Resenha: O QUE É LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO - MAGDA SOARES PDF

Title Resenha: O QUE É LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO - MAGDA SOARES
Author Brenda Kelly
Course Metodologia Da Alfabetização E Letramento Na Educação Infantil E Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Institution Universidade Federal de Minas Gerais
Pages 3
File Size 128.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 66
Total Views 128

Summary

Resenha do livro de magda soares....


Description

U F M G – Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Disciplina: Alfabetização e Letramento I – MTE224 – TY 2º semestre 2017 Professora: Daniela Freitas Brito Montuani Aluna: Brenda Kelly Lopes do Nascimento Matrícula: 2017113845

RESENHA: O QUE É LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO Magda Soares

Este

trabalho

tem

por

finalidade

apresentar a Resenha do capítulo “O que é letramento

e

alfabetização”

do

livro

“LETRAMENTO: Um tema em três gêneros” de Magda Soares, apresentado aos alunos pela

professora

Daniela

Freitas

Brito

Montuani, da disciplina Alfabetização e Letramento I, do II Semestre/2017, turno Manhã do curso de Pedagogia – UFMG.

Belo Horizonte, 27 de agosto de 2017.

A autora Magda Becker Soares, é professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação. Atualmente, a especialista atua como consultora da rede municipal de educação da cidade mineira de Lagoa Santa, onde desenvolve um intenso trabalho ligado à formação de professores da Rede Pública. O objetivo principal do texto é abordar os conceitos de “alfabetização e letramento”, assim como a utilização de cada um dos termos dentro da teoria criada pela autora. Inicia apresentando o significado e o conceito das palavras: analfabetismo, analfabeto, alfabetizar e alfabetização. Dessa forma, adentrando ao campo da semântica, seu objetivo é direcionar a reflexão do leitor para o sentido da palavra/conceito de “Letramento”. Discorre sobre a origem da palavra “letramento” mostrando que é tão recente que pode ser datada. Apareceu pela primeira vez no livro: No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística de Mary Kato, de 1986. Magda Soares leva o leitor a outra reflexão: Por que criamos novas palavras? A conclusão é que nomeamos as coisas para que elas passem a existir. Portanto, a palavra “letramento” é originada de “literacy” que em inglês, significa “a condição de ser letrado”. Uma pessoa que sabe ler e escrever, que é alfabetizada, não significa que ela seja letrada, existe uma diferença entre essas. A pessoa alfabetizada não se envolve nas práticas sociais de leitura e de escrita, apenas a pessoa letrada. O letrado passa a ter uma condição social e cultural diferente, ou seja, passa a pensar diferente. Soares defende a tese de que “[...]aprender a ler e escrever e, além disso, fazer uso da leitura e da escrita transformam o indivíduo, levam o indivíduo a um outro estado ou condição sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, linguístico, entre outros.” (p.38) e finalmente apresenta o significado para a palavra “letramento” que é “ o resultado da ação de ‘letrar-se’, se dermos ao verbo ‘letrarse’ o sentido de ‘tornar-se letrado’.” Letramento, segundo a autora é um estado, uma condição, e sempre lembra o porquê do surgimento da palavra “letramento”. Expoê os significados das palavras “ler” e “escrever”, para diferenciar o alfabetizado do letrado. Dessa maneira, é mostrado que existem diferentes níveis de letramento, o que depende do contexto social em que o indivíduo está inserido.

2

As pessoas conhecem apenas dois conceitos de alfabetização: o genérico e o específico. O que nos mostra uma imprecisão do conceito de alfabetização e que o “letramento” é pouco notado em nossa sociedade. Comenta os dados do Censo Escolar e de como seria a mudança de critério para a avaliação dos índices de analfabetismo no Brasil, considerando o contexto social de cada indivíduo, assim como nos países do Primeiro Mundo. Nesses países, não se é contado o número de pessoas que são analfabetas, mas, o número de pessoas que não são letradas. Atualmente, no Brasil, existem algumas pesquisas que procuram avaliar o nível de letramento de jovens e adultos. Apresenta duas condições para o letramento, a primeira é que haja escolarização real e efetiva da população e segundo, que haja disponibilidade de material de leitura. Dessa maneira, a leitura e a escrita tornam-se mais que necessidade: uma forma de lazer. Observa-se que as palavras que nos parecem comuns, têm um significado bem mais amplo. É uma realidade a falta de pessoas letradas no país, e esses significados e mudanças são necessárias para uma renovação do contexto social e crítico da população. Sendo assim, a leitura desse texto é de extrema importância para a formação pedagógica de todos os profissionais que desejam ingressar na área da Educação, constituindo-se num tema central para o ensino e o aprendizado.

REFERÊNCIA SOARES, Magda. O que é letramento e alfabetização. In: Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

3...


Similar Free PDFs