Radiologia resumão - Excelente material para estudo PDF

Title Radiologia resumão - Excelente material para estudo
Course Imaginologia
Institution Universidade de Itaúna
Pages 10
File Size 784.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 92
Total Views 121

Summary

Excelente material para estudo...


Description

Resumo de tórax

Os achados radiograficos das patologias dos achados aéreos estão relacionadas.Os padrões de opacidade alvelolar manifestam se quando o ar normalmente presente nos espaços aéreos terminais do pulmão são substituidos por um material de densidade semelhante de tecidos moles,como o sangue,transudato,exsudato ou células neoplásicas.Umbuição segmentar da patologia pode ser vista em processos como a pneumonia pneumocócica,que se inicia nos espaços aéreos terminais.Inte a opacidade apresenta indistintas,porque o processo que enche os espaços aéreos estende se de forma irregular e envolve espaços aéreos adjacentes,criando uma interface irregular com o feixe de raio x. Uma caracteristica dos processos que enchem os espaços aéreos é a tendencia das sombras dos espaços aéreos a coalecer á medida que se estendem pelo pulmão.Quando os alvéolos se tornam opacos devido á presença intra alveolar de material celular ou líquido,os brÔnquios normalmente aerados tornam se visíveis como transparencias tubulares designadas como aerobroncogramas.O melhor meio de avaliar as coalescencia das opacidades vista comumente no edema pulmonar e na pneumonia são as TC seriadas.

Pneumotórax: O achado radiográfico clássico do pneumotórax nas radiografias de tórax na posição ereta é a visualização da pleura visceral como uma linha curvilinea que segue paralelamente á parede torácica ,separando o pulmão parcialmente colabado,centralmente,do ar pleural,perifericamente.O pneumotórax ocorre quando há uma lesão da pleura e o ar que deveria estar apenas no pulmão, começa a vazar para a cavidade torácica. Como o pulmão fica insuflado devido a pressão negativa do tórax, qualquer vazamento de ar para essa região, eleva a pressão e favorece o colabamento do mesmo. E um pulmão colabado é um pulmão que não funciona. Diferenças de densidades: pneumotórax:preto pulmão: cinza

Atelectasia:O termo atelectasia significa

literalmente”expansão incompleta”.É usado para descrever toda e qualquer condição em que há perda do volume pulmonar e se associa habitualmente,porém não invariavelmente,ao aumento da densidade radiográfica. A forma mais comum de atelectasia é a obstrutiva ou reabsortiva e é secundária á obstrução endobronquica completa de um bronquilo lobar,com reabsorção de gás distalmente. A atelectasia passiva ou por relaxamento decorre do efeito de massa tumoral de uma coleção de ar ou líquido no espaço pleural ou no pulmão subjacente.

Os processos que acarretam fibrose do parenquima reduzem o volume alveolar e provocam atelectasia cicatricial. A atelectasia por aderencia ocorre em associação á deficiencia de surfactante.A atelectasia lobar ocorre deslocamento de uma fissura interlobar. Obstrutiva: carcinoma broncogenico(endobronquio) Passivo: derrame pleural,pneumotórax. Compressivo:bolhas. Cicatricial:pós tuberculose primária,fibrose por radiação. Por aderencia:sindrome da angustia respiratoria do recém nascido. Deslocamento da fissura interlobar:densidade aumentada do pulmão atelectário.

Derrame Pleural:A aparencia radiográfica de um derrame pleural depende do volume de líquido presente ,da posição do paciente durante o exame radiográfico e da existencia ou não de aderencias entre a pleura visceral e parietal.Volumes pequenos de líquidos pleurais acumulam inicialmente entre o lobo inferior e o diafragma,numa localização subpulmonar.Com o acúmulo de mais líquido,este se espalha para os sulcos costofrenicos posterior e lateral.Um volume moderado de líquido pleural no paciente em posição ortostatica tem uma aparencia caracterítica nas radiografias frontais,com opacidade homogenea na zona inferior,com interface concava em direção ao pulmão.Essa margem concava,designada como um menisco pleural,aparece mais alta lateral que medialmente nas radiografias frontais.Em pacientes c suspeita de derrame pleural,uma radiografia em decúbito lateral,com o lado afetado voltado para baixo,é a tecnica mais sensível para a detecção de um pequeno volume de líquido. Causas:1) Transudato = O líquido pleural transudativo é claro e transparente, sem células, com baixa concentração de proteínas, indicando um acúmulo de um líquido semelhante ao líquido pleural normal. O derrame pleural que se manifesta com líquido tipo transudato é normalmente causado por: - Insuficiência cardíaca,cirrose,sindrome nefrótica,insuficiencia renal avançada,hipotireoidismo descompensado,diálise peritonial. Em geral, qualquer doença que evolua com ascite pode também cursar com derrame pleural, pois há comunicação entre a cavidade abdominal e o tórax. 2) Exsudato = O líquido pleural exsudativo é rico em proteínas e células inflamatórias, tem aparência mais viscosa e opaca, por vezes, com sinais de sangue misturado, podendo no casos de infecções se apresentar tipicamente como uma coleção de pus. O derrame pleural que se

manifesta com um líquido tipo exsudato, normalmente ocorre por inflamação da pleura, podendo ser causado por vários grupos diferentes de doenças, incluindo infecções, doenças sistêmicas e cânceres. As doenças mais comuns que causam derrame pleural exsudativo são:

- Pneumonia- Tuberculose - Cânceres com metástases para a pleural- Mesotelioma- Linfoma Embolia pulmonar - Lúpus - Artrite reumatóide - Outras doenças auto-imunes - PancreatiteComplicações intra-abdominais, como peritonites ou abscesso. - Síndrome de hiperestimulação ovariana - Radioterapia Radiografia de tórax com derrame pleural. A seta A mostra a camada de fluido na cavidade pleural direita. A seta B mostra o comprimento normal do pulmão na cavida

Mesotelioma:o mesotelioma

maligno é uma neoplasia pleural maligna rara associada á exposição ao asbesto.Seu aspecto radiográfico mais frequente é de um espessamento pleural difuso e espesso e lobulado.Um derrame pleural está frequentemente presente,podendo obscurecer o tumor pleural quando volumoso.O mesotélio é um tipo de tecido que compõe as finas membranas que envolvem algum dos nossos órgãos como o pericárdio com o coração, a pleura no caso dos pulmões e o peritônio que envolve nosso órgãos intra-abdominais.

Edema pulmonar:O acúmulo progressivo de líquido acaba por produzir o alargamento dos espaços alveolares ocasionando edema dos espaços aéreos pulmonares.Os achados radiográfifos no edema pulmonar podem ser divididos em componentes intersticial e dos espaços aéreos .A aparencia radiográfica do edema intersticial é atribuida ao espessamento dos diversos componentes dos espaços intersticial pelo líquido.figura:edema peculiar em “asa de morcego”.

Tuberculose:A incidencia de tuberculose aumentou sobretudo desde o ínicio da epidemia da aids.Muitos casos são produzidos por reativação de uma doença previamente adquirida.Os achados nas radiografia de tórax dependem do estágio da infecção por hiv e do grau de disfunção imune.Nos estágios iniciais da aids,o mais comum é um padrão pós primário de doença fibrocavitária do lobo superior,indistinguivel daquele visto em pacientes imunocompetentes.Mais adiante,na evolução da aids,são vistas as caracteristicas radiograficas mais frequentemente associadas á doença primária,que incluem condensação lobar,linfadenopatiamediastinal e hilar e derrame pleural.Nodos com captação anelar de contraste e necrose central são um achado típico na TC e devem sugerir fortemente a TB em pacientes com AIDS.O mycobacterium tuberculosis é um bacilo aero´bico alcool ácido resistente .Duas formas principais de doença pulmonar tuberculosa são reconhecidas clínica e radiograficamente:tuberculose primária e doença “reativação” ou pós primária.A tuberculose primária era classicamente uma doença da infancia,porém a incidencia da doença primária tem aumentado em virtude da epidemia de HIV.Em sua maioria,os pacientes com tb primária mostram se assintómaticos e não apresentam sequelas na radiografia da infecção.Em alguns pacientes observa complexo de ranke consistindo em um foco calcificado no parenquima e a calcificação de linfonodos.Quando o paciente se mostra sintomatico,há pneumonia focal inespecifica,que é vista como pequenas áreas mal definidas de opacificação segmentar ou lobar.

Enfisema:é um diagnóstico patológico definido por um aumento anormal e permanete dos espaços aéreos distalmente aos bronquiolos em terminais acompanhados de destruição das paredes alveolares e sem fibrose evidente.O tabagismo constitui o fator etiológico mais comum para o desenvolvimento de enfisema.As radiografias de tórax frontais e laterais constituem os primeiros exames radiográficos obtidos em pacientes com suspeita de enfisema.A hiperinsuflaçãoé o achado mais importante em radiografia simples e reflete a perda da retração elástica dos pulmões.

Nódulos pulmonares:o termo nódulo pulmonar designa uma opacidade arredondada e discreta no pulmão com menos de 3 cm.Uma opacidade arredondada com mais de 3 cm é denominada massa pulmonar.Um nódulo pulmonar solitário acarreta um dilema diagnostico comum.

Doença metastática torácica:a disseminação de neoplasias extrapulmonares para o pulmão pode ocorrer por invasão direta do parenquima pulmonar ou em consequencia da disseminação hematogenica,sendo este último mecanismo bem mais comum.As metastases pulmonares nodulares geralmente são lesões lisas ou lobulares que são encontradas em maior número nas partes perifericas dos lobos inferiores,devido ao maior fluxo pulmonar para essas regiões.As tc helicoidal é a modalidade de escolha para a avaliação das metástases pulmonares.

Pneumonia:é uma entidade anatomopatológica caracterizada pelo acúmulo de tecido de granulação na luz das vias aéreas terminais, que progride de um exsudato fibrinoso para uma matriz colagênica frouxa contendo fibroblastos. Esse acúmulo acomete principalmente os alvéolos, mas pode associar-se a comprometimentoconcomitante do bronquíolo respiratório,configurando uma

bronquiolite obliterante. A pneumonia em organização, com ou sem bronquiolite obliterante (BO), não é um achado específico, mas reflete um padrão de injúria pulmonar que pode ser secundário a diversas causas,como infecções, colagenoses, radioterapia e uso de fármacos. A BO pode também ser uma entidade clínica específica, de etiologia indeterminada, quando então é chamada de idiopática ou criptogênica.

Silicose:As pneumoconioses são doenças causadas pela inalação de poeiras inorgânicas. A exposição à poeira de sílica leva a forma mais comum de pneumoconiose: a silicose. A história de exposição associada a uma radiografia de tórax e testes de função respiratória alterados fazem o diagnóstico na maioria dos casos. A silicose está relacionada ao trabalho com jateamento de areia, mineração, corte de pedras e cavadores de poços. A silicose simples caracteriza-se por nódulos e sombras lineares inicialmente nas zonas média e superior dos pulmões. Na silicose complicada ocorre formação de conglomerados de fibrose que vão coalescendo e migrando em direção ao hilo, formando áreas de enfisema na periferia. Existe uma forma mais grave, a silicose aguda, na qual a radiografia de tórax mostra um padrão idêntico à proteinose alveolar. Há um risco aumentado de tuberculose pulmonar — a silicotuberculose. Torna-se evidente, portanto, a importância da radiografia de tórax associada à história ocupacional no diagnóstico da silicose.

Tromboembolia: Um êmbolo é uma massa intravascular solta,sólida,líquida ou gasosa que é carregada pelo sangue a um local distante de seu ponto de origem.Inevitavelmente, os êmbolos alojam-se nos vasos muito pequenospara permitir a passagem em seguida,resultando numa oclusão vascular parcial ou completa. A consequência potencial de tais eventos tromboembólicos é a necrose isquêmica do tecido distal,conhecida como infarto. O embolismo pulmonar tem uma incidência de 20 a 25 por 100.000 pacientes hospitalizados.,O tromboembolismo pulmonar é uma doença freqüente, porém pouco diagnosticada,fato justificado, em primeiro lugar, por ser doença que apresenta sinais e sintomas pouco específicos, causando demora na suspeita clínica, além disso, apesar de haver vários exames complementares, que podem auxiliar no seu diagnóstico, muitos não estão disponíveis na maioria dos serviços médicos. A demora, no diagnóstico, tem repercussões muito sérias, culminando no aumento da mortalidade de pessoas com tromboembolismo pulmonar. Dessa forma, éfundamental empenhar todo esforço no diagnóstico e no tratamento precoce dessa doença. Os trombos estão localizados, principalmente,no sistema venoso profundo(81%), sendo que as veias proximais dos membros inferiores (ilíacas e femorais) estão relacionadas com maior risco de tromboembolismo pulmonar.

Aneurisma de aorta torácica:Fístula aorto-brônquica é uma conexão entre a aorta e o brônquio, que pode causar hemoptise severa e fatal. A mortalidade é alta por causa da hemoptise maciça e pela dificuldade do diagnóstico, pois apenas em raríssimos casos a fístula pode ser visualizada em exames de imagem1,2. Ela pode se desenvolver a partir de um aneurisma da aorta torácica descendente, após trauma, ou pode surgir como sequela cirúrgica no reparo de defeitos cardíacos congênitos3. Mesmo quando imediatamente reconhecida e tratada, a fístula aorto-brônquica possui alto risco de letalidade. Algumas alternativas de tratamento vêm sendo relatadas recentemente, incluindo ponte extra-anatômica e homoenxerto criopreservado, porém pouco sabe-se sobre o tema devido a sua baixa frequência4. Os autores apresentam um relato de caso de tratamento endovascular, realizado com êxito, de pseudoaneurisma de aorta torácica com fístula aorto-brônquica em pós-operatório tardio de cirurgia para correção de coarctação aórtica.

O motivo mais comum para ocorrência de aneurisma da aorta torácica é o endurecimento das artérias (aterosclerose). Essa doença é mais comum em pessoas com colesteral alto, pressão sanguínea alta de longa duração ou que fumam. Outros fatores de risco para aneurisma torácico são: • • • •

Distúrbios do tecido conjuntivo, como a síndrome de Marfan Inflamação da aorta Sífilis Traumas, como quedas e acidentes de trânsito

O exame físico é geralmente comum, a não ser que tenha ocorrido uma ruptura ou um vazamento. O rompimento da aorta (um rasgo na aorta, que é a principal artéria que vem do coração) pode ser visto em um raio X do tórax. No caso representado pela figura ao lado, foi causada por uma perfuração traumática da aorta torácica.

Foto: ADAM Rompimento da aorta, radiografia do tórax É assim que o raio X mostra quando o peito está cheio de sangue (hemotórax direito), visto aqui como uma nebulosidade do lado direito da imagem.

A maioria dos aneurismas da aorta é descoberta por meio de testes realizados por ourtos motivos, geralmente uma radiografia do tórax, um ecocardiograma ou uma tomografia computadorizada do tórax. Uma tomografia computadorizada do tórax mostra o tamanho da aorta e a localização exata do aneurisma. Um aortograma (um conjunto especial de imagens de raio X feitas quando um contraste é injetado na aorta) consegue identificar o aneurisma e quaisquer ramificações da aorta envolvidas...


Similar Free PDFs