Exercicios - bioquimica dos carboidratos PDF

Title Exercicios - bioquimica dos carboidratos
Course Bioquímica Nutricional I
Institution Universidade do Vale do Taquari
Pages 4
File Size 136.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 92
Total Views 143

Summary

Exercícios de tema estudado na disciplina de Bioquímica Nutricional...


Description

EXERCÍCIOS – BIOQUÍMICA DOS CARBOIDRATOS 1. É considerada a fórmula básica de um carboidrato: a) C2nHnOn b) CnH2nOn c) CnHnO2n 2. Cite 4 funções dos carboidratos.

3. Algumas reações fragmentam moléculas orgânicas complexas e ricas em energia, originando moléculas mais simples e pobres em energia como dióxido de carbono, água e amônia. O conjunto dessas reações caracteriza: a) o anabolismo como o processo básico. b) o catabolismo como o processo básico. c) o catabolismo como síntese de moléculas variadas. d) a homeostase como o processo de fragmentação de moléculas. e) a homeostase como o processo de síntese de moléculas simples. 4. Como podem ser classificadas as oses? Cite um exemplo de cada:

5. Qual a estrutura que está deslocada em relação a duas oses epímeras? a) a hidroxila b) o carbono anômero c) a cetose d) o aldeído 6. Os açúcares complexos, resultantes da união de muitos monossacarídeos, são denominados polissacarídeos. a) Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal.

b) Indique um órgão animal e um órgão vegetal, onde cada um destes açúcares pode ser encontrado.

7. São substâncias usadas preferencialmente como fonte de energia: a) fosfolipídios e esteróides. b) glicerídeos e polissacarídeos, como o amido. c) proteínas e glicerídeos. d) cerídeos e esteróides. e) carotenóides e polissacarídeos, como a celulose 8. Qual dos alimentos a seguir tem função basicamente energética? a) mel b) bife c) cenoura d) sal e) ovo 9. Se celulose e amido são polímeros de glicose, por que possuem funções distintas?

10. O que é uma ligação glicosídica? Quais são as moléculas envolvidas nesse tipo de ligação?

11. Ao beber uma solução de glicose (C6H12O6), um corta-cana ingere uma substância: a) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. b) inflamável que, queimada pelo organismo, produz água para manter a hidratação das células. c) que eleva a taxa de açúcar no sangue e é armazenada na célula, o que restabelece o teor de oxigênio no organismo.

d) insolúvel em água, o que aumenta a retenção de líquidos pelo organismo. e) de sabor adocicado que, utilizada na respiração celular, fornece CO2 para manter estável a taxa de carbono na atmosfera. 12. Complete a frase: “Quando ____________________ do carbono mais afastado do grupo________________________ ou ________________________ está escrito à direita denomina-se _____________________ e quando está mais à esquerda denomina-se ____________________________” 13. Sobre a ciclização das oses, cite os dois tipos de anéis que podem ser formados, assim como o número de carbonos presente em cada um deles. Qual a outra molécula, além dos caboidratos, envolvida na ciclização?

14. Idenfique quais são as 3 oses abaixo:

15. Qual a diferença entre uma ligação alfa e uma ligação beta?

16. Defina osídeos e determine as suas classificações, dando um exemplo de cada uma:

17. Especifique quais os monossacarídeos que formam respectivamente SACAROSE, LACTOSE E FRUTOSE.

18. Escreva V ou F: Os monossacarídeos, unidades constituintes dos oligo e polissacarídeos, são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas com três ou mais átomos de carbono na molécula e são solúveis em água. O gliceraldeído, a menor das aldoses, é a referência para a denominação dos estereoisômeros de monossacarídeos, porque possui um átomo de carbono assimétrico, o que permite que esse composto exista na natureza, nas formas D que é destrógiro ou L que é levógiro. Os monossacarídeos podem ocorrer, na natureza, em formas cíclicas resultantes da reação intracadeia entre a hidroxila ligada ao carbono 1 e o grupamento aldeído ou cetônico presentes na molécula. O adoçante mais comumente usado para adoçar o café diário é a sacarose, extraída da cana, que é um dissacarídeo não redutor, formado pela ligação entre os carbonos anoméricos de um resíduo de galactose e um de glicose. A lactose, o açúcar do leite, é um dissacarídeo com ligação glicosídica (alfa 1,4), que, após ser hidrolisado pela enzima a-amilase, presente na saliva, libera dois resíduos de glicose. A celulose, com ligação glicosídica beta 1,4 e o amido com ligações alfa 1,4 e alfa 1,6 são polissacarídeos formados por unidades de glicose presentes em células vegetais, desempenhando função biológica estrutural e de reserva energética, respectivamente.

19. A molécula apresentada é: a) a-glucofuranose b) β-glucofuranose c) a-glucopiranose d) β-glucopiranose

20. As duas moléculas apresentadas são: a) enantiómeros b) diasteroisómeros c) epímeros d) cetoses...


Similar Free PDFs