Perguntas de Psicologia Clínica PDF

Title Perguntas de Psicologia Clínica
Course Psicologia Clínica
Institution Universidade de Évora
Pages 2
File Size 53.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 2
Total Views 142

Summary

Apontamentos. ...


Description

Perguntas de Psicologia Clínica 1. O que é a Psicologia Clínica? A psicologia clínica refere-se à ciência da conduta humana baseada, sobretudo, na observação e análise aprofundada dos casos individuais, tanto normais como patológicos. 2. Refere 6 categorias das 20 competências básicas que os psicólogos devem possuir. As categorias que englobam 20 competências básicas que os psicólogos devem possuir são a especificação dos objetivos, a avaliação, o desenvolvimento, a intervenção, a avaliação da mesma e, por fim, a comunicação. 3. O que são competências de comunicação? As competências de comunicação dizem respeito à capacidade de dar feedback aos clientes, bem como à capacidade de redigir relatórios de avaliação, projetos e de intervenções realizadas. 4. Refere 2 momentos importantes da Psicologia Clínica. Ao longo da história da Psicologia Clínica ocorreram momentos importantes, nomeadamente no seu início era sobretudo focada em crianças com debilidades físicas e mentais. A psicologia clínica ganhou mais visibilidade após a segunda guerra mundial, na contribuição para a resolução dos problemas das vítimas da guerra. 5. Quais são as especialidades avançadas da Psicologia Clínica de acordo com a OPP Segundo a OPP, as especialidades avançadas da Psicologia Clínica são Neuropsicologia; Psicogerontologia; Psicologia da justiça; Psicologia do Desporto; Psicoterapia; Sexologia.

6. O que é a Psicologia Clínica da Saúde? A psicologia clínica da saúde é a aplicação dos conhecimentos e métodos de todos os campos práticos da Psicologia na promoção e manutenção da saúde física e mental do indivíduo e na prevenção, avaliação e tratamento de todas as perturbações mentais e físicas.

7. Refere 2 aspetos que melhoram os resultados da terapia. Os aspetos que melhoram os resultados da terapia passam pela adaptação da terapia às características de cada paciente e cada contexto singular, bem como uma relação de empatia, colaboração e apoio entre paciente e terapeuta 8. Qual a importância da adaptação da Psicoterapia a cada paciente? A adaptação da psicoterapia a cada paciente é fundamental, uma vez que, é do conhecimento de todos os terapeutas que nenhuma terapia funciona com todos os

pacientes e que apenas adequar apenas a terapia a uma perturbação especifica não é sempre eficaz e é incompleto. Assim sendo, é necessário a adaptação às características de cada paciente e contexto. 9. O que é a reactância? O nível de reactância refere-se ao facto de ser facilmente provocado e responder por oposição às exigências externas. Com isto, existe um continuo entre a complacência e o desafio. Os pacientes com alta reactÂncia beneficiam de métodos de auto regulação e de diretividade mínima por parte do terapeuta, enquanto que pacientes com baixa reactância beneficiam de orientações explícitas e diretivas do terapeuta. 10. O que são estilos de Coping? As estratégias de coping são mecanismos cognitivos e comportamentais, utilizados pelas pessoas para fazer face a situações, internas e/ou externas, que são percebidas como excedendo a capacidade de utilização dos recursos pessoais disponíveis e aprendidos ao longo da vida.

11. “A maioria das crianças não recupera o seu funcionamento psicológico após um acontecimento traumático”. Comente. muitas são as crianças que ao longo da sua vida são expostas a acontecimentos traumáticos, tais como violência, abuso físico/sexual, perda de pessoas significativas, desastres naturais/humanos, etc. No entanto, a sua maioria volta ao seu nível de funcionamento anterior à experiência traumática com o apoio da familia e o passar do tempo. Apenas uma minoria substancial pode vir a desenvolver stress continuado e necessitar de atenção clinica. 12. Refere 3 aspetos fundamentais para o bem-estar psicológico 13. Como explica a uma criança de 8 anos o que é um psicólogo clínico? 14. O que é uma crise? Uma crise é vista como uma rutura aguda do equilibrio psicológico no qual os mecanismos de coping habituais da pessoa falham e existem sinais evidentes de perturbação e incapacidade de funcionamento. É uma resposta a uma experiência causadora de stress que compromete a estabilidade da pessoa. 15. Refere 2 estratégias de Coping. Procura de suporte social por razões emocionais ; afastamento comportamental Respostas abertas 1. O que é o bem-estar? 2. Qual a importância e os elementos fundamentais da entrevista clínica?...


Similar Free PDFs