Resumo DAS TENTATIVAS DE CONQUISTA AO CRIATORIO NO CEARÁ PDF

Title Resumo DAS TENTATIVAS DE CONQUISTA AO CRIATORIO NO CEARÁ
Course Historia do Ceara I
Institution Universidade Estadual do Ceará
Pages 4
File Size 109.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 68
Total Views 117

Summary


Resumo feito a pedido da professora....


Description

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANAS CURSO DE HISTÓRIA

RAUL NOBRE DE CARVALHO

ZILDA MARIA MENEZES LIMA

RESUMO DIRIGIDO DAS TENTATIVAS DE CONQUISTA AO CRIATORIO NO CEARÁ

FORTALEZA- CE 2019

Título do Texto: Das tentativas de conquista ao criatório no Ceará de Valdelice Carneiro Girão. Tema: Início da colonização interior no estado do Ceará apresentando as perspectivas que levaram ao seu sucesso após tentativas iniciais frustradas. Perspectiva teórica observada no texto: História social, apresentando perspectivas em relação as tentativas colonizadoras efetuadas no Nordeste brasileiro. Fontes Utilizadas: Textos, livros e cartas/documentos oficiais. Bibliografia Principal: BRANDÃO, Ambrósio Fernandes. Diálogos das Grandezas do Brasil segundo o apógrafo Lelde, aumentada por José Antônio Gonsalves de Mello. 2ª edição. Recife: Imprensa Universitária, 1966. STUDART, Barão de. Geografia do Ceará. Fortaleza: Editora Minerva, 1924 SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil. 6ª edição. São Paulo: Editora Melhoramento, 1975. Resumo: - A autora inicia o texto dando uma abordagem geral da disposição populacional no Nordeste brasileiro. - Expõe o interesse econômico das outras nações no litoral brasileiro, que surge principalmente com o advento e sucesso comercial do fabrico de açúcar. - Cultivo monocultor da cana-de-açúcar se apresenta como viável frente a escassez de metais preciosos no Nordeste.

- As terras do Siará Grande inicialmente não apresentavam nem um atrativo, o que atrasou o esforço colonizador nessa região. - Ceará inicialmente se ver como base de apoio para a reconquista do Maranhão, território tomado pelos franceses. - Primeira tentativa de colonização do Ceará por parte do Capitão-mor Pero Coelho de Sousa falha miseravelmente. - Segunda tentativa por parte dos missionários da Companhia de Jesus também fracassa e colonização só irá se efetivar após a tentativa de Martim Soares Moreno. - Atraso na colonização se deu principalmente por três fatores, terra pouco fértil para o plantio de cana-de-açúcar e ausência tanto de minerais preciosos quanto de pau-brasil, um dos primeiros produtos coloniais a serem comercializados. - Tentativa colonizadora por parte do holandês Matias Beck e construção do forte Schoonenborch em 1649. - Motivos vários para a colonização se manter na faixa litorânea e não se aventurar no interior, entre eles a selvageria dos nativos, problemas econômicos e burocráticos, e inclusive a própria natureza indomável que repelia esses esforços colonizadores por parte do homem branco. - Crises suscetíveis no reino geram um fluxo migratório vindo de Portugal em direção ao Nordeste brasileiro. Com a estreita faixa litorânea ocupada pelos grandes senhores de engenho, o interior se apresenta como uma nova perspectiva de colonização, quebrando assim o exclusivismo econômico do açúcar.

- Expansão para o interior é motivada pela procura e captura de escravos foragidos, escravização do índio na busca de mais mão-de-obra e necessidade de expansão de terras para a criação de gado. - Resposta violenta do Império a questão dos índios arredios. - Economia do ciclo do couro dita como “amonetária”, devido principalmente ao fato de todos os bens necessários para subsistência se encontrarem na própria propriedade pastoril. - Agricultura no sertão tida como uma tarefa a margem da economia de exportação, sendo a criação de gado o grande atrativo para o sertanejo....


Similar Free PDFs