Trabalho cultura Maracá e a Moda PDF

Title Trabalho cultura Maracá e a Moda
Course Arte e Design No Brasil
Institution Universidade do Estado de Minas Gerais
Pages 10
File Size 377.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 58
Total Views 133

Summary

Trabalho sobre a moda da cultura amazônica Maracá, com a criação de estamparia acerca dessa cultura....


Description

CULTURA AMAZÔNICA: MARACÁ SUMÁRIO 1.Introdução. ....................................................................................................................... 4 1.1 Cultura Amazônica..........................................................................................................4 2.Tribo Maracá. ....................................................................................................................4 2.1 Quem são e sua origem ..................................................................................................5 2.2 Hábitos e Costumes .......................................................................................................5 2.3 Arte e Cultura Maracá. ....................................................................................................7 3.Grafismos Indígenas Maracá ...............................................................................................8 4.Estudo de Formas e Estampas desenvolvidas ......................................................................9 5.Conclusão..............................................................................................................................11 6. Referências Bibliográficas e Fontes de Internet ...............................................................12

1

LISTA DE FIGURAS FIGURA 01 Chocalho Maracá . ................................................................................................... 6 FIGURA 02 Índio Tribo Maracás. ................................................................................................7 FIGURA 03 Casal de urna Maracá. .............................................................................................8 FIGURA 04 Vaso Floral...............................................................................................................8 FIGURA 05 Vasos decorativos Grafismos Maracá.......................................................................9 FIGURA 06 Pintura Maracá . ......................................................................................................9

2

1.Introdução O presente trabalho é parte de um estudo realizado para a disciplina de Estamparia, acerca das tribos indígenas amazônicas Marajoara, Maracá, Konduri e Tapajônica. O intuito deste consiste em realizar uma pesquisa bibliográfica sobre uma das tribos e com base nas características e cultura desse povo, desenvolver quatro estampas, duas na modalidade corrida e duas na modalidade localizada e inseri-las em artigos de moda, como roupas, calçados e acessórios. A referida pesquisa, foi realizada sobre a tribo Maracá e sua cultura e costumes, devido ao interesse nos costumes e na região de localização da tribo em destaque, que é o Amapá. 1.1 Cultura Amazônica Mistura de influências europeias, africanas e indígenas, a cultura da região Amazônica é extremamente diversa e rica. Se expressa com grande personalidade em aspectos como música, dança, festas, culinária, arquitetura e tantos outros. A grandeza da região, que não está concentrada apenas na extensão do seu território, mas fundamentalmente, na grandiosidade de seu povo formado através da herança cultural oriunda por várias vertentes, viabiliza uma gama de solenidades que atuam como forma de expressão das variadas influências culturais. Conhecida como caldeirão da biodiversidade, não há como descrever a região amazônica sem destacar a cultura indígena e sua influência na ocupação e desenvolvimento dessa área, principalmente a tribo Maracá.

2. Tribo Maracá Tribo indígena composta por povos pré-colombianos nativos da região hoje conhecida como o atual estado do Amapá.

3

2.1 Quem são e sua origem São índios guerreiros, valentes, perspicazes na luta e seguros no golpe. Assim eram considerados devido a um instrumento de guerra que usavam e do qual nunca se separavam e que consistia em um cilindro oco, de madeira leve e fina, cheio de pedras miúdas e tapado nas duas extremidades. Em 1872 foram encontrados os primeiros sítios arqueológicos desta civilização próximo ao Rio Macará, em Mazarão, sudeste do estado. O nome Maracá se deve não só a região onde esse povo foi encontrado mais também ao chocalho indígena utilizado em festas e cerimônias religiosas e guerreiras, que consiste em uma cabaça seca, desprovida de miolo, na qual se metem pedras, caroços ou coquinhos, e que era muito utilizada em rituais da referida tribo.

FIGURA 01 Chocalho Maracá

2.2 Hábitos e Costumes Assim como a maioria das tribos indígenas amazônicas, a tribo Maracá possui hábitos particulares do seu povo. No que se refere a organização, eles vivem em aldeias e seu líder é o cacique (homem mais velho da tribo e cuja função é hereditária). O cacique governa a aldeia e determina as funções de cada membro dela. 4

A caça é exercida apenas pelos homens da tribo, e pode ser realizada em grupo ou individualmente. Desde criança o índio Maracá é treinado para caça e conhece todas as espécies animais comuns na região do Amapá. É comum para a prática da caça, utilizarem instrumentos como: arco, flecha e lanças, mais hoje em contato com o branco, já utilizam outros meios e recursos. Quanto a agricultura praticada pela tribo em destaque, é comum cultivarem mandioca, batata doce, abóbora, milhos de diversas espécies, inhame, banana e tabaco. Além do cultivo eles atuam na criação de animais considerados domésticos como galinhas, patos, porcos e até bovinos, para o consumo de carne. Costumam criar macacos como animais de estimação. No que diz respeito a religiosidade e crença, a tribo Maracá respeita e acredita nos espírito e forças da natureza e celebram festas, fazem rituais e cerimônias para cultuar seus deuses. Acreditam em vida após a morte, e enterram seus entes mortos em vasos de cerâmicas juntamente com seus objetos pessoais.

FIGURA 02 Índio Tribo Maracás

5

2.3 Arte e Cultura Maracá As práticas artísticas são um grande legado da tribo Maracá, alguns achados arqueológicos comprovam a existência de uma refinada habilidade na produção de peças cerâmicas. As cerâmicas Maracá são conhecidas como urnas antropomórficas e caracterizadas pela modalidade de urnas funerárias de formato humano, de uma pessoa sentada com os braços apoiados nos joelhos. Tem como data de origem e produção cerca de 1.000.a.d e foram encontradas pela primeira vez através de visitas cientificas realizadas na região do Maracá. Nessa área foram encontradas diversas urnas funerárias, algumas contendo esqueletos

humanos;

outras

de

formas

tubulares,

outra

achatadas,

apresentando um simples cilindro coberto por uma tampa arredondada. Também foram encontradas urnas com formas cilíndricas, representando figuras humanas sentadas em um banco com os braços e pernas bem destacadas (urnas antropomórficas). Nestas urnas havia também a caracterização do sexo.

FIGURA 03 Casal de urna Maracá

FIGURA 04 Vaso Floral

3. Grafismos Indígenas Maracá 6

Consiste em um código de comunicação complexo, que exprime a concepção que um grupo indígena tem sobre um indivíduo e suas relações com os outros índios, com espíritos e até mesmo com o meio onde vivem. Quando um índio pinta seu próprio corpo, ele demarca seu lugar dentro de seu mundo e o faz com rara beleza. Como toda tribo indígena a Maracá também pratica essa forma de arte, que é para eles semelhante a encontrada em urnas. Em contextos de rituais, essa arte é usada como parte de um sistema de comunicação cujas regras são compartilhadas por todos. Essas pinturas podem indicar posição social, linhas de parentesco e até status de um determinado indivíduo.

FIGURA 05 Vasos decorativos grafismo Maracá

FIGURA 06 Pintura Maracá

7

Estudos de forma e estampas desenvolvidas As formas escolhidas para o desenvolvimento das estampas foram extraídas e baseadas em pinturas e cerâmicas da cultura Maracá. As estampas buscaram referencias também nas cores utilizadas por esses povos. A primeira estampa corrida utilizou retângulos, linhas finas e cores como o vermelho e o marrom que remetem de maneira direta a obras da referida cultura. A segunda estampa corrida utilizou da cartela de cores bastante comum nas referências culturais do povo Maracá, que é o vermelho, preto, marrom e alaranjado, cores estas extraídas de pigmentos de árvore nativa do Amapá a Urucu ( Bixa orellana L.), da qual se retira um corante vermelho-vivo, quando maduro , e amarelo, quando verde. Nesta estampa, empregou-se também formas das obras desse povo. A primeira estampa localizada, buscou através de pesquisa imagética inspiração na delicadeza do trabalho manual feminino realizado pelo povo Maracá. Através das cerâmicas desenvolvidas, extraiu-se a sensibilidade do referido povo. A segunda estampa localizada, buscou através da simbologia mitológica desse povo, remeter ao boi de pequeno porte, que tinha caráter simbólico não apenas para o estado do Amapá, mais para todo o estado do Amazonas e que persiste como símbolo até os dias atuais. Ambas as estampas localizadas usam da cor preta para remeter ao trabalho artesanal e manual realizado para a extração dessas cores que eram obtidas através da queima do pau de embaúba, retirada do carvão e após essas etapas, o substrato era socado no pilão e posteriormente coado em pano fino e seco. Após a confecção das estampas, criou-se dois acessórios e dois looks com a aplicação destas. Foi desenvolvido um lenço e uma bolsa com o intuito de mostrar o uso dessas estampas de maneira moderna e jovial. Elaborou-se também dois looks que trazem referencias nas tendências de moda verão 2018, como silhueta marcada e babados.

8

4. Conclusão Através desse trabalho foi possível perceber que inúmeras são as manifestações artísticas existentes e maiores ainda são as possibilidades do emprego destas na moda e em prol do aumento e expansão do conhecimento. Por intermédio desse presente trabalho conclui-se que diversas são as maneiras de utilizar a arte e de estabelecer relações delas com o mundo no qual vivemos, rompendo barreiras e distâncias geográficas e agregando ao indivíduo uma enorme bagagem cultural, viabilizando a transformação destes em verdadeiros formadores de opinião.

9

5.Referências Bibliográficas e Fontes de internet http://meuamapanahistoria.blogspot.com.br/2015/12/a-cultura-maraca-pordayana-pantoja.html http://www.overmundo.com.br/overblog/legado-maraca-e-cunani-esta-emexposicao-no-amapa http://maraca-e-cunani.blogspot.com.br/ https://www.mundopercussivo.com/estudos-epesquisas/conhecaosinstrumentos/maraca/ http://amandoodiferente.blogspot.com.br/2014/08/arte-grafismo-indigena.html http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/identidade-maracae-cunani-maos-do-amapa,355e52590aa2f510VgnVCM1000004c00210aRCRD

10...


Similar Free PDFs