Resumo DAS Aulas DE Ciclo Celular PDF

Title Resumo DAS Aulas DE Ciclo Celular
Author Osmar Alcântara
Course Biologia Celular
Institution Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Pages 2
File Size 62.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 51
Total Views 162

Summary

Anotações sobre materia passada em sala de aula...


Description

RESUMO DAS AULAS DE CICLO CELULAR, MITOSE E MEIOSE Ciclo celular É dês de quando uma célula nasce de uma divisão, até o momento em que ela se duplica outra vez, é basicamente o período de vida de uma célula. Dividido em duas principais fazes, interfase e fase M. Interfase é quando a célula está executando suas funções e se preparando para uma divisão futura, que se divide em três períodos: G1 a célula está executando suas funções vitais e aumentando de tamanho. S ela recebe um chamado para a divisão, e inicia a duplicação do material genético. G2 intensa produção do ATP, respiração celular mais acelerada, produção de mais proteína, formação de organelas, é a preparação para a divisão. Fase M ou divisão celular: Após a interfase a célula está pronta para se dividir (mitose) que é a duplicação do núcleo, já a citocinese é a divisão do citoplasma. |Após a divisão é o fim do ciclo celular, onde uma célula mãe se divide e deixa de existir ao mesmo tempo em que gera duas células filhas. Células nervosas e musculares, que não se dividem por mitose, mantêm-se permanentemente na interfase, estacionadas no período chamado G0. Mitose & meiose A mitose é a divisão celular onde cada célula mãe da origem a duas novas células com o mesmo número de cromossomos, e todas geneticamente idênticas, uma espécie de clonagem de células, divida entre quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Prófase: o material genético da início a formação dos cromossomos, a cariotéca vai se romper e o nucléolo vai desaparecer. Metáfase: os cromossomos atingem o seu grau máximo de espiralização, e acontece a divisão do centrômero. Anáfase: divisão longitudinal do centrômero, os cromossomos simples são puxados para os polos da célula, inicio da despiralização dos cromossomos. Telófase: fase em que consiste na reorganização da cariotéca, nucléolos reaparecem, é feita a divisão correta do citoplasma, os cromossomos voltam a se despiralizarem, e são formadas duas células, dois núcleos e dois cariotécas. Já na meiose as células se dividem formando quatro novas células, com apenas a metade dos cromossomos, e geneticamente diferentes da célula original. A meiose também é dividida em etapas, além disto, essa divisão é dupla.

Meiose I: Reducional, divididas em Prófase I, os cromossomos se organizam em pares, o que ocasiona na redução do número de cromossomos nas células filhas.

Metáfase I, os

cromossomos homólogos se prendem as fibras do fuso. Anáfase I, separação dos cromossomos homólogos o que causa a redução da quantidade de cromossomos. Telófase I, descondensação dos cromossomos, mas os cromossomos continuam duplicados, as fibras do fuso se desfazem, e a carioteca e o nucléolo reaparecem. Citocinese I, separação das células filhas, inicio da meiose II, e os centríolos se duplicam. Meiose II: Prófase II, metáfase II é idêntico as fases da meiose I, já a anáfase II é o mesmo que acontece na anáfase da mitose, na telófase a única diferença da está nos cromossomos duplicados. Citocinese II, divisão do citoplasma....


Similar Free PDFs