work, in the project modality, aims to present the practices, peculiarities and management characteristics of a real organization, based on a guided technical visit held at Lojas Renner S.A.. The approach used in this work is based on the theoretical concepts and knowledge acquired in class and through research on specific content related to the objectives proposed by the educational institution. The disciplines on which this work is based are: Foundations of Administration, Business Communication and Computer Techniques.

Keywords: Financial Management, Management Practices, Theoretical Foundations

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................06 2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA..........................................................................07 3 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO................................................................10 4 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL...........................................................................13 5 TÉCNICAS DE INFORMÁTICA...............................................................................16 6 CONCLUSÃO..........................................................................................................17 7 REFERÊNCIAS.......................................................................................................18

6

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é parte integrante do currículo pedagógico da Universidade Paulista – UNIP, em sua modalidade de Cursos Superiores de Tecnologia à distância. O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM tem como característica estrutural o desenvolvimento de um trabalho no formato de projeto, onde o cursando busca a inserção nas práticas de gestão fundamentadas nos ensinamentos teóricos absorvidos nas disciplinas em cada bimestre letivo, através de pesquisa das características e práticas de uma organização real. Neste PIM I, referente ao primeiro bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, faz-se um diagnóstico organizacional da empresa Lojas Renner S.A., objetivando identificar de forma crítica suas práticas de gestão sob o ponto de vista das disciplinas Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informáticas. A metodologia aplicada foi a coleta de dados in loco, através de visita orientada a diversos setores da empresa, entrevista realizada com alguns dos gestores e dados distribuídos pela equipe responsável pela Governança Corporativa da empresa. O conhecimento é hoje um dos elementos mais importantes de qualquer organização. É ele sua maior riqueza, o que lhe trará competitividade, um diferencial e uma maior capacidade de adaptação aos novos cenários sociais. A aprendizagem e, mais especificamente, a capacitação estão diretamente relacionados a um sistema de gestão de conhecimento, bem como a um sistema de gestão de competências, sendo um dos componentes mais importantes da última. Isso porque no decorrer das últimas décadas a sociedade passou por mudanças vertiginosas, especialmente relacionadas com a globalização, com o surgimento de novas tecnologias e com o fluxo extremamente rápido de informações. Assim, as exigências da sociedade e, consequentemente, do cliente alvo das empresas – o cidadão – se alteraram e continuam mudando diariamente.

7

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Lojas Renner S.A., maior varejista de moda do país em faturamento, tem uma cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para o encantamento, que busca superar as expectativas dos clientes. A empresa foi a primeira a medir a satisfação dos clientes na porta das suas lojas, ao criar, em 1996, o Encantômetro. O pioneirismo também marcou a forma de organizar as suas coleções por estilos de vida, entendendo que mais do que seguir tendências de moda, é preciso respeitar a diversidade de ser e de viver de cada um. E é justamente por isso que não para de crescer. Atualmente, Lojas Renner conta com mais de 350 operações, entre lojas da Renner, da Camicado e YouCom. Está presente nas cinco regiões do país e conta com mais de 17 mil colaboradores. Em 2014, sua marca foi considerada a 9ª mais valiosa no varejo da América Latina, a 3ª no setor de vestuário na América Latina, e 1ª no setor de vestuário no Brasil, segundo a Interbrand. Foi como parte do grupo A. J. Renner, indústria fabril instalada no bairro Navegantes, em Porto Alegre (RS) que a Lojas Renner inaugurou, em 1922, na capital gaúcha, seu primeiro ponto de venda para a comercialização de artigos têxteis. Em 1940, ainda como uma empresa pertencente ao grupo, o mix de produtos foi ampliado e passou a operar como uma loja de departamentos. Em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a companhia Lojas Renner S.A e marca o nascimento da rede como é conhecida atualmente. Dois anos depois, em 1967, a Companhia transformou-se em uma empresa de capital aberto.

8

Após décadas de bom desempenho, a empresa passou por uma profunda reestruturação no início dos anos 90 e começou a operar no formato de loja de departamentos especializada em moda, totalizando oito operações. Nesta época, impulsionada pela bem-sucedida reestruturação e pela implantação da Filosofia de Encantamento - segundo a qual não basta satisfazer, mas superar as expectativas dos clientes - a Renner expandiu para além do Rio Grande do Sul, chegando aos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e para o Distrito Federal. Consolidando sua posição nesses mercados como uma loja de departamentos especializada em moda com mercadorias de qualidade a preços competitivos. Em dezembro de 1998, a J. C. Penney Brazil, Inc., subsidiária de uma das maiores redes de lojas de departamentos dos EUA, adquiriu o controle acionário da Companhia, que já contava com 21 lojas da Renner. Como subsidiária do grupo J. C. Penney, a Lojas Renner obteve alguns benefícios operacionais, tais como o acesso a fornecedores internacionais, a consultoria de especialistas na escolha de pontos comerciais, bem como a adoção de procedimentos e controles internos diferenciados. Isso contribuiu para um crescimento substancial da Companhia a partir de dezembro de 1998. Em 2002, mais um importante passo foi dado na evolução da Renner. As coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de cinco estilos de vida, refletindo um jeito de ser e de vestir, com base em atitudes, interesses, valores, personalidades e hábitos dos clientes. Assim nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”. Os produtos começaram a ser expostos de forma coordenada, agrupando roupas, calçados e acessórios em seis marcas próprias que refletem os lifestyles, facilitando a escolha do cliente e otimizando o seu tempo de compras. Em junho de 2005, ocasião em que a empresa já atuava com 64 pontos de venda, a J.C. Penney, em conjunto com os administradores da Lojas Renner, optou pela venda do controle da Companhia através de oferta pública de ações na Bolsa de Valores de São Paulo. A Lojas Renner entrou então no Novo Mercado da

9

Bovespa como a primeira Companhia no país a ter seu capital pulverizado e aproximadamente 100% das ações em circulação. No ano seguinte, em 2006, com a bem-sucedida operação de pulverização das ações na Bolsa, o plano de expansão foi intensificado e a Renner iniciou sua atuação no Nordeste, com a abertura de unidades nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. No mesmo ano foi implantada a área de Produtos Financeiros, com a oferta de Empréstimo Pessoal e Saque Rápido, posteriormente complementada com Seguros. O ano de 2007 marcou a continuidade do plano de expansão e a chegada na região Norte, com a abertura de uma loja no estado do Amazonas. Já em 2010, a área de Produtos Financeiros consolidou-se com o lançamento do co-branded Meu Cartão Renner, com as bandeiras Visa e MarterCard. A primeira loja dentro do projeto Renner Sustentável teve sua abertura em 2014, no Riomar Shopping Fortaleza. Para fechar o ano com motivo de sobra para comemorar, a Lojas Renner S.A. foi selecionada para compor a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA de 2015. Em 2010, outro marco na história da empresa foi o lançamento do ecommerce (www.lojasrenner.com.br). Já, em 2011, a Lojas Renner adquiriu a Camicado, uma empresa no segmento de casa e decoração, e, em 2013, lançou a Youcom, um novo modelo de negócio para o público jovem em um ambiente de loja especializada. Missão Ser a melhor e maior fashion retailer das Américas para o segmento médio/alto dos consumidores com diferentes estilos, com moda, qualidade, preços competitivos e excelência nos serviços prestados. Encantando e inovando, sempre de forma sustentável.

10

Visão Encantar a todos é a nossa realização.

3. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Segundo DIAS, Reinaldo et.al (2003, p. 47 e 48), os princípios da Teoria Clássica de Administração relacionados por Henri Fayol são os seguintes:  Divisão do Trabalho: quanto mais as pessoas se especializam, mais eficientemente podem realizar seu trabalho.  Disciplina: os membros de uma organização precisam respeitar as regras e os acordos que a governam.  Unidade de comando: cada empregado deve receber instruções de apenas uma pessoa.  Unidade de direção: dentro de uma organização, as operações que tem o mesmo objetivo devem ser dirigidas por apenas um administrador usando um único plano.  Centralização: a administração deve ter responsabilidade final sobre a tomada de decisões dentro da organização, mas devem dar autoridade suficiente aos subordinados para que realizem bem seus trabalhos.  Hierarquia: a linha de autoridade dentro de uma organização vai, por ordem de escalões, da alta administração até os níveis mais baixos da empresa.  Ordem: os materiais e as pessoas devem estar no lugar certo, na hora certa.

11

 Equidade: os administradores devem ser amigáveis e justos para com seus subordinados.  Estabilidade de Pessoal: uma taxa de rotatividade de pessoal prejudica o funcionamento eficiente de uma organização, acarretando altos custos de treinamento e reposição de pessoal.  Iniciativa: os subordinados devem ter liberdade de conceber e concretizar seus planos, ainda que disso possam resultar alguns erros.  Espírito de equipe: a promoção de um espírito de equipe dará um sentido de unidade à organização. Tal espírito pode ser reforçado por pequenos atos, como por exemplo, o uso da comunicação verbal ao invés da comunicação escrita. Considerando estes princípios, é possível enquadrar a administração da Lojas Renner como Administração Clássica, uma vez que naquela corporação cada colaborador tem sua própria função, seu próprio posto de trabalho, onde exerce sempre a mesma atividade, e cada área tem um líder responsável por sua equipe. Entre as atividades deste líder, podemos citar a orientação e instrução dos colaboradores, bem como a análise de conduta, verificando se estão de acordo com o código de ética, premiando aqueles que se destacam e punindo os que agem fora das normas pré-estabelecidas. Apesar de o líder estar à frente da equipe, as decisões e metas são discutidas em conjunto, onde cada colaborador pode dar sugestões, mas sempre cabendo ao líder à decisão final. Também poderíamos relacionar as práticas administrativas da empresa à Teoria Burocrática de Max Weber, uma vez que, além de princípios comuns às duas teorias, como a divisão do trabalho e a hierarquia, identifica-se uma forte formalização das comunicações e a impessoalidade. O Conselho de Administração da Lojas Renner é o órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios da corporação, incluindo a sua estratégia de longo prazo. É responsável, também, dentre outras atribuições, pela designação e

12

supervisão da gestão de seus diretores. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela contratação dos auditores independentes. Os diretores da Renner são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da empresa e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração. A diretoria é dividida em:  Diretor de Recursos Humanos: responsável por gerir e administrar a área de recursos humanos, estabelecendo políticas específicas para a área.  Diretor de Compras: responsável por gerir e administrar a área de compras, estabelecendo políticas específicas em especial firmar contratos de compras de mercadorias, estipulando preços, prazos e condições, bem como sua distribuição e remanejamento entre as diversas lojas da empresa.  Diretor de Operações: responsável por gerir e administrar a área de operações, estabelecendo políticas específicas, em especial a administração da área de logística e centros de distribuição, coordenando as atividades operacionais das lojas e a manutenção dos processos operacionais.  Diretor de Tecnologia da Informação e Gestão: responsável por gerir e administrar a área de tecnologia da informação e gestão, estabelecendo políticas específicas, responsabilizando-se pela definição de estratégia, desenvolvimento e implementação de sistemas e soluções em consonância com as necessidades do negócio da companhia, assim como gestão das redes de comunicação de dados, voz e imagem, além da automação dos processos.  Diretor Administrativo e Financeiro: responsável por gerir e administrar as áreas administrativa e financeira, estabelecendo políticas específicas, responsabilizando-se pela obtenção e aplicação dos recursos da corporação

13

Em cada uma de suas lojas, a Renner conta com um Gerente Geral, responsável por administrar o ponto de venda de acordo com as políticas determinadas pelo Conselho de Administração e pelas diretorias.

4. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A estrutura de comunicação na empresa é feita através do endomarketing, para a comunicação interna, e do Customer Relationship Management – CRM, para comunicação externa. A Lojas Renner está sempre buscando aprimorar suas relações com os colaboradores e com seus clientes. Por isso, pessoas qualificadas atuam na área de comunicação, para planejar, organizar e concluir melhorias constantes. Dentre elas, destacam-se:



Planejamento de ações de endomarketing;



Planejamento e coordenação de pautas para canais internos;



Organização de eventos;



Melhorias constantes na área de atendimento ao cliente;



Elaborações de briefings;



Organizações de pautas de trabalho;



Contato direto com fornecedores;



Pesquisa de satisfação (Encantômetro).

14

As diretrizes gerais da comunicação são a sensibilização e capacitação dos colaboradores para que se constituam como protagonistas da sustentabilidade empresarial. Para que isto ocorra, existe o aperfeiçoamento do Código de Ética e Conduta como orientador dessas práticas, através de monitoramento e avaliação.

A comunicação com o público se organiza da seguinte forma:  Meio ambiente: estruturação de um programa ambiental que contemple os passivos gerados pelo negócio;  Público Interno: aperfeiçoamento das ferramentas e processos relativos aos colaboradores;  Fornecedor: estruturação do Programa Renner de Relacionamento e apoio ao fornecedor;  Cliente: estruturação do Programa Renner de Relacionamento com o cliente;  Comunidade: estruturação do Programa Renner de Investimento Social, Governo e Sociedade;  Governo e Sociedade: consolidação da liderança e da influência social da empresa. Na Lojas Renner, a comunicação é fácil e transparente. As portas estão sempre abertas para que os colaboradores façam elogios, proponham sugestões, tirem dúvidas ou apontem reclamações. A seguir, identifica-se os principais canais de comunicação entre os departamentos:  Canal Renner: programa de TV com as principais notícias da Renner. Mensalmente, todos os colaboradores assistem ao programa que dura de 15 a 20 minutos e é apresentado por uma liderança da companhia;

15

 Planeta Renner: revista interna, publicada mensalmente, que traz dicas de moda, marcas da Renner, fotos de momentos nas lojas e perfil de equipes e de colaboradores, além das principais novidades da Lojas Renner;  Renner Informa: jornal de parede que, permanentemente, expõe cartazes das campanhas internas de comunicação e informações locais de cada unidade;  Líder@Renner: e-mail enviado às lideranças, sempre que necessário, para tratar de assuntos estratégicos e que devem ser compartilhados com a equipe;  Café com a Diretoria: os colaboradores podem se inscrever para tomar um café da manhã com um diretor da Lojas Renner. De todos os inscritos, 15 pessoas são sorteadas para o bate-papo, cujo tema é indicado pelos próprios colaboradores;  Ponto de Partida (PP): diariamente, a cada início da jornada de trabalho, os colaboradores de loja têm uma breve reunião para alinhar informações, falar de metas e outros assuntos importantes relacionados aos seus cargos, nas áreas administrativas;  Palavra do Presidente: canal exclusivo da presidência com os colaboradores. Trata-se de uma carta enviada por e-mail sempre que necessário, destinada a todos os colaboradores da companhia;  Fale com o RH: link permanente e direto do colaborador com a área de Recursos Humanos para falar de assuntos de seu interesse, esclarecer dúvidas ou dar sugestões. O fluxo de comunicação utilizado na Lojas Renner, em sua maioria, é descendente vertical, ou seja, a comunicação parte dos superiores hierárquicos até chegar ao nível operacional. Esse fluxo orienta os funcionários, fornecendo as informações de que precisam para desempenhar suas funções, informando sobre ...


Similar Free PDFs