Plano de Manutenção PDF

Title Plano de Manutenção
Author Lucas Pires Dias
Course Manutenção
Institution Universidade Federal de São João Del Rei
Pages 5
File Size 437 KB
File Type PDF
Total Downloads 99
Total Views 159

Summary

Plano de manutenção de um moinho na empresa AMG Brasil...


Description

MANUTENÇÃO MECÂNICA | ME109 Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica PLANOS DE MANUTENÇÃO Lucas Pires (1) ([email protected]) (1)

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - DEMEC - Praça Frei Orlando, 170 - 36307-232 - São João del-Rei - MG

1. INTRODUÇÃO O plano de manutenção da empresa que cedeu os documentos é baseado no mapa de 52 semanas que engloba todo o programa de preventivas e preditivas realizadas no decorrer do ano. O mapa de 52 semanas tem como objetivo a elaboração do planejamento com um cronograma de atividades preventivas, preditivas e inspeções de todos os ativos presentes na empresa de forma estratégica e prezar pelo cumprimento dessas manutenções visando o bom estado e conservação dos ativos. O departamento de PCM junto ao departamento de manutenção prezam pelo bom andamento e cumprimento do mapa de 52 semanas, porém nem sempre é possível devido ao processo de geração de corretivas diariamente. 2. METEDOLOGIA E PLANEJAMENTO 1.1

Geração e Processamento de corretivas

A ferramenta computacional utilizada para geração e processamento de ordem de solicitações de corretivas é o Protheus. O acesso do ambiente de solicitação de corretiva é aberto para todos os departamentos da empresa, assim é gerado uma ordem de serviço encaminhada para o ambiente restrito do Protheus ao departamento de manutenção. É função exclusiva do departamento de manutenção classificar e dar prioridades as atividades diariamente. Neste momento pode existir a redefinição do plano de preventiva e preditiva do dia segundo o plano de 52 semanas. Alguns critérios utilizados pela empresa para classificar uma corretiva prioritária e colocar em pendência o plano de 52 semanas são: segurança e risco de parada de produção. 1.2

Geração e Processamento de Preditivas e Preventivas

Para a elaboração correta das ordens de serviço referentes a preditivas e preventivas, o núcleo de PCM deve desenvolver as seguintes atividades:

Prof. D.Sc D.Sc.. Jorg Jorgee N Nei ei Brit Brito o Lucas Pires - INTEGRAL

MANUTENÇÃO MECÂNICA | ME109 Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica

1.2.1 Elaboração da Matriz de Criticidade Nesta etapa o núcleo de PCM deve se reunir junto a Engenharia de Manutenção afim de elaborar a matriz de criticidade dos ativos. A classificação dos ativos deve ser realizada de forma estratégica com itens relacionados aos princípios e valores da empresa. Esta matriz de criticidade deve ser reformulada periodicamente sempre que necessário. Leva –se em consideração aspectos relacionados a adição e exclusão de ativos ou necessidades estruturais da empresa. 1.2.2 Classificação dos ativos Nesta etapa é de extrema importância o uso da matriz de criticidade. O termo criticidade é definido como o impacto que é causado no sistema caso o equipamento passe por um mau funcionamento ou falha. O termo prioridade está relacionado com o tratamento que se é dado ao serviço no momento da manutenção. A classificação define os equipamentos em três níveis sendo estes: os ativos A, B e C. É necessário o entendimento claro de criticidade e prioridade dentro do ambiente de programação e planejamento de ativos, pois nem sempre ativos de criticidade A serão os mais prioritários. As ações definidas através da criticidade estão relacionadas a confiabilidade e são tratadas no planejamento, já as ações definidas através dos critérios de prioridade estão relacionadas a aspectos de disponibilidade e devem ser tratadas na programação.

2. MAPA DE 52 SEMANAS Depois da construção da matriz e classificação dos ativos é possível construir o mapa de 52 semanas. O mapa de 52 semanas em estudo foi disponibilizado pela empresa AMG- LSM Brasil e refere-se ao plano de preventivas e preditivas do ano de 2017 dos meses de julho a dezembro. A versão estudada é a oitava. Deve-se ressaltar que nos mapas de 52 semanas possuem geralmente atividades de manutenção preventiva, preditiva, inspeções e corretivas programadas.

Prof. D.Sc. Jorge Nei Brito Nome dos Alunos - INTEGRAL | 2

MANUTENÇÃO MECÂNICA | ME109 Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica A seguir segue algumas imagens do M52S e algumas definições. Na figura 1:  Item 1 – HH Disponível – Refere-se a Hora Homem disponível, quantos funcionários da área de elétrica e de mecânica estão disponíveis levando em consideração as horas de trabalho de cada funcionário. Este item é importante, pois deve ser analisado o quadro de funcionários mensal, excluindo os funcionários afastados e em período de férias. 

Item 2 - Descrição do equipamento – Refere-se qual equipamento estará sendo sujeito a manutenção. Neste item também está descrito a TAG do equipamento, que é o código de identificação.



Item 3 - Os quatro itens no enunciado descrevem:  Frequência – quantidade de manutenções no período especificado  Unidade – período especificado (Ex.: M –Mês, S- Semana, A – Anual)  Recurso – Mão de obra necessária para execução (Ex: 1 – Mecânico)  Duração – Horas necessárias para execução ( Ex: 8 horas)

FIGURA 1. M52S, itens 1, 2 e 3.

Prof. D.Sc. Jorge Nei Brito Nome dos Alunos - INTEGRAL | 3

MANUTENÇÃO MECÂNICA | ME109 Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica

Na figura 2 está em evidência o controle de serviços não executados para controle e reprogramação da manutenção.

FIGURA 2. Controle de serviços não executados. 

No fim da planilha do M52S estão as alterações realizadas no plano e a justificativa destas, pode–se observar na figura 3.

FIGURA 3. Alterações realizadas no plano.

Prof. D.Sc. Jorge Nei Brito Nome dos Alunos - INTEGRAL | 4

MANUTENÇÃO MECÂNICA | ME109 Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica

5. REFERÊNCIAS AMG – LSM BRASIL – Planos de manutenção e Mapa de 52 semanas. São João del Rei, 2018.

Prof. D.Sc. Jorge Nei Brito Nome dos Alunos - INTEGRAL | 5...


Similar Free PDFs