Resumo - Aprendizagem Motora PSICO 2 PDF

Title Resumo - Aprendizagem Motora PSICO 2
Course Fisioterapia
Institution Universidade Veiga de Almeida
Pages 5
File Size 191.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 35
Total Views 150

Summary

Resumo - Aprendizagem Motora PSICO 2...


Description

Resumo - APRENDIZAGEM MOTORA 

Facilitar o processo de representante do paciente

Engrama motor ( modelo interno) = memória da tarefa. Aprendizagem = mudança interna, relativamente permanente, fruto da experiência da prática, ocorre para que as ações sejam eficazes. Performance - produção da observação da aprendizagem. O nível performance é dependente de fatores como encorajamento e motivação, por isso é flutuante.

Estágios da aprendizagem

1°- estágio cognitivo - é o primeiro contato com a tarefa, onde ocorre mais erros, temos uma qualidade ruim do movimento, tendo movimentos inconscientes e imprecisos. 2°- estágio associativo (intermediário) - tu vais refinando habilidade através do aumento da prática, já consegue reconhecer o erro e qual a razão dele (características espaço-temporais da tarefa). 3° estágio autônomo (automático) - melhor qualidade menor número de erros, já não pensa tanto na tarefa, já é capaz de fazer uma dupla tarefa, não precisa prestar mais tanta atenção.



Estágio inicial - muita tentativa e erro, usa muito a cognição, adquire ideia do movimento e padrão de cognição.



Estágio final - movimento automático, mas característica motora, faz tarefa aberta e fechada, se adapta a qualquer situação de acordo com a necessidade.

*PRATICAR AS DIVERSAS FORMAS PARA ADQUIRIR PERFEIÇÃO* Tarefa aberta - ambiente mutável Tarefa fechada - ambiente imutável. Quando sabemos que ele realmente aprendeu? Quando melhora a qualidade, e quantitativamente o movimento está melhor diminuir o tempo e erros.  *Teoria do circuito fechado proposta por Adams -Importância do feedback sensorial -Comparação do planejado, modelo existente e executado  *Teoria de esquema proposta por Schmidt -Reconhecimento (avaliação) e Lembrança (parâmetros) -Programa motor generalizado (classe de movimento) -De onde vem as variações dos movimentos? -Respostas motoras seriam ajustadas para cada tarefa -Transferências de aprendizagem

2

Transferência de aprendizagem + Experiência = usar em outros ambientes 

Transferência próxima - mesma tarefa em contexto/ ambiente diferente.



Transferência para longe - tarefas distintas com características semelhantes.

Fatores antes da prática da tarefa - instrução verbal e demonstração, estabelecer metas. Utilizar canais sensoriais para facilitar, como visuais e auditivos ou táteis, até proprioceptivos. Visual - mostrar tarefa paciente primeiro (sistema neurônio espelho) Auditiva - falar a tarefa, essas instruções verbais são mais necessárias em partes chaves da tarefa. Estabelecer metas - estabelecer um objetivo a longo prazo que seja possível, mas antes Estabeleça objetivos menores para mantê-lo motivado. *Pensar no que o paciente gosta* Fatores durante a prática Prática física – superior é mental, muito melhor se associado a prática mental pois irá produzir um movimento mais limpo. Prática mental (imagética motora) – é melhor fazer a prática mental do que não fazer nada. 

Primeira pessoa – cinestésica Se imaginar fazendo movimento porém senti movimento acontecendo, bom ela acaba acontecendo em qualquer ação.



Terceira pessoa – visual Se imagina fazendo movimento parente visualiza fazendo ação. Saber se o indivíduo tem capacidade de se imaginar. Saída para quando a física não é possível. Estrutura da prática Pode ser constante ou variada, sendo que é variado é dividida em em blocos, seriada e aleatória.



Constante: primeiro momento ela ensina refina a tarefa e números sempre a mesma coisa e ganhar habilidade. Desvantagens: é cansativo ,repetitivo e desmotivador. Vantagens: ótimo para iniciar o apresentar uma tarefa pela primeira vez.



Variada: mais aprendizagem experiências diversificadas dividido em três é a melhor. Desvantagens: é mais difícil e complexa é para fazer. Vantagem: propociona diversas experiências pro paciente.  Em blocos- são tarefas diferentes Em Cada sessão sendo ela inteira em evolução você vai modificar apenas de uma sessão para outra.

3

 Variadas seriada- em uma mesma seção você faz três tarefas diferentes em uma mesma sequência, e vai repetir isso Em Cada sessão até terminar todas as sessões.  Variável aleatória- Essa professora é mais experiência então é melhor, nela tem três variações de tarefas sem repetir a sequência. Distribuição da prática Prática maciça- mais tempo de prática do que de pausa. Prática distribuída- mais tempo de pausa do que de prática, o tempo é distribuído então ela acaba sendo melhor porque tem mais descanso e evita a fadiga física e mental. Variáveis após a prática Feedback: é uma informação sensorial referente ao estado mental do movimento de um indivíduo. Dividida em dois tipos; 

Feedback intrínseco : ele é dado pelo próprio paciente. Os sensores do corpo dele detecta uma falha e corrigem, sendo assim confere maior aprendizagem. O paciente pode ser estimulado pelo feedback intrínseco o fisioterapeuta pode manipular para estimular os sensores de outra forma.



Feedback extrínseco - ele é dado pelo terapeuta: pode ser de forma verbal, tátil, proprioceptiva, ou visual. *Você pode demonstrar ,falar ou fazer o que ele fez de errado.

Feedback extrínseco é dividido em dois :  Feedback extrínseco conhecimento de resultados- são informações sobre o resultado da ação, você é apenas “mostra” o resultado da ação. Exemplo: você errou, você acertou.  Feedback extrínseco conhecimento de performance - informações sobre a qualidade do movimento esse traz mais benefícios para a aprendizagem. Exemplo: abre mais a mão. O feedback extrínseco também pode ser dividido de acordo com tempo:  Feedback extrínseco concorrente : tu vai fornecer ele durante o tempo que o indivíduo executa a ação, só que ele traz alguns prejuízos pois a nossa atenção é limitada.  Feedback extrínseco atrasado : é o melhor pois se você vai dar ele depois que ele termina de executar ação, porém dê a chance de lhe dar o primeiro o feedback intrínseco. *O feedback é dependente da cognição* Desafiaram o paciente Para aprender de ter novas experiências temos três fatores dependentes: *modificar um ou mais deles mesclar os fatores já irá desafiá-lo cada vez mais a proporcionar uma melhor aprendizagem. Fragmentar a tarefa

4

Facilita a aprendizagem, pois ira dividir a tarefa e depois ela inteira com o tempo.

5...


Similar Free PDFs