Complexo do Quadril PDF

Title Complexo do Quadril
Course Cinesiologia
Institution Universidade Federal do Pampa
Pages 5
File Size 298.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 51
Total Views 150

Summary

Resumo completo sobre a cinesiologia do complexo do quadril...


Description

Quadril Artrocinemática em CCA: Flexão e Extensão: giro da cabeça do fêmur contra a cavidade acetabular. Abdução e Adução: rolamento e deslizamento para sentidos opostos. Rot, Interna e Rot. Externa: rolamento e deslizamento para sentidos opostos Artrocinemática em CCF: Flexão e Extensão: giro da cabeça do fêmur contra a cavidade acetabular. Abdução e Adução: rolamento e deslizamento para o mesmo sentido Rot, Interna e Rot. Externa: rolamento e deslizamento para o mesmo sentido

Ossos: Articulação sinovial e esferoide, possuindo 3 graus de liberdade de movimento. Período dos 0 aos 6 anos é importante para a formação dos ângulos do quadril e a centralização da cabeça do fêmur dentro da cavidade acetábular. Quanto melhor centralizada a cabeça do fêmur na cavidade acetabular, menor será o stress e menor será a propensão de lesão (osteoartrose) ou seja, será mais estável. Articulação com mais congruência que a GH. Cavidade acetabular: envolta por um anel de fibrocartilagem, aumenta a congruência. Fêmur: osso esponjoso= absorção de força nas trabéculas (sobreposição de treliças). Ele não é vertical, possui uma leve convexidade anterior. Colo do Fêmur: é uma região mais frágil pois há menos ou nenhuma sobreposição de treliças. Na criança a maior fonte de dor é a má formação dos ângulos do quadril. Os ângulos se formam ao longo do desenvolvimento infantil, a partir do movimento de ficar em pé e caminhar. Por isso crianças que não conseguem ficar de pé sozinhas precisam ser colocadas nessa posição.

Ângulo de Inclinação: vemos no plano frontal. Entre o colo e o corpo do Fêmur.

Coxa valga: pouca tomada de peso Coxa Vara: muita tomada de peso A coxa vara leva a um joelho valgo.

Ângulo de torção: se vê de cima

Sentar em W: coxa vara, joelho valgo e ângulo de torção mais anteriorizado. Mais comum ter a anteversão excessiva As alterações dos ângulos podem alterar o braço de alavanca dos músculos ali inserido.

ESTABILIDADE ARTICULAR Cartilagem cotiloide Cápsula Ligamentos  Transverso acetabular  Redondo da cabeça do fêmur

Estão tensionados em qualquer movimento.

 Ílio Femoral: tensionado na extensão e rot. externa  Pubo femoral: tensionado na abdução e alguns feixes na extensão  Ísquio femoral: tensionada na adução completa e rot. Interna (alguns feixes na extensão)

Todos ligamentos estão tensionados na extensão. E o Ilio, Pubo e Isquio estão relaxados na flexão. ] ____________________________________________________________________________________ Displasia Congênita de Quadril Problema no encaixe do fêmur no acetábulo. Colete de Pavlik: mantem o quadril da criança em flexão, abdução e rotação externa. Limita a extensão e adução e RI, pois essas situações deixa o quadril mais instável. Se mantém a criança nessa posição, porque é a posição de maior estabilidade do quadril, que tem menor tensão na capsula e tensão nos ligamentos. Insuficiência ativa: encurtamento do musculo agonista do movimento. Colocar o músculo em encurtamento para tirar a vantagem dele. Ex: Abdominal. Colocar os joelhos em 90º para encurtar o iliopsoas e trabalhar só a musculatura do abdome Insuficiência passiva: alongamento do musculo antagonista do movimento.

Basicamente, minha flexão de quadril (psoas, reto) é prejudicada se o o meu joelho está estendido (alongamento de isquios). Por isso flexão de quadril é favorecida com flexão de joelho.

Extensão de quadril (isquios e gluteo maximo) é prejudicada se o meu joelho está flexionado (alongamento do reto). Por isso pra extensão de quadril maxima se estende o joelho

RETROVERSÃO= MUSCULATURA DO ABDOMEM *a Abducção de um quadril em cca leva a abdução do quadril oposto em ccf

*A adução em um quadril em cca leva a adução do quadril oposto em ccf Rotação Ext em CCA: rotadores superficiais Rotação Ext em CCF: pelvetrocantéricos (profundos) Músculos...


Similar Free PDFs