Aula Calçamento de Luvas PDF

Title Aula Calçamento de Luvas
Course Introdução a Enfermagem
Institution Universidade do Estado do Pará
Pages 5
File Size 278.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 19
Total Views 139

Summary

Aula sobre a técnica de calçar as luvas, em procedimentos hospitalares, da docente: Socorro Medeiros da Enfermagem...


Description

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE - CCBS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE EENFERMAGEM HOSPITALAR - DENH DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENFERMAGEM: SEMIOTÉCNICA DOCENTE: SOCORRO MEDEIROS 2ª AULA PRÁTICA: CALÇAMENTO DE LUVAS

1. DEFINIÇÃO: É o método de se colocar luvas com ou sem técnica asséptica. 2. OBJETIVOS: - Proteger o paciente de contaminação - Prevenir propagação de micro-organismos - Evitar infecção hospitalar - Proporcionar auto-proteção 3. MATERIAL NECESSÁRIO: - Luvas de procedimento ou - Luvas assépticas e/ou estéril 4. CONSIDERAÇÕES GERAIS: - É de responsabilidade de qualquer profissional da área de saúde calçar luvas para realização de procedimentos invasivos ou contaminados. - As Luvas possuem o tamanho pequeno, médio e grande quando se trata de luvas de procedimentos. E tamanhos 6,5/7.0 / 7.5/ 8.0 /8.5 /9,0 para luvas estéreis.

5. TIPOS DE LUVAS: - Luvas de Procedimentos não Estéreis ou Descartáveis: Em geral podem ser usadas em ambas as mãos com facilidade (ambidestras) é de menor custo, são geralmente suficientes para os objetivos das normas de biossegurança. Usadas na: Coleta de Sangue; Urina; Secreções e Punção Venosa, Montagem de circuito de ventilador, Aspiração de Cânula Endotraqueal e Coletor de Secreção de cânula.

- Luvas Cirúrgicas Estéreis: São indicadas para o uso em técnicas assépticas, tais como: cateterismo Umbilical e vesical, Procedimentos Cirúrgicos, Punção para obtenção de liquor pleural, Transfusão de Sangue, Drenagem torácica, Intubação Endotraqueal, Flebotomia, Punção Arterial e Venosa Central.

- Luvas de Borracha Anti-derrapantes: São utilizadas para a limpeza de Instrumental e Superfícies contaminadas, por serem mais grossas e resistentes.

- Luvas de Amianto: utilizadas no manuseio do Aparelho de Autoclave.

- Luvas Atoalhadas: utilizadas no Banho no leito

6. RAZÕES PARA USAR LUVAS: - Reduzir a possibilidade de transmissão de doenças para o profissional de saúde. - Reduzir a possibilidade de que o Profissional torna-se portador de agentes Infecciosos de importância para os clientes. - Reduzir a possibilidade de transmissão de microrganismo, que não foram totalmente removidos através da limpeza das mãos para os clientes. 7. INDICAÇÃO PARA USAR LUVAS: - Qualquer procedimento cirúrgico - Parto vaginal - Procedimentos invasivos - Ao manipular sangue e outras feridas corpóreas. - Ao manipular mucosa ou pele não integra de todos os clientes. - Procedimentos em equipamentos ou superfícies contaminados com sangue ou outros fluidos corporais. - Venopunção e outros procedimentos de acesso vascular. - Cuidados Pós-morte. 8. COMPLICAÇÕES: - Imediatas: Contaminação ao calçar as Luvas: EX: Esbarrando-as na roupa do usuário. - Tardias: Repetição do Procedimento por encostar as luvas em superfícies contaminadas. 9. EXECUÇÃO DO PROCEDIMENTO:



Luvas Estéreis:

- Retirar relógio e anéis - Lavar as mãos - Abrir o invólucro externo e remover o invólucro interno, posicionando-o sobre uma superfície limpa - Levantar as bordas externas do invólucro interno e expor as luvas - Segurar com o polegar e indicador da mão direita, a dobra do punho da luva da mão esquerda, expondo a abertura da mesma ou vice-versa, levantando-a no ar; - Unir os dedos da mão esquerda na abertura apresentada, tracionando a luva com a mão direita, até colocá-la, sempre segurando na face interna da luva; - Introduzir os dedos da mão esquerda na dobra da luva da mão direita, na face externa da luva, com o auxilio do polegar expondo a abertura da mesma; - Unir os dedos da mão direita com a palma voltada para cima; - Colocar a mão direita, tracionando a luva com a mão esquerda, até colocá-la totalmente, inclusive o punho, evitando contaminação do polegar enluvado - Ajustar as luvas; - Manter as mãos unidas após colocar as luvas, na altura do tórax e longe do corpo. 

Luvas Descartáveis:

- Retirar as Luvas ambidestras da caixa de luvas, observando o tamanho. - Introduzir a mão direita “D” observando a técnica e depois a mão esquerda “E”. 10. PONTOS IMPORTANTES: - Desprezar as luvas quando houver rasgos, perfuração e contaminação - Desprezar as luvas imediatamente após o uso: não tocar em maçanetas, manivelas, prontuários, enquanto estiver com as luvas - Retirar as luvas de modo que a parte externa fique voltada para dentro - O Uso de Luvas não dispensa a lavagem das mãos antes e após do seu uso. - As Luvas devem ser trocadas após o contato com cada cliente, ou ainda durante o cuidado com o mesmo cliente, se houver contaminação com prováveis fontes de microrganismos (EX: Fezes, Pus, Secreções, e outros...) - O Uso de Luvas incorreto foi relacionado à infecção cruzada, especialmente quando a troca de luvas ou a lavagem das mãos é negligenciada. - Descartar as luvas sempre nas lixeiras com sacos de lixo branco leitoso para material contaminado...


Similar Free PDFs