Alfabetização E Letramento- Caminho E Descaminhos PDF

Title Alfabetização E Letramento- Caminho E Descaminhos
Course Pesquisa Educacional
Institution Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Pages 2
File Size 83.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 20
Total Views 115

Summary

Resumo do Artigo de Magda Becker Soares...


Description

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CAMINHO E DESCAMINHOS* Soares Magna, Alfabetização e Letramento, revista Pátio,2004,5p.

O artigo Trata-se de uma discussão entre os caminhos e descaminhos no qual busca esclarecer e relacionar os conceitos de alfabetização e letramento pretendendo encontrar explicações para o que vemos na área da alfabetização nas últimas décadas. O texto é dividido em três partes. Na primeira parte, Magda discute concepções de alfabetização e letramento por meio da apresentação do conceito de alfabetização sob diferentes perspectivas teóricas, apontando a necessidade de que esse conceito, em virtude da sua complexidade, precisa ser abordado e compreendido numa perspectiva multidisciplinar. A Segunda parte enfatiza a as mudanças contextuais e metodológicas ocorridas ao longo da história focando no processo de conceitualização da língua escrita pela criança e a ênfase na importância de sua interação com praticas de leitura e de escrita. Já na terceira parte o artigo discute os caminhos e descaminhos que percorremos na educação abordando metodologias que podem ajudar na desenvoltura das crianças dependendo das suas possibilidades e motivações. Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia e da escrita, uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever, ou seja, é uma criança letrada. O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento, pois letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos e usos de escrita da sociedade dentro de sala de aula. Para os métodos de alfabetização tradicionais, a aprendizagem da língua escrita é um processo de acumulação de informações transmitidas pelo professor e assimiladas de forma passiva pelo aprendiz. Como expõe Magda Soares, a adoção da perspectiva psicogenética, conhecida no Brasil como Construtivismo, trouxe consequências para o ensino da língua escrita: se, por um lado, revelou a importância de expor a criança a diferentes materiais e práticas reais de leitura e escrita, por outro levou a uma desvalorização do ensino sistemático das relações entre fala e escrita. Decorrente aos caminhos e descaminhos, são traçados por um mestre que conhecemos como professor, o mestre que indica o primeiro passo, o caminho a seguir, mas cada um que escolhe o seu próprio caminho. Cada passo dado é uma confirmação de sua própria escolha e a cada ideia formulada estará moldando seu próprio caráter. Nas diversas reuniões que participo na escola, as opiniões são um consenso entre os professores e diretores que os alunos que os alunos estão chegando ao 6° ano sem saber ler e escrever, chegando a essa determinada serie com tamanha defasagem. A realidade educacional brasileira é que várias escolas encontram-se na mesma situação.

Diante da realidade exposta, as maiores dificuldades têm sido no ensino da leitura e escrita no ciclo de alfabetização, pois é um processo complexo que percebemos as relações e os conceitos estabelecidos dentro da sala de aula. O estudo desse artigo é muito importante, pois ao abordar questões relacionadas ao processo de alfabetização e letramento, entende-se que são processos indissociáveis que devem caminhar juntos, sendo que alfabetizado é aquele aluno que conhece o código escrito, sabe ler e escrever.

Magda Becker Soares é professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – Ceale – da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação. É autora de diversos livros, e especialmente conhecida por seus livros didáticos de Língua portuguesa usados dos anos 1 970 a 1 990. Suas principais obras são Linguagem e Escola: Uma Perspectiva Social, São Paulo: Ática, 86 pp. (1989), Alfabetização no Brasil: O Estado do Conhecimento, Brasília: Inep/Reduc, 15(1990), Português através de textos, São Paulo: Moderna, 4 vols....


Similar Free PDFs