Semiologia das Lesões Pigmentadas PDF

Title Semiologia das Lesões Pigmentadas
Author Caiana Lepesteur
Course Estomatologia II
Institution Universidade Veiga de Almeida
Pages 5
File Size 296.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 101
Total Views 135

Summary

O resumo é basicamente o que as professoras falam em aula, somado aos slides e conteúdos dos livros. ...


Description

SEMIOLOGIA DAS LESÕES PIGMENTADAS  Alteração de cor de origem endógena e exógena;  De origem exógena causada pela deposição de materiais pesados, pigmentação externa como tatuagem, tatuagem por amalgama, determinados alimentos como beterraba, cenoura, café e etc. EXAME CLÍNICO  Tempo de evolução;  Relação hormonal? Doença sistêmica?  Traumas? Obstruções venosas?  Pigmentos incorporados?  Comportamento à pressão?  Comportamento biológico (ABCDE).

SISTEMA ABCDE PARA DIFERENCIAR DE MELANOMA:  Assimetria (divida a lesão em duas partes, na lesão maligna, uma parte não se parece com a outra);  Bordas (lesões malignas tem bordas irregulares);  Coloração (cor não uniforme em lesões malignas, apresentam várias tonalidades de preto e marrom);  Diâmetro (lesões malignas tem mais de 6mm de diâmetro, mas podem ser menores quando diagnosticadas precocemente);  Evolução (se a lesão sofreu alterações ao longo do tempo).

TRAUMA LOCAL: fazer vitropressão, pegar lamina e apertar, se a lesão sumir ela é uma lesão vascular.

VARICOSIDADES  Múltiplas veias púrpuras dilatadas na superfície ventral e lateral da língua. DIAGNÓSTICO: Vitropressão.

MÁCULAS MELANOTICAS ORAIS

 Deposição de melanina incerta, arredondada e pequena.

EFÉLIDE Sardas; Mancha única, pequena dimensão e coloração acastanhada; Assintomática; Ocorre geralmente na mucosa jugal; Manchas múltiplas na pele de pessoas claras ou ruivas, mais evidente quando há a exposição de sol.  Não requer tratamento.

    

PIGMENTAÇÃO MELANICA FISIOLOGICA    

NEVO

Manchas provocadas pelo aumento e deposição de melanina; Mais comum em negros, mas acomete também brancos, amarelos, turcos; Mancha enegrecida, na gengiva inserida, mucosa jugal, palato e etc; Diagnóstico clinico, não requer tratamento.

    

É constituído por melanócitos e seu pigmento é a melanina; Tem 3 formas de aparecer: Intradérmico, Juncional e Composto; Comum em palato, mucosa jugal, mucosa bucal e lábio; Apresenta sob forma de nódulo; Mancha de negro-intenso, circunscrita de dimensões variadas, superfície lisa, plana ou ligeiramente elevada. I- Nevo intradérmico: células névicas no tecido conjuntivo;

II- Nevo juncional: células névicas na junção entre epitélio e conjuntivo. Tem maior tendência a malignidade, pode evoluir para um melanoma; III- Nevo composto: no tecido conjuntivo e epitelial.

NEVO PIGMENTADO  Também chamado de nevo melanocítico;  Benigno, composto pelas células que dão cor a pele (melanócitos);  Podem permanecer planas ou tornam-se elevadas.

NEVO AZUL     

Partículas ou melaninas profundas; Azul escuro ou negro; Plano e bem delimitado; Único; Comum em palato.

SÍNDROME DE PEUTZ-JEGHERS

 Produção insuficiente do hormônio corticosteroide adrenal;  Manchas de coloração enegrecida intensa;  Localização na pele peribucal, lábio, na semimucosa e mucosa labial e na mucosa jugal, na gengiva, no palato duro e mole e na língua;  Manchas circulares múltiplas de pequenas dimensões  É hereditária, pólipos intestinais e riscos de neoplasia em órgãos.

DOENÇA DE ADDISON    

Manchas de coloração marrom; Manchas cor de café com leite na mucosa jugal; Pigmentação castanho claro na mucosa jugal, na língua, no lábio e na gengiva. É um distúrbio hormonal que apresenta na sintomatologia fraqueza, perda de peso, anorexia, hipotensão, vômitos, diarreia, cefaleia, irritabilidade emocional e perda de memória.

PIGMENTOS INCORPORADOS: tatuagem por amalgama e tatuagem por corantes (tatuagem igual do corpo) MELANOSE DO FUMANTE:  Deposição de melanina como reação ao agente nocivo do tabaco;  Diagnóstico diferencial melanose fisiológica. Se o paciente for fumante é melanose do fumante. Diagnostico através da anamnese MELANOSE POR MEDICAÇÃO: Medicações para quimioterapia, medicações para leucemia, por antibiótico.

MELANOMA

Morte de 1 a 2%; Palato e Gengiva possuem alto risco; Raros; Sistema ABCDE; Adulto acima de 50 anos; Não há predileção racial Prognóstico ruim; Pode permanecer por vários anos sobre a forma de manchas, placas ou nódulo, e pode apresentar ulceras sangrantes associadas ao longo do tempo.  Tumor altamente maligno que rapidamente leva a morte do paciente;  Pode originar de um nevo juncional;  Raro antes da puberdade.        ...


Similar Free PDFs