Wanda Horta e sua teoria inovadora da enfermagem PDF

Title Wanda Horta e sua teoria inovadora da enfermagem
Course História Da Enfermagem
Institution Universidade Federal de Minas Gerais
Pages 3
File Size 114.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 107
Total Views 137

Summary

Pesquisa sobre Wanda,feita para uso em apresentações da teoria da mesma em uso acadêmico de enfermagem...


Description

WANDA AGUIAR HORTA “Teoria das Necessidades Humanas Básicas” QUEM FOI ? Wanda Horta, foi a enfermeira que introduziu os conceitos da enfermagem que são aceitos no Brasil. Seu trabalho foi reconhecido e implantado em todas as instituições de ensino pois a sua teoria sobre a enfermagem é a mais aceita entre todas as outras teorias, chamada de "Teoria das Necessidades Humanas Básicas".

BIOGRAFIA Wanda Cardoso de Aguiar nasceu em Belém do Pará em 11 de agosto de 1926 onde sua família permaneceu até os seus 10 anos de idade e foi nesta cidade que ela realizou seus estudos primários. Em 1936 a família Aguiar muda-se para Ponta Grossa no Paraná, e em 1944 novamente, desta vez foram para Curitiba. Em 1945 Wanda Horta ganhou uma bolsa de estudos dada pelo Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), órgão recém-criado no Paraná pelo Governo Federal em colaboração com o governo dos Estados Unidos, onde ingressou na Escola de Enfermagem de São Paulo. Em 1953, recebeu o diploma de Licenciada em História Natural, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná. Wanda Cardoso de Aguiar casou-se em 17 de dezembro de 1953, com Luis Emilio Horta, em São Paulo, e passou a ser chamada de Wanda de Aguiar Horta, deixando de assinar o sobrenome Cardoso. Em 1962, sua Pós-Graduação foi em Pedagogia e Didática Aplicada à Enfermagem, pela Escola de Enfermagem da USP. Fez o Doutorado em Enfermagem na Escola de Enfermagem Ana Néri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a tese intitulada “A observação sistematizada na identificação dos problemas de enfermagem em seus aspectos físicos”. Cursou também, Livre Docência em Fundamentos de Enfermagem, na Escola de Enfermagem Anna Néry, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1960, Horta, primeira enfermeira brasileira a preconizar a teoria de enfermagem no campo profissional, embasou as suas pesquisas na Teoria de Motivação Humana de Abraham Maslow. Os estudos de Horta foram percussores, no entanto, somente em 1979 que a atenção dos enfermeiros brasileiros passa a ser direcionado para o processo de enfermagem.

OBRAS Wanda Horta dedicou sua vida à pesquisa e realizou inúmeros trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento de uma enfermagem autônoma e científica. Alguns dos seus trabalhos publicados foram:

  

Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) — 16 artigos, de 1964 a 1979 Revista da Escola de Enfermagem da USP — 11 artigos e 3 editoriais, de 1968 a 1979 Revista Enfermagem em Novas Dimensões — 13 artigos e 22 editoriais de 1975 a 1979

TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS “Gente que cuida de gente” Para Wanda Aguiar Horta “Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais”. “Gente que cuida de gente.” (Aguiar. W. !9261981) 



Processo de Enfermagem

Wanda de Aguiar Horta fundamentava o Processo de Enfermagem como forma de organização e direção na assistência de enfermagem em seis etapas, quais sejam: 1 - histórico, 2 diagnóstico, 3 - plano assistencial, 4 - plano de cuidados ou prescrição, 5 - evolução, 6 prognóstico de enfermagem. . O Processo de Enfermagem foi empregada pela primeira vez por Ida Orlando (1961), para explicar o cuidado de enfermagem. Sua utilização foi iniciada nos Estados Unidos e Reino Unido; na década de 70, quando chegou ao Brasil, invadiu as escolas de enfermagem e contribuiu para o modelo assistencial de Horta. Wanda Horta conceituava o processo de enfermagem como dinâmica das ações sistematizadas e interrelacionadas, visando à assistência ao ser humano. Um outro autor define o processo de enfermagem como uma atividade intelectual deliberada por meio do qual a prática da enfermagem é abordada de uma maneira ordenada e sistemática. SEU FIM Wanda Horta sofria de uma doença crônica degenerativa chamada de Esclerose Múltipla (ME). A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune e provoca dificuldades motoras e sensitivas que acomete geralmente jovens entre 20 a 30 anos. Em 1981 Horta aposentou-se do trabalho e já estava em cadeira de rodas e com o avanço da doença acabou falecendo no mesmo ano. Sua obra na área da enfermagem tem significado especial por ter sido a primeira teórica brasileira; seus artigos e o livro foram considerados inovadores, estimulantes e complexos para a época. Mas Wanda morreu sem ter sua teoria totalmente validada. Referências WANDA DE AGUIAR HORTA BIOGRAFIA Revista enfermagem em novas dimensões (SCIELO) Lygia Paim Dias (1988). «A Influência da obra de Wanda de Aguiar na Enfermagem Brasileira» (PDF) Sandra Maria Bastos Pires (1988). «Fragmentos da trajetória pessoal e profissional de Wanda Horta» (PDF)

↑ Wanda de Aguiar Horta — Biography ↑ Wanda de Aguiar Horta - Vida e Obra...


Similar Free PDFs