Ser ai - heidegger PDF

Title Ser ai - heidegger
Author Tainá Dias
Course Intervenções Psicoterápicas na Abordagem Fenomenológica (A)
Institution Universidade do Estado de Minas Gerais
Pages 2
File Size 58.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 78
Total Views 137

Summary

anotação de aula e resumo da conceituação de sei ai para a fenomenologia ...


Description

O ser no mundo - Heidegger Ser no mundo é um conceito criado por Heidegger, um filósofo alemão, conceito que foi desenvolvido no livro “o ser e o tempo”.

Para ele, o sentido do que é ser um ser humano estava sendo cada vez mais esquecido em detrimento da conceituação do que é um ser humano. Ou seja, Heidegger diz que deveríamos perguntar “como é ser humano?” e não “o que é um ser humano”, porque quando buscamos a resposta do que é um ser humano, procuramos responder de maneira qual esgote o conceito, por exemplo, O que é ser humano? Um indivíduo dotado de faculdades intelectuais, com organismo e partes biológicas. Em certo momento findamos a explicação - transformando o ser humano num ente.

Ente é tudo aquilo que se explica, é uma coisa. No dicionário onlide de português é conceituado como: “Algo ou alguém cuja existência é concreta ou suposta; ser ou coisa: ente querido; entes sobrenaturais.”

Diferente disso, a pergunta “como é ser humano” não se finda. O ser humano está em constante fluxo e movimento, vivendo experiências novas e de maneiras distintas, o que faz com que sempre haja muitas possibilidades para a resposta dessa pergunta.

O ser se mostra e se apresenta no mundo, de diversos modos, está em constante expansão de potencialidades.

A partir do momento em que uma pessoa é lançada no mundo, passa a existir uma relação dialética com o mundo.

Dasein - expressão alemã que na língua portuguesa significa “ser ai” - significa ser lançado no mundo.

O ser é ontológico, ou seja, anterior, tem uma natureza própria e não pode ser explicado, pois essa possibilidade de explicação reduz ele a um ente.

Ser então é essencia e tem natureza própria.

O ser que é lançado no mundo convive e se relaciona com este mundo, habita este mundo, está e pertence ao mundo. Assim, podemos perceber que cada ser é diferente, porque se relaciona com o mundo externo e o interno de maneiras específicas, desenvolvemos valores e significados particulares. Cada pessoa experimenta sua vida de uma maneira, através de condições ao seu redor que permitem tais experiências, das referências, relações e escolhas.

Somos afetados e afetamos os outros e os lugares que habitamos.

Não existe um ser neutro e generalizado.

Sartre diz que nos modificamos com o tempo e a história.

O mundo está sempre em transformação, assim como nós.

O psicólogo existencialista não vai ver seus sintomas e suas dores como coisas naturais da pessoa, todo sofrimento humano está relacionado com o contexto, modo de ser, espaços pelos quais essa pessoa transita.

Então o ser ai não é um conceito isolado, não é um ser natural ou animal, ele é um ser que esta concretamente no mundo, experimentando a vida, afetos, relações e etc....


Similar Free PDFs