Roteiro de aula prática PDF

Title Roteiro de aula prática
Author Esther Guastella
Course Embriologia
Institution Universidade Federal de São Carlos
Pages 2
File Size 231.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 113
Total Views 150

Summary

Blástula de anfíbio; Início da gastrulação em anfíbio; gastrula de anfíbio na final de gastrulação;Neurula de anfíbio; gastrula de ave; neurula de ave;Sequencia do desenvolvimento do embrião de galinha....


Description

AULA PRÁTICA – GRASTRULAÇÃO E NEURULAÇÃO EM AVES E ANFÍBIOS Nomes (dupla): ___________________________________________________________

RA:_________________

1. Blástula de Anfíbio (Lâmina Time-IN: Frog Blastula). Fazer o esquema mostrando a blastoderme estratificada e a blastocele no pólo animal. Na blastoderme, note os micrômeros no pólo animal e os macrômeros no pólo vegetal (indicar no esquema). Há grãos de vitelo (corados em vermelho) no citoplasma dos blastômeros. Em alguns locais da blastoderme, nota-se blastômeros com núcleos corados em azul. 2. Início da Gastrulação em Anfíbio: Formação do Arquêntero (Lâmina Time-IN: Frog early archenteron). Essa é uma gástrula onde se observa o blastóporo e a consequente formação do arquêntero. O blastóporo forma-se na região do “crescente cinzento”, o qual não é identificável ao microscópio óptico sem a imunomarcação da beta-catenina. Indicar no esquema: blastoderme, blastocele no pólo animal, blastóporo. OBS: comparar a lâmina com os modelos tridimensionais da gastrulação de anfíbio e com o esquema abaixo para facilitar a compreensão.

3. Gástrula de anfíbio na fase final da gastrulação (Lâmina Time-IN: Frog Gastrula). Essa gástrula está na fase de ‘rolha de vitelo’. No esquema, você terá que identificar a rolha de vitelo (final do processo de involução dos macrômeros repletos de vitelo) e as duas regiões do blastóporo que limitam essa ‘rolha’, ou seja, o lábio dorsal (contínuo com a abertura do arquêntero que está se formando) e o lábio ventral do blastóporo (localizado no lado oposto). A cavidade interna que você está visualizando é o arquêntero se formando (intestino primitivo), pois a blastocele está sendo preenchida pelos macrômeros (futura endoderme) que estão sofrendo involução e preenchendo a blastocele. OBS: comparar a lâmina com os modelos tridimensionais da gastrulação de anfíbio e com o esquema abaixo para facilitar a compreensão.

4. Nêurula de anfíbio (Lâmina F2-04). Essa é fase inicial da neurulação. Nessa fase observa-se a elevação de duas pregas na placa neural (similar ao segundo desenho da figura abaixo). Observe a cavidade interna da nêurula, que é o Arquêntero (intestino primitivo). Fazer o esquema.

5. Gástrula de Ave (Lâmina cx 01, lam 08). Gástrula de galinha em montagem total (OBS: não é corte histológico). O disco embrionário apresenta a linha primitiva, que é o local onde está ocorrendo a gastrulação pelo movimento de migração (transição epitélio-mesenquimal) da endomesoderme. Fazer o esquem a.

6. Nêurula de ave. Lâmina de neurulação de galinha em cortes histológicos sequenciais. Faça o esquema mostrando as pregas neurais acima da notocorda. Indique também a ectoderme, mesoderme e endoderme. Note que o embrião (nêurula) é em forma de disco.

7. Lâmina F3-02. Embrião de galinha de 36 horas. Disco embrionário (Nêurula) em corte transversal. Faça o esquema. Identifique: Ectoderme, Endoderme, Mesoderme, Tubo Neural, Notocorda.

8. Sequência do desenvolvimento do Embrião de galinha. Montagem total do embrião em diferentes fases do desenvolvimento. Observe as várias lâminas. Faça o esquema do embrião de 24h e de 33h....


Similar Free PDFs