Órtese cervical PDF

Title Órtese cervical
Author Kurosaki Ichigo
Course Órteses e proteses
Institution Universidade Tiradentes
Pages 3
File Size 61.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 18
Total Views 138

Summary

Professora: Catarina Andrade, aula de órteses e próteses. Nesta anotação fala-se sobre as órteses cervicais...


Description

Órtese cervical    

Coluna cervical: Segmento mais móvel Rotação com amplitude de 160 (principalmente entre c1 - c2) A coluna cervical permite realizar flexão e extensão em todos os níveis (principalmente entre c5-c6) Flexão lateral mais baixo (c3-c7)

As órteses cervicais estão dividos em:    

Colar cervical sem apoio mentoniano Colar cervical com apoio mentoniano Colar cervical com apoio occipito-mentoniano-toracico. Colar cervical com halocraniano

Colocar cervical sem apoio mentoniano Colar cervical macio     

Espuma poliuretano Fecho com velcro Age como uma gola alta Efeito subjetivo (o paciente deve manter a coluna imóvel voluntariamente) Indicação: Espasmo e dor muscular leve

Colar cervical com apoio mentoniano Colar cervical tipo Thomas   

 

Órteses cervicais mais rígidas (não tão moveis) Material termoplástico (plástico também) Maior suporte a cabeça e menos mobilidade o Imobiliza mais a região cervical o Impedi a flexão cervical Restringe a flexão, um pouco da inclinação lateral, um pouco da rotação e extensão (pouca mobilidade). Pode ser indicada para faturas em que tenha uma restrição flexo cervical

Colar cervical com apoio occipito-mentoniano-toracico. Colar cervical Philadelphia com ou sem orifício 

 

Diminui consideravelmente a mobilidade da coluna cervical o Muito utilizado nos casos de acidentes, utilizados para diminuir a mobilidade da vitima. Materiais flexíveis com reforço (com espuma) ou materiais rígidos (como metais ou termoplásticos) Apoio no membro, no tórax e no occipital.

Colar cervical semirrígido com apoio Colar cervical Philadelphia com ou sem orifício 

Também conhecido como colar cervical philadelphia

   

Espuma de plastazote com reforço anterior e posterior em polipropileno Duas peças bivalvadas Promove grande estabilidade cervical Indicações: Torcicolos; traumatismo; artroses; artrites; afecções da coluna cervical.

OBS: No entanto, para os casos de torcicolos ou apenas uma dor muscular, não seria prescrita para o paciente o philadelphia, mas no caso do individuo possuir esse colar cervical, ele pode ser utilizado. OBS: O colar cervical Philadelphia possui com e sem o orifício com as mesmas indicações. Com orifício serve para pacientes traqueostomizados. Colar cervical semirrígido 

A única diferença entre esse e o de acima citado e que este traz um apoio na região torácica anterior, ou em anterior e posterior.

Colar cervical semirrígido do tipo Four poster   



Oferece maio rigidez, mais estabilidade e controla da coluna cervical. Possui hastes que apoiam o membro o Tanto na região anterior quanto posterior Ajustável na altura o Sendo este o seu grande diferencial, a regulagem da altura para deixar mais em flexão ou mais na posição neutra. Está indicado para fraturas cervicais baixas (C5,C6,C7)

S.O.M.I (Sternal Occipital, Mandibular Imobilization) Colar cervical do tipo S.O.M.I   



Haste metálica e almofadas de apoio em região da mandíbula inteira, occipto, esterno e tórax. Instabilidade cervical alta Grande vantagem: Pode ser adequada ao paciente no leito, com um mínimo de movimentação e é considerada como de eficiência grau 5 nas funções de descarga, limitações de flexão e rotação da coluna cervical. Efetivo para restringir a flexão dos segmentos cervicais nos segmentos altos da coluna cervical.

A diferença do SOMI para o four pôster é que: O four pôster possui parafusos para o ajuste da altura e não mobiliza a mandíbula inteira, já o SOMI mobiliza a mandíbula a inteira, alem de suas indicações, sendo o four pôster para fraturas baixas e o SOMI para fraturas altas. Tabela Colar mole: Colar cervical macio restringe: 5-10% de flexão e extensão, 5-10% de inclinação lateral. Colar duro: Thomas e philadelphia restringem: 75% de flexão e extensão, 75% de inclinação lateral, 50% rotação. Colar com apoio no ombro: Four pôster e S.O.M.I restringem: 90-95% de flexão e extensão, 9095% de inclinação lateral e 90-95% de rotação.

Halotração: Não há movimentação Órteses cervicais (colar cervical)  

Objetivos: Suporte e imobilização Classificação: Convencionais e não convencionais

Halo tração    

Necessita de técnica invasiva para fixação esquelética. Indicada para fraturas cervicais altas (processo odontóide ou C1) Tempo de uso em torno de três meses até o osso consolidar Bloqueia tudo, movimentação zero, pois está fixado dentro do osso. o Frontal, occipital, esterno e apoia no ombro.

OBS: Halo significa cabeça, pegou a cabeça é basicamente um “halo”....


Similar Free PDFs