Fichamento do Filme - O Enigma de Kaspar Hauser PDF

Title Fichamento do Filme - O Enigma de Kaspar Hauser
Course Psicologia da Educação I
Institution Universidade Federal de Lavras
Pages 3
File Size 141.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 54
Total Views 121

Summary

Este arquivo apresenta os aspectos mais relevantes sobre o filme em questão, importantes para o estudo das características psicológicas....


Description

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA GDE103 – Psicologia da Educação I

Ficha de Observação do Filme: “O Enigma de Kaspar Hauser”

Ficha técnica 1. 2. 3. 4. 5.

Nome do filme: O Eni Enigm gm gmaa d de e KKaasp spar ar H Haus aus ause er Autor do filme: Wer Werner ner H Herzo erzo erzogg Diretor: Werne Wernerr Her Herzog zog Local onde foi produzido: Nur Nure e mb mberg, erg, Alem Alemanh anh anhaa (1 (1974 974 974). ). Nome de 3 principais atores:

Bru Bruno no Sau Saue e r (Kaspar Hauser), Hans Mu Mussäu äuss (Homem Desconhecido), Wal Walte te terr LLaa de dengast ngast (Professor Daumer)

6. Sinopse do filme: Trata-se da história de um menino que foi criado dentro de um pequeno quarto até os seus 16 anos de idade, sem manter contato com outras pessoas. Um dia, em 1828, ele é deixado na praça da cidade de Nuremberg, Alemanha, por um homem desconhecido. As pessoas o adotam. À medida que, vai se socializando e se familiarizando com os hábitos humanos, ele passa a demonstrar comportamentos diferentes e uma grande inteligência. Falece aos 21 anos, quando sofre um fatal golpe de punhal por um homem desconhecido, sendo este apontado como o seu próprio pai. Algumas pessoas começam a investigar sua origem e sua história fica envolta em lendas.

Análise dos personagens 1. Descreva 3 personagens do filme destacando as suas características mais marcantes. Kaspar Hauser: Ele era estranho, gentil, carinhoso e ingênuo, não machucava sequer um inseto. Por ter sido mantido aprisionado em um quarto sem contato com outro ser humano, animais ou objetos diferentes de seu cavalo de madeira e suas tigelas de comida e água até os seus 16 anos, sofreu maus tratos e apresenta tais características, como: confundia o real com o sonho, sentia medo das emoções vividas em seus sonhos e no mundo presente, ou seja, para ele, a relação entre coisa e significado era direta. Não entendia como o mundo funcionava. Homem Desconhecido: Aparentava ser um pobre trabalhador de meia idade, possuía filhos para criar e estava criando Kaspar às escondidas atendendo ao pedido de sua mãe. Desde então,

Kaspar foi mantido em cativeiro, no qual este senhor que sempre usava traje preto e um chapéu, ensinava-o a escrever o próprio nome e a soletrar algumas palavras, o mantinha a pão e água. Este homem parecia ser rude. Professor Daumer: Tratava-se de um professor universitário de boa reputação na área educacional e filosófica e que recebeu a guarda de Kaspar. Ele o ensinou a ler, escrever, falar o alemão e tocar piano.

Análise da postura das pessoas que influenciaram o processo educacional de Kaspar Hauser. Identifique no decorrer do filme 3, pessoas que você considera que influenciaram o processo educacional de Kaspar Hauser e faça uma relação com os eixos epistemológicos estudados em sala e com a teoria de Vygotsky. O homem desconhecido, a família do guarda da prisão e o professor Daumer podem ser considerados os responsáveis pelo processo de aprendizagem de Kaspar, o qual viveu no isolamento durante dezesseis anos e somente sabia escrever o seu nome e pronunciar algumas palavras ensinadas pelo seu cuidador. A partir do momento em que foi deixado na praça da cidade de Nuremberg, Alemanha; teve início o seu processo de socialização, quando então, ficou sob os cuidados da família do guarda da prisão. Posteriormente, seu processo de socialização avançou quando então, o professor Daumer o toma como tutor, e ele passa a compreender melhor o mundo a sua volta a partir do momento em que consegue assimilar a representação dos objetos com o seu respectivo significado, que também se deu durante a sua interação com o meio social. Porém, apesar do processo de socialização pelo qual Kaspar passou, não foi o suficiente para que ele se adaptasse à nova vida, uma vez que ele sentia-se mais feliz enquanto vivia no isolamento, ou seja, a nova vida que lhe impuseram não lhe fazia nenhum sentido, pois sabia que era considerado uma aberração. Enfim, Kaspar apenas teve a infelicidade de ter vivenciado o positivismo negativo da época, na qual os valores éticos e morais foram deixados de lado sendo substituídos pela alusão ao egocentrismo de uma sociedade mesquinha e preconceituosa.

Questões para debate: 1. Qual a relação do filme com as temáticas estudadas em sala de aula.

A relação existente é que todos os conceitos trabalhados no decorrer do semestre, como: inatismo, empirismo, associacionismo, behaviorismo, interacionismo, bem como as teorias psicogenéticas na disciplina, foram enfocados no referido filme. 2. O processo educacional de Kaspar apresentado no filme tem aspectos parecidos com a Escola Básica brasileira, atualmente? Em quais aspectos? Sim. Devido à falta de estrutura e investimentos nas escolas por parte dos governos e também devido às condições sociais da população de baixa renda, muitas crianças, jovens e adultos, sabem apenas assinar o próprio nome, e na maioria das vezes, não sabem escrever e muito menos ler.

3. Qual ou quais informações você já adquiriu em nossas aulas que ajudaram na interpretação do filme? O filme não é difícil de interpretar, porém, conhecendo um pouco mais sobre os eixos epistemológicos (associacionismo, behaviorismo, inatismo, empirismo e interacionismo) bem como as correntes filosóficas e os precursores referentes a elas, como: Piaget, Wallon e principalmente Vygotsky, tornam a compreensão ainda mais fácil.

4. Destaque para as cenas mais importantes. Justificando. A cena em que Kaspar balança o bebê e a mãe o coloca em seus braços para que o segure e ele se emociona. Trata-se de uma cena tocante, pois Kaspar se sentia rejeitado por todos, e isso mostra o quanto ele se sentia só, precisava de amor e carinho e principalmente de uma família. A cena em que Kaspar é exposto para toda a cidade como uma animação de circo. Também é uma cena marcante, pois retrata o caráter mesquinho de uma sociedade preconceituosa. A cena em que o professor Daumer ensina Kaspar a tocar piano, pois é o momento em que ele se sente feliz em saber que pode apreender algo que o faça bem e que não se sinta como um estranho. A cena em que Kaspar é assassinado precocemente com um golpe de punhal. Esta cena retrata bem o quadro negro da nossa insana realidade, pois nem sempre a verdade é bem vista e aceita aos nossos olhos, ou seja, quando há algum obstáculo no caminho, o melhor a se fazer é eliminá-lo....


Similar Free PDFs