Auriculoterapia, ansiedade e queda de cabelo PDF

Title Auriculoterapia, ansiedade e queda de cabelo
Course Estética
Institution Universidade FUMEC
Pages 3
File Size 166.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 28
Total Views 138

Summary

Trabalho autoral sobre a relação entre ansiedade e queda de cabelo, e como pode atuar a auriculoterapia nos casos...


Description

Auriculoterapia, ansiedade e queda de cabelo 1. Auriculoterapia A auriculoterapia é uma segmentação da acupuntura, que constitui parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, e foi oficializada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como terapia de microssistema. Há também a Auriculoterapia Francesa, desenvolvida mais recentemente na França, por Paul Nogier. Através da auriculoterapia, é possível tratar enfermidades funcionais e psicológicas. O tratamento consiste na estimulação de pontos específicos da região auricular, que de acordo com a medicina chinesa, refletem a atividade dos órgãos e membros do corpo inteiro, refletindo imediatamente quando há algum desequilíbrio ou desordem, sendo ele psicológico ou sistêmico. Apesar de se tratarem da mesma técnica terapêutica, as duas metodologias têm suas particularidades, e cada uma possui um mapa diferenciado da orelha com os pontos específicos a serem estimulados. Na escola chinesa existem aproximadamente 200 pontos auriculares de tratamento que estão localizados na face anterior e posterior da orelha, que interpreta a anatomia da orelha como um bebê dentro do útero, na posição contrária. Já na auriculoterapia francesa são utilizados 30 pontos reflexos. O processo se inicia com o posicionamento de agulhas ou pequenos grânulos de mostarda presos à pele por pedaços de esparadrapo, que quando pressionados, ativam fluxos energéticos, que atuam na homeostase corporal, e no processo de cura das enfermidades.

2. Desenvolvimento da queda capilar e sua relação com o stress Episódios frequentes de ansiedade podem causar alterações metabólicas e hormonais, que afetam todo o sistema homeostático do corpo, gerando inúmeras disfunções, como úlceras, insônia, problemas digestivos, e a queda de cabelo. O folículo piloso passa por três principais estágios no decorrer de seu desenvolvimento: fase anágena, fase catágena e fase telógena, com regeneração em sucessivos ciclos. No couro cabeludo normal a fase anágena dura de dois a sete anos, a catágena cerca de duas semanas, e a telógena aproximadamente três meses. (Audi el al, 2017 apud Brenner, 2011)¹. Quando em situação de alerta, seja por transtornos, ou até mesmo no período pós-parto, os cabelos entram em eflúvio telógeno, que se caracteriza pela eliminação dos fios de cabelo, e sua diminuição, pela necessidade do corpo de se proteger e manter alimentadas as partes do corpo que possam precisar mais de nutrientes. As diversas alterações geradas no corpo por episódios de ansiedade afetam a nutrição e irrigação no couro cabeludo, que provocam deficiência circulatória, causando o afinamento e queda dos fios. A queda pode se tratar também de problemas circulatórios, que impedem a oxigenação capilar, e falta de apetite, que afeta a nutrição corporal diretamente.

3. Efeitos da auriculoterapia sobre a ansiedade

As rotinas demandadas pelos modelos de trabalho e vivência da sociedade atual contribuem para uma existência agitada e grandes cargas de stress, que podem causar ansiedade e comprometimento da saúde. A ansiedade pode ser considerada como um “vago e incômodo sentimento de desconforto ou temor, acompanhado por resposta autonômica (a fonte é frequentemente não específica ou desconhecida para o indivíduo); sentimento de apreensão causado pela antecipação de perigo”(NANDA, 2013). Pode se caracterizar em ansiedade patológica quando se apresenta em maior intensidade e duração, proporcionalmente à situação que a originou (VASCONCELOS, 2008)². Os tratamentos para ansiedade em sua grande maioria se dão por tratamentos convencionais, sejam por meio de medicamentos prescritos ou terapia. Entretanto, com a popularização e eficácia da Medicina Chinesa, a acupuntura se tornou umas das alternativas mais conhecidas para tratamentos de disfunções corporais. Segundo MOURA et al (2014), 78,11% dos estudos analisados por bases bibliográficas do PubMed, LILACS, Science Direct e IBECS; publicadas nos últimos 10 anos, mostraram acupuntura auricular como uma intervenção eficaz para reduzir a ansiedade. Relacionada com o protocolo auricular descobriu-se que não há consenso entre os especialistas sobre o número de sessões, duração do tratamento e os pontos aplicados para a ansiedade. Apesar das opiniões divergentes, a auriculoterapia pode ser identificada como o método mais utilizado, sendo eles: a aplicação da técnica por meio de uma agulha (50%), unilateral (42,9%) em pontos Shenmen (64,3%) e relaxamento (28,6%), com estimulação manual (78,6%) e semanal (21,4%), com número variável de sessões utilizando para avaliar o efeito da técnica, o e os instrumentos de avaliação psicométrica de ansiedade (78,6%). Não há um ponto específico que pode ser trabalhado com relação à queda de cabelos e ansiedade, tudo depende do diagnóstico dado pelos terapeutas, e da anamnese realizada previamente. Os pontos mais recomendados a serem trabalhados, são de acordo com os efeitos colaterais que tem causado a queda, como o ponto da pressão sanguínea, localizado na parte superior interna da orelha, os pontos do estômago e do intestino grosso, que afetam a nutrição, os pontos do nariz e dos pulmões, que regulam a respiração e melhoram a oxigenação corporal, e os pontos relacionados à cabeça, que estão ligados aos pensamoentos e a forma de lidar com eles, localizados nos lóbulos. De acordo com o diagnóstico e a liberação, também podem ser trabalhados os pontos dos órgãos reguladores hormonais, como os rins, pâncreas e hipófise. 4. Conclusão A rotina atual na qual a sociedade se insere Figura 1: Pontos mais para sobreviver nela, que se dá por rotinas de comuns trabalhados na trabalho e estudos intensos, pode desencadear Auriculoterapia Chinesa. inúmeros transtornos e doenças, como a Fonte: Pinterest ansiedade, que possui efeitos colaterais muito conhecidos pela Medicina e Psicologia.

A auriculoterapia, que foi inclusive objeto de estudos científicos para testar sua eficácia, se mostra muito bem-sucedida no tratamento de tais transtornos, que aliadas à interdisciplinaridade para diagnóstico correto, traz soluções rápidas aos problemas supracitados.

5. Referências bibliográficas

1. AUDI, Camila et al. Desenvolvimento e mecanismo de ação da canície e queda capilar. Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e ArtísticaEdição Temática em Saúde e Bem estar, São Paulo, Abril 2017. 2.MARGIS, Regina et al. Relação entre estressores,estresse e ansiedade. R. Psiquiatr. RS, Rio Grande do Sul, Abril 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rprs/v25s1/a08v25s1. Acesso em: 11 abr. 2019. 3. MOURA, Camila de Castro et al. Efecto de la auriculoterapia sobre la ansiedad. Revista Cubana de Enfermería , Universidade Federal de Alfenas, 7 fev. 2015. Disponível em: http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/596/90. Acesso em: 12 abr. 2019. 4.AURICULOTERAPIA. Benfica, 2.sem ca.2010. Disponível em: http://www.medicinachinesapt.com/auriculoterapia.html. Acesso em: 13 abr. 2019....


Similar Free PDFs