Projeto Integrador em Gestão - Empresa Ortobom PDF

Title Projeto Integrador em Gestão - Empresa Ortobom
Author Logística 2 AHPAS
Course Transporte e Logística
Institution Universidade de Santo Amaro
Pages 19
File Size 408.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 78
Total Views 144

Summary

Este trabalho tem por finalidade mostrar a estrutura e modelo organizacional da empresa em estudo. Onde foram abordados temas como: Fundamentos da Administração; Estrutura Contábil e de Custos; Planejamento Estratégico; Estrutura Financeira; Conduta Ética; Gestão de Pessoas....


Description

UNIVERSIDADE SANTO AMARO – UNISA Curso: Tecnologia em Gestão - Logística

Diego Deleon Salvino – RA: 4464788

PROJETO INTEGRADOR: EMPRESA ORTOBOM

São Paulo/SP 2020

UNIVERSIDADE SANTO AMARO - UNISA Curso: Tecnologia em Gestão - Logística

Diego Deleon Salvino – RA: 4464788

PROJETO INTEGRADOR: EMPRESA ORTOBOM

Trabalho do curso de Tecnologia em Gestão da Universidade Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Integrador, sob a orientação do professor Me. Marcus Vinicius Warlet

São Paulo/SP 2020

RESUMO O presente trabalho, tem como objeto de estudo a Ortobom, que em 2019 celebrou 50 anos de história e se firma, no Brasil e América Latina, como a maior fabricante de colchões, além de ser a maior franqueadora de lojas de colchões do mundo. Os pilares da Ortobom, são: a tecnologia, a sustentabilidade, o marketing e o bom atendimento ao consumidor, recebendo mais de 90 prêmios nessas e outras categorias semelhantes. Pensando em tecnologia, sempre presente na história da empresa, a Ortobom conta com maquinários de última geração, combinados com matéria prima de primeira qualidade e outros requisitos importantes, que culminam na excelência no processo de fabricação. Contando com um ótimo processo de fabricação, o resultado é um produto capaz de proporcionar bem estar e conforto para o consumidor, que é a prioridade da marca

SUMÁRIO 1.

INTRODUÇÃO

5

1.1.

OBJETIVO

5

1.2.

METODOLOGIA

6

2.

HISTÓRICO DA EMPRESA

6

3.

ESTRUTURA/MODELO OPERACIONAL

8

3.1.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

10

3.2.

ESTRUTURA CONTÁBIL E DE CUSTOS

11

3.3.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

13

3.4.

ESTRUTURA FINANCEIRA

14

3.5.

CONDUTA ÉTICA

14

3.6.

GESTÃO DE PESSOAS

16

5.

CONCLUSÕES

18

6.

BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS DE PESQUISAS

19

5

1. INTRODUÇÃO O desenvolvimento e a capacidade de interação das competências integrados com a instrução pedagógica, tem por finalidade agregar à avaliação dos conteúdos a partir das disciplinas cursadas. A obtenção dos conhecimentos, busca o constante aprendizado, inovação, criatividade, versatilidade e identificação de oportunidades e alternativas na gestão das organizações. A partir desse conhecimento adquirido, inserimos os resultados na elaboração deste projeto. O modelo de integração de conhecimentos permite o desenvolvimento das competências a partir da aprendizagem pessoal e não somente o ensino unilateral. Pensando nisso, escolhemos para ser objeto de estudo e aplicação dos conceitos estudados, a empresa Ortobom. Com 50 anos de mercado, diferente da atual distribuição, a Ortobom não iniciou sua operação com a fabricação de colchões. A marca, iniciou a carreira no ramo metalúrgico, fabricando camas, berços, mesas para televisão entre outros produtos. Apenas em meados da década de 70, a Ortobom, se especializou no ramo que segue até hoje, como uma fábrica de colchões. Antes disso, com o propósito de ampliar seu repertório, também trabalhou com blocos de espuma. A Ortobom, atua com a fabricação dos colchões e também opera como rede de franquia desde 1992, só em 2018, a marca inaugurou 170 novas lojas, totalizando mais de 2 mil e trezentas unidades em operação. A empresa acredita que a abertura de uma franquia é um passo muito importante para o empreendedorismo e uma oportunidade para aqueles que desejam cultivar seu próprio negócio. Além da disponibilidade, a Ortobom oferece a seus franqueados todo suporte e diferencial competitivo, acreditando e influenciando para o sucesso do negócio.

1.1. Objetivo

A Ortobom é uma empresa muito conceituada, a marca é a melhor opção dentro do segmento. Com essas informações o objetivo principal do trabalho portanto, é discutir sobre o desenvolvimento administrativo da marca e seu processo de gestão através de suas franquias.

6

1.2. Metodologia

A metodologia utilizada neste trabalho, foi à pesquisa de caráter exploratório e de natureza aplicada sendo conduzida de maneira aberta, onde tive a oportunidade de me expressar de forma livre, através da obtenção de diversas informações coletadas por meio de conteúdo impresso e digital. A pesquisa teve como fator principal a observação sem participação ou interferência no dia-a-dia da empresa e seu sistema de franquias, objetivando com tudo a geração de conhecimentos para aplicação e aprendizado na prática com a principal meta a vivencia empresarial na solução de problemas específicos e tomando por base as estratégias praticadas pela empresa. Obtive informações sobre a empresa Ortobom coletadas através de seu site na internet, por meio do endereço eletrônico: http://www.ortobom.com.br, além de jornais e periódicos prontamente referenciados. A utilização de referencial bibliográfico de obras e autores renomados, também estão presentes neste trabalho.

2. HISTÓRICO DA EMPRESA

A marca Ortobom surgiu da junção da palavra ortopedia (ramo da medicina que cuida da anatomia humana) e da palavra bom; dando a ideia de um colchão que oferece além de conforto, cuidados com a saúde. Fundada em São Paulo em 1969, a Ortobom iniciou suas atividades no ramo metalúrgico, fabricando camas, berços, mesas para televisão etc. Alguns anos depois, começou a comprar blocos de espuma para a confecção de colchões, visando a aumentar seu ramo de atividades. Em 1975, a empresa especializou-se na fabricação de colchões, com a inauguração de uma fábrica no Rio de Janeiro. Hoje, além de colchões, a marca fabrica também travesseiros, lençóis, protetores de colchão e bases.

7

A Ortobom prosperou nos negócios e deixou de ser uma indústria de transformação para se tornar uma indústria de base, fabricando a própria matéria-prima para a confecção de seus produtos. Em 1992 a Ortobom ingressou no segmento de franchising, trabalhando com a missão de oferecer o máximo de bem-estar, conforto e saúde para os clientes. Hoje, a empresa atingiu marcas impressionantes, como a de maior fabricante de colchões da América Latina e a maior franquia de colchões do mundo, com mais de 2.400 unidades no Brasil, além de lojas no Paraguai, Uruguai e Bolívia. Mesmo com todo esse crescimento, a Ortobom investe intensamente em programas de treinamento para suas equipes e toda a rede de franquias, pois a excelência no atendimento deve ser primorosa em todos os aspectos. A marca está presente em todos os estados brasileiros, representada com 17 fábricas e cinco mil pessoas envolvidas no processo de produção. São mais de 36 mil pontos de venda, que comercializam mais de 220 variedades de produtos, todos submetidos a testes rigorosos que confirmam sua resistência e durabilidade. A Ortobom produz mais de seis milhões de colchões por ano, consumindo mais matéria prima do que Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Colômbia, juntos. Nessas cinco décadas de história, já acumulou a produção de mais de 140 milhões de colchões. Um número tão expressivo que se colocássemos todos os colchões lado a lado daria seis voltas e meia no Globo. Ao longo de sua trajetória, a tecnologia sempre foi grande aliada da Ortobom. Em seu processo de fabricação, a empresa alia matéria-prima de primeira qualidade, conhecimento médico-científico e maquinário de última geração para desenvolver seus produtos. Um dos resultados das pesquisas e investimento em tecnologia e formulações é a Comfort Cel, exclusividade da Ortobom, uma espuma com alto índice de conforto, que ao primeiro toque é extremamente macia e confortável, ao mesmo tempo em que oferece um alto grau de resiliência, necessária para a perfeita acomodação do corpo. Outro exemplo é a estrutura de molas nanolastic bicônicas, produzida em aço com alto teor de carbono, que possui resistência progressiva ao peso e agrega excelente flexibilidade e durabilidade ao colchão.

8

3. ESTRUTURA/MODELO OPERACIONAL 1

Descrição da empresa:

Razão Social: Fabricadora de Poliuretano Rio Sul LTDA Nome Fantasia: Colchões Ortobom Endereço Matriz: Situada em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, CNPJ: 02.895.152/0001-25. Capital Social: R$ 3.900.000,00 Equipe de administradores e sócios: Alexandre Macedo Dias (Administrador); Julio Dias Sobrinho (Administrador); Mateos Raduan Dias (Administrador); Douze Participações Ltda (Sócio); Jds Holding Administração E Participações Ltda (Sócio); Lumaju Participações Ltda (Sócio); Pater Consultoria E Participações Ltda (Sócio).

A empresa atua em três segmentos diferentes: ●

Industrial: blocos de espuma, placas, laminados e torneados para

atender especificamente ao setor moveleiro e à indústria automobilística; ●

Atacado: venda de colchões para grandes magazines e lojas

independentes de móveis e colchões; ●

Varejo/franqueamento: franquias com lojas especializadas em

colchões e adicionais para o sono. O ponto forte da marca está no sistema de franquias, portanto a Ortobom está implantando atualmente o OSF (Ortobom Sistema de Franquia).

9

2

Figura 1- Franquia Ortobom

3 Figura 2- Ortobom

10



15 fábricas;



200.000 m² de área fabril;



Mais de 220 produtos diferenciados;



Produção superior a 6 milhões de colchões ao ano;



Mais de 36.000 pontos de venda;



Sistema de gestão da qualidade certificado ISO 97:2000, pelo BVQI;



6.000 pessoas envolvidas no processo;



Mais de 40 anos de mercado;



35% do mercado nacional;

Total de lojas franqueadas por região: RJ: 320 | RS: 195 | BA: 141 | MG: 177 | SP: 186 | CE: 92 | PE: 97 | PR: 108 | SC: 77 | GO: 74 | PA: 45 | MT: 38 | AL: 29 | ES: 26 | PB: 15 | DF: 30 |MA: 29 | RN: 22 | SE: 20 | MS: 23 | PI: 16 | AM: 21 | TO: 10 | RO: 10 | AC: 01 | RR: 01 | AP: 02

BOLÍVIA: 02 | URUGUAI: 01 | PARAGUAI: 01 3.1. Fundamentos da Administração A administração é uma área que engloba diversas teorias e conceitos. Em geral, ela tem a finalidade essencial de fazer acontecer os desejos e objetivos das pessoas, solucionando os problemas e atendendo suas necessidades. Uma boa administração, mostra através de atitudes bem estratégicas, que pode influenciar o funcionamento de uma empresa e que nenhum processo pode ser tratado de forma independente. Os princípios administrativos, foram baseados em

três teorias de suma

importância. A primeira, determinada por Henri Fayol (1841-1925), que foi considerado o fundador da Teoria Clássica da Administração. Ele definiu essa teoria como “uma coleção de princípios, regras, métodos e procedimentos testados e verificados por experiência geral”. Para Fayol (1960), os princípios da administração seriam universais e

11

aplicáveis em todas as organizações, podendo ser o Estado, pequena ou grande empresa e, até mesmo, o exército. Estariam presentes em todos os cargos da empresa, respeitando a necessidade de existir influência sobre terceiros. Frederick Winslow Taylor (1856-1915), através de outra teoria de administração, percebeu a necessidade de se pagar mais ao operário que produz mais. Para contornar a situação, Taylor apresenta seu primeiro trabalho da administração científica a pice-rate system (sistema de pagamento por peça). De acordo com Taylor (1997), o caminho para resolver o problema dos salários é descobrir qual a velocidade máxima que o trabalho pode ser feito; para que tal seja possível é necessário estudar os movimentos elementares que uma tarefa exige. Portanto a principal razão para a invenção do estudo de tempos e movimentos, de onde surgiu a administração científica, foi a busca da precisão para definir o valor dos salários. Elton Mayo, por sua vez, percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática, além de aplicar as ciências humanas para que influenciassem nas organizações. Portanto, o nível de produção é determinado pela expectativa do grupo, pelos benefícios cedidos pela organização, como intervalos de descanso e refeições durante esses e sábado livre. Os trabalhadores esperavam ser reconhecidos, compreendidos e aceitos e produziam mais quando estavam entre seu grupo informal (FERNANDES; DA COSTA, 2010).

3.2. Estrutura Contábil e de Custos

O Sistema de Informações Contábeis (SIC) fornece informações, e atua como um suporte para a administração da empresa. Através dessas informações é possível fazer com que a gerência tome decisões que satisfaçam as necessidades e objetivos da empresa. O Franchising é um sistema de comercialização de produtos e/ou serviços. A Ortobom, utiliza o sistema know-how, para produção e distribuição dos produtos produzidos, em local e período determinados, seguindo os padrões pré-estabelecidos pela empresa.

12

4

Figura 3 - Franchising- Visão Sistêmica

O principal produto da marca Ortobom é o colchão, porém a empresa também trabalha com espumas e derivados, acessórios (travesseiros, protetores de colchão, lençol, etc), camas e box. Possui uma vasta extensão de linhas e modelos, a Ortobom atende a todos os segmentos, satisfazendo as necessidades e desejos de diversos estilos de consumidores. A empresa atua diretamente em diversos canais de distribuição, entre eles: lojas de shopping formador de opinião, lojas de shopping popular, lojas de rua, lojas de galeria, lojas de hipermercados, lojas de interior e site. Isso permite que a marca e os produtos estejam sempre disponíveis e acessíveis a consumidores de variados perfis. Como funciona o capital de custo e retorno de uma franquia: - Investimento inicial: R$ 1.000,00/m² (obras e reformas); ●

Capital de giro: R$ 30.000,00;



Taxa de franquia: 33.000,00;

● Taxa de royalties: 5% sobre as compras adquiridas pelo franqueado;

13



Taxa de publicidade: o franqueado é isento do pagamento da taxa

de publicidade (institucional). Quando houver campanhas específicas desenvolvidas pelo franqueador, o franqueado arcará com as despesas proporcionais que lhe couberem; - Área: 80 a 120 m².

3.3. Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico, se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente (ALDAY, 2000). A Ortobom, em 1992, como método de planejamento estratégico a longo prazo, transformou 20 lojas de atacadão de colchões em franquias e convidou o gerente de cada uma para se tornar um franqueado. Foi uma experiência bem sucedida. Com a credibilidade da marca nos letreiros, as vendas aumentaram significativamente logo nos primeiros meses. O sucesso também foi impulsionado pela metodologia de importação, gestão e tecnologia desta nova forma de trabalho, que alavancou os negócios dos lojistas comerciais (que passaram a ser franqueados). Com a atividade já consolidada e ciente do seu poder de penetração no mercado de colchões, a empresa, hoje, pode apresentar uma série de vantagens a fim de captar e selecionar candidatos a franqueados. Entre estas vantagens, pode-se destacar: o reconhecimento da marca, o fato de lidar com um produto de primeira necessidade (colchões), o sucesso do seu sistema de franquia, a qualidade dos produtos, uma margem de ganho superior à média e, por fim, permitir o foco exclusivo na coordenação do negócio, sem preocupação com desenvolvimento de produtos ou estratégias de marketing. Com o passar dos anos e os novos aprendizados e esforços despendido no planejamento estratégico a longo prazo, a fábrica da Ortobom conseguiu se beneficiar

14

da fase próspera que o seu novo ramo de negócios tinha proporcionado, fabricando a própria matéria-prima para confecção de seus produtos, e principalmente deixou de ser uma indústria de transformação para ser uma indústria de ponta, com 14 fábricas, mais de 220 produtos mais de 5.000 pessoas envolvidas na organização, quase 1.000 lojas exclusivas nas regiões de acordo com a figura acima, sendo a marca de colchões mais lembrada pela população brasileira, a mais usada e a maior fabrica de colchões do Brasil. O ponto forte da Ortobom atualmente é seu sistema de franchising. Seguindo a tendência do mercado, que exige mais eficiência, produtividade e padronização, a Ortobom busca desenvolver a formatação da OSF (Ortobom Sistema de Franquia). A iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços, para melhor atender aos consumidores.

3.4. Estrutura Financeira

A lucratividade da franquia da Ortobom, depende de onde está localizada o ponto de vendas. A diferença ente uma loja em um shopping, é superior a uma loja de rua. A faturamento, se dá, devido à rotatividade de pessoas no ambiente estabelecido. O faturamento médio mensal é de R$ 60.000,00 para lojas de rua, de R$ 120.000,00 para lojas de shopping de médio porte e de R$ 200.000,00 para lojas de shopping de grande porte. Margem sugerida: 10% do faturamento das lojas. Mas não há lucro sem um investimento no marketing, na comunicação e logística. Esses são os pilares, para que se dê ênfase ao que há de melhor no mercado, visando sempre o bem estar do cliente, pois o cliente é o real motivo do faturamento do negócio. 3.5. Conduta Ética A partir de dados coletados no site da empresa, identificamos que a Ortobom possui pilares filosóficos, que incluem o comprometimento com a saúde do consumidor, a elaboração dos melhores produtos, mediante a alta tecnologia, compromisso com a sustentabilidade e ações sociais, além do priorização do atendimento ao consumidor,

15

através de estratégias de marketing. Para Chiavenato (2005), a filosofia estabelecida pela empresa, cria uma identidade comum referente aos propósitos da empresa em relação ao futuro, de modo a orientar o comportamento das pessoas quanto ao destino que a organização quer alcançar. Conhecimento médico-científico para desenvolver produtos que contribuam com a saúde e bem-estar das pessoas. Maquinário de última geração tecnológica, para garantir a produção de produtos nos mais altos níveis de qualidade. Sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, por sua vez, também são primordiais na manutenção desses valores e da qualidade dos produtos Ortobom – uma empresa ecologicamente consciente. A Ortobom segue rigorosamente as determinações legais de preservação ambiental e controle de efluentes industriais. Toda a madeira utilizada para a produção das estruturas ortopédicas e das estruturas dos boxes recebe tratamento especial e a empresa exige que seus fornecedores realizem a reposição florestal. Por esse motivo, desde 2000, a Ortobom detém o Selo Verde, que comprova a qualidade da madeira e o comprometimento do fornecedor com o reflorestamento. A Ortobom alcançou o reconhecimento do público. Ao longo de sua história recebeu mais de 90 prêmios como Top of Mind, Pop List, Prêmio Impar, Prêmio Globo de Marketing e Melhor empresa para o consumidor, entre outros - como melhor marca ou melhor loja de colchão. A Ortobom está sempre em parceria com eventos sociais, pois a responsabilidade social também é um compromisso da Ortobom.

5

Figura 4 - Parceiras Ortobom

16

A Ortobom orgulha-se de ser brasileira e de mostrar ao mundo que o Brasil é capaz de produzir produtos de alta qualidade. A Ortobom garante: ninguém oferece conforto, saúde, ...


Similar Free PDFs