Tutorial LAB Fit Ajuste de curva PDF

Title Tutorial LAB Fit Ajuste de curva
Author Alessandra Santana
Course Métodos Experimentais em Engenharia
Institution Universidade Federal do ABC
Pages 22
File Size 1.6 MB
File Type PDF
Total Downloads 74
Total Views 131

Summary

Notas de aula....


Description

Métodos Experimentais em Engenharia

Tutorial sobre ajuste de curvas no software LAB Fit

Projeto: Métodos Experimentais em Engenharia - A Interdisciplinaridade na Prática da Engenharia Agosto de 2018

0

ÍNDICE

1.

Introdução…………………………………………………………………...

2

2.

Inserindo os dados.………………………………………………………….

3

2.1 Inserindo os dados manualmente…………………………....…………..

4

2.2 Inserindo os dados a partir do Excel……………..………………………

5

Inserindo as incertezas……………………………………………………...

6

3.1 Inserindo as incertezas manualmente…...………………………………..

8

3.2 Inserindo as incertezas a partir do Excel…………....……………………

9

Ajuste da curva……………………………………………………………...

10

4.1 Ajuste de curva com a função na biblioteca do software……...…………

11

4.2 Ajuste de curva Inserindo a função por digitação....……………………..

16

Interpretação dos resultados....…………………………………………….

16

Apêndice 1…………………………………………………………………...

20

6.

Referências…………………………………………………………………..

21

7.

Créditos……………………………………………………………………...

21

3.

4.

5.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

1

1. Introdução O LAB Fit é um programa computacional e pode ser baixado a partir do site [1]: http://zeus.df.ufcg.edu.br/labfit/index_p.htm Informações sobre o software podem ser encontradas em [2]. Depois de ser baixado e instalado, o LAB Fit apresenta a seguinte tela inicial:

Neste tutorial será feito um exemplo de ajuste de curva com dados experimentais obtidos ao realizar-se a parte 1 do Experimento 2 - Determinação da constante elástica da mola de compressão. Os objetivos deste tutorial (também disponível em vídeo [3]) são mostrar como utilizar o LAB Fit para: - Inserir os dados experimentais e suas incertezas; - Observar o gráfico gerado pelos dados experimentais; - Fazer o ajuste destes dados a uma reta do tipo y = Ax; - Estimar a constante elástica da mola (parâmetro A) e sua incerteza; - Obter a expressão analítica e o gráfico do ajuste. Com os mesmos procedimentos realizados neste tutorial pode-se fazer o ajuste de dados a diversas curvas e obter diversos parâmetros e suas incertezas pelo LAB Fit. ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

2

A tabela a seguir contém os dados que serão utilizados neste tutorial. Tabela 1 - Dados de massa, deslocamento e força obtidos em uma realização da parte 1 do Experimento 2.

Ponto

Massa (g)

Deslocamento (mm)

Força (N)

1

0,00 ± 0,01

0,0 ± 0,5

0,000 ± 0,098

2

0,22 ± 0,01

3,0 ± 0,5

2,156 ± 0,099

3

0,44 ± 0,01

6,0 ± 0,5

4,31 ± 0,10

4

0,71 ± 0,01

11,0 ± 0,5

6,96 ± 0,11

5

0,93 ± 0,01

14,0 ± 0,5

9,11 ± 0,11

6

1,15 ± 0,01

17,0 ± 0,5

11,27 ± 0,12

2. Inserindo os dados Para criar um novo arquivo de dados a serem ajustados, primeiramente deve-se criar um novo arquivo clicando em File → New, no menu superior esquerdo.

Será aberta uma caixa de diálogo chamada Data: general information. Selecione 1 - informando que haverá apenas uma variável independente - e deixe todas as outras opções desmarcadas pois em primeiro momento não serão abordadas as incertezas.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

3

Neste momento deve-se escolher como os dados serão inseridos. Isso pode ser feito de duas maneiras: digitando os dados manualmente no programa ou colando dados em colunas a partir do Excel - ou algum software semelhante.

2.1. Inserindo os dados manualmente Para informar manualmente os dados (até 500 pontos), clique em OK para abrir a caixa de aquisição LAB Fit - Data e preencha os espaços da janela Enter Data: X com os valores de X - que são os valores de deslocamento, em milímetro:

Ao terminar clique em OK e coloque os valores de Y - que são os valores de força, em newton - na janela Enter Data: Y.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

4

Ao terminar clique novamente em OK e aparecerá o navegador para salvar o arquivo: dê ao arquivo um nome (sem espaços em branco), selecione um destino conveniente e clique em Salvar. Assim que o arquivo for salvo aparecerá o gráfico com os pontos plotados. Note que acima do gráfico é dado o coeficiente de correlação (sem peso) entre os pontos.

2.2. Inserindo os dados a partir do Excel Para colar dados em colunas a partir do Excel ou outro software semelhante (no máximo 300 pontos): 1 - Na caixa Data: general information clique em Paste para abrir a caixa LAB Fit - Paste Data in Columns. 2 - Abra a planilha do Excel com os dados e copie as duas colunas de dados (de deslocamento e de força). Observação: A última coluna deve ser a variável y - que neste caso é a Força. 3 - Volte para o LAB Fit e cole os dados na área branca da caixa Paste Data in Columns clicando com o botão direito do mouse e selecionando Colar.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

5

O resultado será este:

Clique em OK na caixa Paste Data in Columns e nas duas próximas caixas de diálogo que aparecem na sequência. Aparecerá o navegador para salvar o arquivo, então faça o mesmo procedimento explicado em 2.1. Será mostrado o mesmo gráfico que foi mostrado em 2.1 porque o arquivo de dados é o mesmo.

3. Inserindo as incertezas O LAB Fit permite fazer o ajuste de curvas levando em contas as incertezas nos dados das variáveis dependente e independente (até 6 variáveis independentes). O Apêndice 1 apresenta mais informações sobre como o LAB Fit lida com a entrada e o cálculo das incertezas. Mas, antes de inserir as incertezas de X e Y, deve-se determinálas. 1) A incerteza de X é a metade da menor divisão da escala milimétrica do

paquímetro: 𝑢𝑥 = 0,5𝑚𝑚. Levou-se em conta apenas a incerteza do instrumento de medida.

2) A incerteza de Y pode ser calculada com uma propagação de incertezas, levando em conta as incertezas da massa (m) e da aceleração da gravidade (g). Adotouse 𝑢𝑚 = 0,01 𝑔 e 𝑔 = (9,80 ± 0,05) 𝑚/𝑠 2 .

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

6

𝐹 = 𝑚𝑔

2 𝜕𝐹 2 𝜕𝐹 𝑢 𝐹 = √( 𝑢 ) 𝑢 ) + ( 𝜕𝑔 𝑔 𝜕𝑚 𝑚

𝑢𝐹 = √(𝑔 𝑢𝑚 )2 + (𝑚 𝑢𝑔 )

2

uF = √(9,80.0,01)2 + (m. 0,05)2

(1)

Substituindo as massas da Tabela 1 na Eq. 1 encontra-se as incertezas de Y, mostradas na Tabela 2. Tabela 2 – Incertezas para as medidas de força, em newton.

Ponto

𝑢𝐹 (N)

1

2

3

4

5

6

0,098

0,099

0,10

0,11

0,11

0,12

Agora, tendo determinado as incertezas de X e Y, insira-as no LAB Fit junto com os dados que já foram inseridos na seção 2. Para isso, como foi feito em 2 crie um novo arquivo clicando em File → New, no menu superior esquerdo. Na caixa Data: general information selecione 1 e selecione também as opções Inform uncertainties of X e Inform uncertainties of Y.

Como na seção 2, neste momento deve-se escolher como os dados serão inseridos: digitando os dados manualmente no programa ou colando dados em colunas a partir do Excel - ou algum software semelhante.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

7

3.1 Inserindo as incertezas manualmente Para informar manualmente os dados com as incertezas (até 500 pontos), clique em OK para abrir a caixa de aquisição LAB Fit - Data e preencha os espaços na janela Enter Data: X, como feito na seção 2.1. Clique em OK. Então será aberta a janela Enter Data: SIGMAX para entrar com os valores da incerteza de X. Insira estas incertezas respeitando a ordem dos pontos inseridos em Enter Data: X e clique em OK.

Preencha a janela Enter Data: Y como foi feito na seção 2.1 e clique em OK. Insira na janela Enter Data: SIGMAY as incertezas de Y calculadas no início da seção 3, respeitando a ordem dos pontos inseridos em Enter Data: Y.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

8

Ao terminar clique em OK. Aparecerá o navegador para salvar o arquivo, então faça o mesmo procedimento explicado em 2.1. Será mostrado o mesmo gráfico que foi mostrado em 2.1 e 2.2 porque se as incertezas não forem consideradas, o arquivo de dados é o mesmo e neste momento as incertezas ainda não são mostradas no gráfico. 3.2 Inserindo as incertezas a partir do Excel Para colar dados e suas incertezas em colunas a partir do Excel ou outro software semelhante (no máximo 300 pontos): 1 - Na caixa Data: general information clique em Paste para abrir a caixa LAB Fit - Paste Data in Columns. 2 - Abra a planilha do Excel com os dados e copie as quatro colunas, atentando-

se à ordem: a primeira coluna deve ser o deslocamento, a segunda a 𝑢𝑥 , a terceira a

força e a quarta a 𝑢𝐹 .

3 - Volte para o LAB Fit e cole os dados na área branca da caixa Paste Data in Columns clicando com o botão direito do mouse e selecionando Colar. O resultado será este:

Note que como foram selecionadas as opções Inform uncertainties of X e Inform uncertainties of Y na caixa Data: general information, aparecem marcadas com Yes as opções Are there uncertainties in X? e Are there uncertainties in Y?.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

9

Então clique em OK na caixa Paste Data in Columns e nas duas próximas caixas de diálogo que aparecem na sequência. Aparecerá o navegador para salvar o arquivo, então faça o mesmo procedimento explicado em 2.1. Como foi explicado em 3.1, será mostrado o mesmo gráfico que foi mostrado em 2.1 e 2.2.

4. Ajuste de curva Com os dados experimentais inseridos e salvos, com a tela do gráfico dos pontos plotados aberta, o próximo passo é ajustar uma curva a esses dados. Também é possível abrir um arquivo de dados já salvo anteriormente para a realização do ajuste. Se isso for necessário, clique no menu superior esquerdo em File → Open e selecione esse arquivo no navegador.

Admitindo que o usuário conhece o modelo matemático do ajuste, o ajuste pode ser feito de duas maneiras: utilizando uma função que já está na biblioteca do LAB Fit (208 disponíveis) ou inserindo (por digitação) uma função de interesse.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

10

4.1 Ajuste de curva com a função na biblioteca do software Se a função desejada para o ajuste já está na biblioteca do LAB Fit: 1 - Clique em Curve Fit → 2: Fit: functions of the library, no menu superior esquerdo.

2 - Será aberta a caixa Functions with 1 independent variable. Nesta caixa selecione a função adequada para o ajuste deste tutorial que é a função 2. Y=A*X Straight line (origin).

Note que clicando em More tem-se acesso a mais funções. Clique em OK.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

11

3 - Será aberta a caixa Settings com os valores iniciais dos parâmetros a serem determinados, o número máximo de iterações e a tolerância. Não é necessário alterar esses valores, clique em OK.

4 - Será aberta a caixa Power, também não faça alterações nela, clique em Fit. 5 - Será aberta a caixa Decision, clique em Yes. 6 - Será aberta a caixa Results com o valor médio e a incerteza do parâmetro A.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

12

No exemplo deste tutorial o parâmetro A representa o valor da constante da mola (k) e o SIGMAA representa a incerteza no valor da constante (menor que a incerteza padrão, vide seção 5). Essa incerteza foi determinada com base nas incertezas inseridas para as variáveis X e Y. Se for interessante, anote neste momento os valores de A e de SIGMAA. Na parte superior da caixa Results encontram-se informações sobre o ajuste, como o número de iterações necessárias para atingir a tolerância que foi determinada na caixa Settings. Na parte inferior da caixa Results encontram-se diversas opções que podem ser exploradas. Clicando em Details, por exemplo, tem-se acesso ao documento SAIDA.LST que pode ser salvo no formato “bloco de notas” e possui os resultados e os dados de todo o ajuste (incluindo matriz de covariância). O valor da função de ajuste para valores desejados de X é calculado clicando-se em Evaluate e a rejeição de alguns pontos experimentais poderá ser realizada através do botão Rejection. Para continuar o ajuste e obter a expressão analítica e o gráfico, clique em OK. 7- Será aberta uma nova janela chamada GRAPH2D. No menu superior clique em Graph → Graph 2D.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

13

8 - Será aberta a caixa 2D Graph (Settings). Marque as opções desejadas, como Include error bar e Show Grid e clique em OK.

9 - Será aberto o gráfico do ajuste e a caixa 2D Graph (Caption). Nesta caixa há a possibilidade de colocar um título, uma legenda e nomear os eixos dos gráfico.

Em geral, não altere a linha da função para que fique claro o modelo escolhido para o ajuste. Tendo feito essas alterações, clique em OK.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

14

10 - Será mostrado, ainda na janela GRAPH2D, o gráfico resultante de todo o processo de ajuste.

Para salvar o gráfico fora do LAB Fit, clique em File, no menu superior e escolha entre uma das duas opções dadas: Print window ou Save.

Dentre os formatos possíveis para salvar o gráfico tem-se PDF na opção Print window e Bitmap em Save. Clicando em Main menu a janela GRAPH2D é fechada e o LAB Fit volta para a tela inicial.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

15

4.2 Ajuste de curva inserindo a função por digitação Se a função não estiver na biblioteca do LAB Fit ou for interessante inserir (por digitação) uma função: 1 - Clique em Curve Fit → 3: Fit: User writes function, no menu superior esquerdo. 2 - Será aberta a caixa Function (User Function). Na caixa de texto de cima, escreva qual a função desejada (máximo de 150 caracteres) e na caixa de texto de baixo indique a quantidade de parâmetros. Clique em OK.

3 - Será aberta a caixa General. Clique em OK. Essa ação é análoga à feita na caixa Settings da seção 4.1 (passo 3). 4 - Siga os passos 4 a 10 da seção 4.1 para terminar o ajuste e salvar os resultados e o gráfico.

5. Interpretação dos resultados Com o gráfico salvo, é necessário obter os valores da constante elástica da mola, sua incerteza e ainda pode ser interessante ter acesso a mais informação sobre o ajuste. No passo 6 da seção 4.1 esses valores e informações já podem ter sido obtidos quando mostrados na caixa Results e ao salvar por exemplo o arquivo SAIDA.LST. Mas, caso essas informações não tenham sido obtidas no passo 6, ainda é possível ter acesso a elas.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

16

Para isso: 1 - Sem fechar o gráfico resultante do processo de ajuste, abra a pasta de instalação do LAB Fit. O caminho mais comum é Meu computador → C: → LAB Fit . 2 - Nesta pasta, encontre o arquivo RESULTS.TXT e clique duas vezes sobre ele para abrir. Na última linha deste arquivo, o primeiro número corresponde à constante da mola (k = parâmetro A) e o segundo à incerteza da constante da mola (menor que a padrão, vide final desta seção). Obs.: Os valores da constante da mola (k) e sua incerteza gerados pelo LAB Fit levam em conta as incertezas de X e Y e a incerteza devido ao processo de ajuste. 3- Na pasta LAB Fit tem-se acesso também ao arquivo SAIDA.LST.

Ou, alternativamente: 1- Depois que o gráfico final do ajuste foi salvo, vá para a tela inicial do LAB Fit, clicando por exemplo em File → Main menu (no menu da janela GRAPH2D). Note que na tela inicial do LAB Fit o gráfico dos pontos plotados deve estar aberto. 2 - No menu superior esquerdo da tela inicial do programa clique em Curve Fit → 5 - Results: Fit - library or use model.

3 - Será aberta a caixa Results (Fitting) com todas as opções descritas para a caixa Results no passo 6 da seção 4.1, inclusive o acesso ao arquivo SAIDA.LST clicando no botão Details.

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

17

O arquivo SAIDA.LST possui os resultados estatísticos e os dados de todo o ajuste, dando inclusive detalhes sobre cada uma das 8 iterações feitas. Descendo a barra de rolagem até o final do documento encontram-se as informações sobre a oitava (última) iteração:

******************************************************************** RESULTS AFTER THE TRANSFERS OF UNCERTAINTIES FROM X TO Y ******************************************************************** THE CONVERGENCE HAPPENED IN THE ITERATION

8

Arquivo principal.txt N. 2: Y = A*X P(Red. ChiSq.)=0.416 Standard Deviation of the Fitting: 0.227982E+00 Correlation Coeficient: R²yy(x) = 0.9975658E+00 adjR²yy(x) = 0.9975658E+00 Ryy(x) = 0.998782E+00 => P(NP,|R|) = 0.000E+00 Average Absolute Residual: Res_av = Sum of Absolute Residuals / Number of points => Res_av = 0.100849E+01 / 6 => Res_av = 0.168082E+00 Y(Xi) (THROUGH THE FIT FUNCTION) 0.000000E+00 0.197253E+01 0.394505E+01 0.723260E+01 0.920512E+01 0.111776E+02 UNCERTAINTIES OF Y(Xi) (THROUGH ERROR PROPAGATION, 95.4%) 0.000000E+00 0.715707E-01 0.143141E+00 0.262426E+00 0.333997E+00 0.405567E+00

ESTO017-17 Métodos Experimentais em Engenharia

18

Dessas informações tem-se por exemplo que após ter sido atingida a convergência do processo (na oitava iteração): - Pela linha em vermelho: A = k = 0.658 N/mm e SIGMAA = 0.009 N/mm Obs.: SIGMAA = 0.009 é uma incerteza menor do que a incerteza padrão. - Pode-se obter a incerteza padrão (68,3% de confiança, ou seja, probabilidade de encontrar o valor de k no intervalo) e incertezas expandidas a partir de SIGMAA. As linhas em azul podem ser traduzidas pela Tabela 3 que mostra como encontrar essas incertezas:

Tabela 3 - Encontrando a incerteza padrão e incertezas expandidas a partir de SIGMAA

Confiança

Fator de multiplicação

Operação

Incerteza para cada confiança

68, 3%

1,11

SIGMAA*1,11

0,01 N/mm

90,0%

2,01

SIGMAA*2,01

0,02 N/mm

95,4%

2,65

SIGMAA*2,65

0,03 N/mm

99,0%

3,99

SIGMAA*3,99

0,04 N/mm

Ou seja, com 68,3% de confiança tem-se que A = k = (0,66 ± 0,01) N/mm. Nota: Quando se considera uma população com distribuição normal, tem-se que o fator de abrangência k assume os valores 1, 2 e 3 para as probabilidades de 68,3%; 95,5% e 99,7% respectivamente, conforme se utiliza em aula. Os cálculos realizados pelo LAB Fit consideram uma distribuição amostral de uma população normal e levam em conta o número de amostras (número de pontos experimentais) utilizados no ajuste da função. Isso justifica os valores do fator de multiplicação que aparecem na Tabela 3 para o cálculo das incertezas para cada grau de confiança. Quanto maior o número de amostras, mais aproxima-se da população, e portanto, da distribuição normal. Maiores detalhes sobre esse assunto podem ser encontrados em [4].
...


Similar Free PDFs