1.Resumo- Estágio básico e observação psicológica PDF

Title 1.Resumo- Estágio básico e observação psicológica
Author Bruna Vasconcelos
Course Psicologia Organizacional
Institution Universidade Metodista de São Paulo
Pages 6
File Size 108.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 7
Total Views 135

Summary

Download 1.Resumo- Estágio básico e observação psicológica PDF


Description

Resumo- Estágio básico e observação psicológica O que a psicologia busca? Investiga respostas e explicações. 

Psicologia o Ciência  Investiga  Sob olhares  Observação o Profissão  Proteção de serviço  Clínica  Organizacional  Consultório

Para observar é preciso saber o objetivo. Observar não é interpretar. Na ciência nada é obvio tudo deve ser demonstrado.

Breve histórico da observação Darwin em seus estudos (1872) como um dos primeiros pesquisadores a utilizar a observação em suas investigações. Darwin descreve expressões de: dor, choro, ansiedade, surpresa e medo- relacionando com o conhecimento de anatomia e fisiologia da sua época. O uso das técnicas observacionais alcançou seu apogeu nas décadas de 20 e 30. A partir da década de 50, os psicólogos do desenvolvimento começaram a utilizar amplamente o Método Observacional para o estudo do desenvolvimento da criança. A observação é a base do conhecimento científico. Observação é uma das etapas do método científico. Fundamentalmente, a observação consiste em olhar atenta e sistematicamente e registrar o que se observa- a observação consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação pode assumir várias formas e é ao mesmo tempo a mais antiga e a mais moderna dos instrumentos da ciência. Observação sistemática opõe-se á observação ocasional- esta t´pica do senso comum não obedece as regras e é afetada pela subjetividade das pessoas (não é considerada cientifica).

Resumo- Estágio básico e observação psicológica No entanto, a observação cotidiana pode levar á demonstração de fatos que inspiram importantes constatações posteriores. Foi no decorrer de uma observação ocasional, que Pavlov, ao estudar a digestão, descobriu o reflexo condicionado, verificando a existência de secreção nos animais que não eram provocadas exclusivamente por processos bioquímico. Porém, quando se investiga em Psicologia, a observação utilizada é sistemática. A característica mais importante da observação é o estudo do comportamento natural. A observação é um método muito utilizado na Psicologia, especialmente no estudo das interações. A observação é usado por todos nós na medida em que necessitamos dela para orientar nosso comportamento em termo gerais atendendo as exigências de um ambiente social de aprendizagem, de trabalho, etc... Para observarmos cientificamente faz-se necessário o que denomina de treino especifico e que atenta as exigências de sistematização e de objetividade. Na observação cotidiana nós não utilizamos de nenhum critério previamente estabelecendo e não existe a preocupação de selecionar aspectos do fenômeno a ser observado. A observação como instrumento de investigação deve seguir uma sistematização e deve estabelecer o(s) objetivo(s), que por sua vez vai(vão) determinar os aspectos relevantes acerca do fenômeno. Assim a observação é utilizada para coleta de dados de campo e da situação ambiental, a observação tem uma longa história no contexto da Psicologia, sendo hoje consideração como um processo imprescindível na investigação psicológica. A característica mais importante da observação é o estudo do comportamento natural.

Coleta de dados 



A observação como instrumento tem como objetivo descrever o Comportamento o Eventos o Fenômenos, etc Na coleta de dados a observação não busca os porquês.

Método observacional A pesquisa observacional é um método por si só, porém pode estar em congruência a outros métodos. Todo ato de observação pode ser entendido e sustentado por um ponto de vista teórico.

Resumo- Estágio básico e observação psicológica Os posicionamentos teóricos pelos quais os métodos observacionais caminham, orientam os pesquisadores quanto ao que observar, norteiam a atenção e configuram o significado que se atribui ao que se observa. Basicamente, o interesse dos pesquisadores que fazem uso do método observacional é observar como os indivíduos se comportam e buscam compreender porque eles se comportam de uma dada maneira. A observação pode ser encarada como um caminho ativo, no qual o que observamos é norteado pela teoria a qual fazem uso na pesquisa. O método observacional possui um longo relacionamento com a pesquisa psicológica. Sieva (2003) utilizou o método observacional para estudar as interações entre crianças com Sindrome de Down e seus familiares. Medeiros, Fernandes e Pimentel (2008) estudaram os efeitos de um procedimento de ensino computadorizado em alunos em processo de aquisição da leitura e escrita por equivalência. Siena e Rodrigues (2007) estudam a relação aversiva entre mãe e filho com histórico de mal tratos infantis. Fernandes e Britto (2007) observaram os comportamentos dos médicos em relação ás categorias funcionais da ação médica de informar o paciente para a transmissão, e não transmissão do H diferente V. Para se ter certeza a respeito dos dados de observação- costume se usar 2 ou mais observadores para que registrem o comportamento de um mesmo sujeito, ou seja, eles observam os mesmos fatos, mas trabalham independentemente. Após esta etapa, os dados registrados são comparados para que se possa verificar em que medida há concordância entre os observadores. Para se obter uma análise do comportamentos são necessários que sejam utilizados os registros de unidades morfológicas e funcionais. Muitas pesquisas descrevem categorias de comportamento segundo os critérios funcionais e morfológicos.

Observação cientifica   

Sistemática Observação planejada em função de um objetivo que nós definimos Não atribui finalidade. Ambiguidade, busca precisão

Observação cotidiana 

Assistemática (explorar para poder conhecer)

Resumo- Estágio básico e observação psicológica  

Objetivo é particular O interesse é seu, intencional

Observação exploratória  

Assistemática Controle observacional

Relato Cursivo 1. 2. 3. 4. 5.

Atenção ao objetivo Definição clara de quem é (são sujeitos (s)) Os eventos devem ser registrados separados na sequência em que ocorrem Indicar a sequencia do tempo de observação e o de registros Eventos concomitantes são registrados de forma a. S canta b. S anda 6. Duração de um evento enquanto outras ocorrem

Coleta de dados 

2 caminhos o Relato cursivo  Qualitativa  Após diversas sessões observacionais  Categorias o A priori o A posteriori o Categorias quantitativas  Registros  Evento  Duração  Intervalo  Amostragem de tempo

Categorias Agrupamento de informações de natureza semelhante. Exaustivas, sempre rever as categorias. As categorias outros devem ter no máximo 20%.

Relato cursivo Categorias

Indicadores

Frequência (contar por ação)

Registro de eventos (contar por categoria)

Resumo- Estágio básico e observação psicológica Comportamento emocional Relação interpessoal Movimentos físicos

Chorar, choramingar M entregar cobertor para D Queda, bater cabeça

1x

1x

2x

2x

3x

3x

Coleta de dados Relato cursivo, pra realizarmos as observações podemos optar por alguns caminhos: A escolha é feita em função do objetivo do estudo observacional. 1. Relato cursivo ou contínuo a. Pode ser i. Exploratório ii. Sistemático b. A técnica consiste dentro de um período ininterrupto de observação, registrar/descrever os eventos que ocorrem na situação, obedecendo a sequencia temporal em que os fatos acontecem. i. Consiste em descrever o que ocorre, no momento em que ocorre, na sequência em que os fatos ocorrem. ii. Utilizando linguagem cientifica- objetiva, clara e precisa c. É uma técnica de registro que poderá ser utilizada: em grupo ou em sujeito(s) único (observação focal ou sujeito focal). 2. Utilidade do registro cursivo ou contínuo a. É utilizado para levantarmos dados acerca do repertório comportamental do(s) sujeito(s) e das circunstancias ambientais. i. Em geral é feito na fase inicial de um trabalho de pesquisa. 3. Registro cursivo continuo a. Escrever utilizando observações quando necessário b. Iniciar o registro informando a localização do sujeito no ambiente e como ele se encontra c. Empregar verbos no tempo presente d. Registrar eventos sucessivos em parágrafos distintos e. Registrar eventos discreto, procurando não demonstrar que se está observando f. Não interferir na situação observada, permanecendo “neutro”  A observação é considerada cientifica quando: o É sistematicamente planejada o É registrada metodicamente o É sujeita a verificação e controles de validade e precisão 

o Serve a um objetivo formulado Questões éticas o Em que medida o observador tornará explicito o seu papel e o(s) objetivo(s) do estudo.

Resumo- Estágio básico e observação psicológica...


Similar Free PDFs