DiferenÇas Entre Durkheim E Weber PDF

Title DiferenÇas Entre Durkheim E Weber
Author Aluna Exemplar
Course Teoria Sociológica
Institution Universidade Federal de São Paulo
Pages 3
File Size 124.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 77
Total Views 141

Summary

DIFERENÇA DE DURKHEIM E WEBER...


Description

Diferenças entre Durkheim e Weber

Enquanto Durkheim enfatizava a influência mensurável e objetiva nos indivíduos, Weber estudava os significados subjetivos que os indivíduos colocavam em seu próprio comportamento para compreender a sociedade. O método da sociologia de Durkheim eram os fatos sociais, que deveriam ser encarados como coisas, já que para Durkheim o cientista social deveria livrar-se de quaisquer pré noções e não ter qualquer relação individual/pessoal com seu objeto de estudo. Para Durkheim a sociedade determinava o indivíduo. O método da sociologia de Weber era a ação social que implica em uma concepção do homem como individuo ativo a partir de um processo de conexão valorativa do homem visando o real. Para Weber o sociólogo não necessitava se manter completamente distante de seu objeto de estudo ou não obter quaisquer relações com o mesmo apenas não deveria emitir juízos de valor em suas pesquisas. Weber acreditava que os indivíduos determinavam a sociedade e não o contrário como Durkheim colocava. Para Durkheim o modo que o homem age está sempre condicionado a sociedade e surge em um tríplice caráter exterior comportamentos que proveem da própria sociedade, coercitivos são impostos e os objetivos que independem dos indivíduos. Para Durkheim os fatos sociais possuem existência própria e independem de uma adesão consciente. Para Weber a sociedade como um eterno fluir um conjunto de acontecimentos que aparecem e desaparecem estando sempre em movimento devido a ação social. Ação Social. Para ele existe quatro tipos de ações sociais aquelas relacionadas a valores(racional), fins (racional) e as afetivas. Para Durkheim a Sociedade era um todo orgânico e interligado e com essa visão acreditava que a quebra da coesão social, das regras ocasionava em conflitos chamados de anomias como se fossem doenças. Para Weber os conflitos surgem e devem ser entendidos pelos indivíduos e não é algo que fere o todo.







Durkheim concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias. O Estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos, à exemplo disso, teríamos a Educação Pública. E a intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita por canais como jornais de imprensa livre. Max Weber teve como objeto de pesquisa ou inspiração teórica a análise da estrutura política alemã. A concepção de Estado para Weber estaria relacionada ao controle do poder estatal por uma burocracia militar e civil. Para Weber o Estado é: "Uma relação de homens dominando homens, mediante violência considerada legítima". Para Weber há 3 formas de ação social: Tradicional, a Carismática e a Legal MOMENTO EM QUE WEBER SE APROXIMA DE DURKHEIM Eles não se aproximam, mas Weber concorda com Durkheim falando que as leis e regras são importantes, mas se afasta dele falando que nem tudo pode ser respeitado pela lei, alguma coisa foge do controle.

Weber

Função da sociologia

Investigar o sentido da ação Explicar a sociedade; encontrar social e ressaltar os elementos soluções para a vida social; mais gerais de cada fase do comparar sociedades processo histórico daquela sociedade Não trabalha categoria.

Fato social

Ação social

Relação social

Instrumento de análise

neutralidade

Indivíduo

sociedade

Durkheim

com

esta Fruto de coerção social e da relação mecânica ou orgânica, dependendo do estágio social em que a sociedade se encontra. Independe do que os sujeitos pensam; deve ser encarado como coisa: coerção social, exterior ao indivíduo, generalização Tem origem no indivíduo; é Não trabalha com essa categoria. resultante da interdependência entre os sentidos das diversas ações sociais. Conduta humana dotada de sentido que realiza um objetivo, o envolvimento dos demais atores na mesma ação cria uma interdependência das ações, o que confere o caráter social. O sentido das ações sociais Resultante das interações deve ser compartilhado por um inerentes ao tipo de grupo que atua de forma solidariedade desenvolvida mutuamente coordenada. naquela sociedade. Tipo ideal; método de reflexão; Espécies sociais; objetividade; indeterminismo histórico estatísticas, determinismo histórico. Existe certa parcialidade na O cientista deve evitar qualquer análise sociológica. Embora a parcialidade e envolvimento objetividade deva ser emocional.O mesmo modelo das perseguida (método ciências naturais compreensivo) Tem significado e O indivíduo é subordinado pela especificidade.Asações sociais sociedade.Condicionado pela dos indivíduos interagindo dão consciência coletiva a dinâmica da vida social. É fruto do desenvolvimento É um organismo, como tal é histórico e cada qual tem suas evolutivo, indo da horda ao especificidades resultantes da capitalismo, indiferente ao cultura e ações praticadas momento histórico....


Similar Free PDFs