Roteiro PARA Analise DE Filme - ZUZU Angel PDF

Title Roteiro PARA Analise DE Filme - ZUZU Angel
Author Stefano Menezes Da Silva
Course Temas De Historia Do Brasil Contemporaneo
Institution Universidade Federal de Sergipe
Pages 3
File Size 80.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 33
Total Views 140

Summary

roteiro de analise de filme sobre a ditadura...


Description

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

TEMAS DE HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO Profª. Drª. Célia Costa Cardoso Aluno: Stefano Menezes da Silva

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME (Semana 07)

FILME: Zuzu Angel Direção: Sérgio Rezende Ano: 2006 Referência: You tube Data: 02.12.2020 a 09.12.2020 (atividade assíncrona)

QUESTÕES 1 – Qual é o tema do filme? Quem são os realizadores do filme e o quê eles tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta. R. A Luta da mãe zuzu angel em busca de justiça pela morte do filho stuart angel. O diretor do filme é Sergio Rezende, O filme procurou evidenciar a maneira dissimulada como os militares encobriam os crimes políticos que eram praticados dentro de seus aparatos repressivos ora ocultando-os, ora classificando-os como fortuitos. 2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê? R. Como funcionava os meios como os militares utilizavam para esconder a verdade, bem como eles escapavam das acusações. 3 – Algum elemento do filme não foi compreendido? R. Não o filme é bem claro ao mostrar seus objetivos.

4 – Do que você mais gostou neste filme? Por quê? R. retrata a época da ditadura militar no Brasil, imposta a partir do ano de 1964, e o intenso período de repressões e violências decorrentes deste. Perseguições, prisões, cassações de direitos, exílios, torturas físicas, psicológicas e morais foram medidas punitivas marcantes deste período. 5 – Selecione uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual foi a sua motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme? R. Na cena que as instâncias militares do Exército, Polícia e Aeronáutica emitiram ofícios atestando que o civil Stuart Edgar Angel Jones não estava sob essas dependências estatais. Mostrando claramente como eles mentiam sobre o que ocorria nas suas instalações. 6 – Qual é o seu personagem favorito no filme? Por quê? R. Stuart, pela sua luta estudantil, em como ele mesmo sabendo dos riscos nunca deixou de acreditar na sua convicção. 7 – Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê? R. Os militares que torturaram, a cena é muito forte e causa uma sensação de agonia ao ver o personagem sendo pendurado e espancado. 8 – Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão? R. Não consigo fazer esse tipo de analise. Professora não consigo responder uma questão tão técnica sobre cinema. 9 – Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme? R. Não consigo fazer esse tipo de análise. Professora não consigo responder uma questão tão técnica sobre cinema.

10 – Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais sequências que parecem menos realistas? Por quê? R. O diálogo entre Zuzu e o Capitão Mota foram gravados ao mesmo tempo em que estavam sendo ouvidos numa sala ao lado. Enquanto Zuzu e a sociedade civil buscavam informações, as instâncias militares não só as tinham como também as produziam dissimuladamente negando-as àqueles a quem elas pertenciam por direito. 11 – Qual é a síntese da história contada pelo filme? R. Zuzu Angel descobre que Stuart (seu filho) foi preso, torturado e morto. Fortemente abalada, deseja ao menos velar e enterrar o filho, mas o corpo não é encontrado. Apela até para o senador norte-americano Edward Kennedy, que levou o caso ao Congresso dos Estados Unidos. O desespero desta mãe, que denunciava o cruel assassinato para a imprensa, intelectuais e pessoas comuns na rua, a fez ter o mesmo destino do filho. Certa noite, um estranho acidente de carro culminou em sua morte instantânea. 12 – Como foi a montagem do filme e como ela interfere na história contada pelo filme? R. Como grita Zuzu em um momento do filme, é antes de tudo desejável que se alcance a justiça, que só se confirmaria pelo uso fiel dos instrumentos do verdadeiro estado de direito e, no caso específico dessas vítimas, pelas práticas de julgamento e condenação. culpados e compensação financeira para as famílias. Outra ferramenta poderosa desse estado de direito é a abertura de arquivos políticos. Isso sem dúvida ajudaria na reconstrução do passado. No entanto, cabe ao historiador qual percepção desenvolve tal análise por meio de habilidades operacionais como comparação, contextualização, atestação e muito mais....


Similar Free PDFs