Preparo Cavitário Classe III PDF

Title Preparo Cavitário Classe III
Course Dentística Restauradora
Institution Universidade Castelo Branco
Pages 4
File Size 352.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 94
Total Views 157

Summary

Preparo Cavitário Classe III...


Description

C.N Odontologia

FORMA DE CONVENIÊNCIA ⟹Anestesia; devemos anestesiar o paciente antes de iniciar, em superior terminal infiltrativa e em inferior podemos fazer bloqueio; ⟹Profilaxia: pasta oil free, com óleo toda a superfície fica coberta de óleo e interfere no condicionamento e etc; ⟹Seleção de cor da resina composta: verificar a cor com dente e escala úmidos e luz natural se possível, a coroa dental não tem uma cor só, 2mm na cervical é mais escura, terço médio outra cor e borda incisal, outra; »Se está em dúvida, colocar duas pequenas porções de duas cores na superfície vestibular e polimeriza, para ver qual se adapta; »Isolar antes;

⟹Isolamento Absoluto do Campo Operatório (Técnica de Ryan – visão do campo operatório): de primeiro PM a segundo PM; »Coloca a borracha antes nessa técnica, arco e depois o grampo em primeiro PM.

⟹Afastamento dentário: Imediato, na mesma consulta. Mediato, instala a borracha e um ou dois dias depois o paciente vai para remover;

⟹Proteção do dente vizinho com matriz metálica e cunha de madeira

ABERTURA CAVITÁRIA FORMA DE CONTORNO

E/OU

⟹São executadas com pontas diamantadas esféricas (1011,1013,1014 do Kit Cescage, depende do tamanho da lesão escolhemos a fresa) ou com fresas esféricas do nº 1 ao 4 em alta rotação, de acordo com o tamanho da lesão; ⟹Todo esmalte cariado, desmineralizado e/ou manchado deve ser removido nesta etapa (manchas brancas, marrom ou escuras quase pretas). A ponta diamantada 1016 deve ser utilizada somente na remoção de restaurações de resina insatisfatórias grandes.

Classee III Forma de Contorno – Class estritamente proximall estritam ente proxima ⟹Em preparos de Classe III estritamente proximais, a 1ª opção para acesso ao tecido cariado é o afastamento dentário imediato, através de cunhas de madeira ou Afastador Mecânico de Elliot. Caso a 1ª opção não permita um acesso conveniente ao tecido cariado, devemos acessá-lo cortando esmalte da face P (Forma de Conveniência).

Pergunta de prova (acesso por palatina): Nesse caso abertura com 1013, acesso por palatina, quando o paciente começa a escovar os dentes com pastas abrasivas, riscam a superfície da resina, superfície áspera fica susceptível a manchamento vai incomodar na estética; |Caso observasse diastema, usar afastamento mediato ou imediato;

⟹Instalação de anel elástico com auxílio de duas alças de fio dental, afastamento mediato;

⟹Anel elástico esticado e pressionado no sentido incisogengival.

Afastamento Imediato ⟹Duas pontas na região cervical; ⟹Aparelho de Elliot deve ser usado com cuidado para não causar lesões nas fibras periodontais;

⟹Espaço obtido pela ação do anel após 48 horas; ⟹Uma cunha deve ser instalada imediatamente após a remoção do anel elástico;

REMOÇÃO DA DENTINA CARIADA Cavidades marcadas no manequim de dentes naturais

Caso clínico com afastamento mediato

»Cárie classe III em proximal;

⟹É executada com fresas esféricas em baixa rotação do nº 1 ao 4 (em dentes anteriores), de acordo com o tamanho da lesão. Remove-se dentina cariada do centro para a periferia da cavidade. Com os escavadores de dentina complementa-se a remoção do tecido cariado. Se for necessário, fazse a proteção do complexo dentinapolpa, de acordo com a profundidade cavitária. ⟹Sempre do centro para a periferia;

»Utiliza-se fresa esférica 2 em baixa rotação – acesso por distal.

@c.n.odontologia

⟹A dentina cariada amolecida superficial pode ser removida com escavadores de dentina de tamanho compatível com a lesão, movimentando do centro para a periferia para evitar exposição pulpar. ⟹A dentina cariada endurecida deve ser removida com fresa esférica carbide em baixa rotação do nº 1 ao 4, com movimentos intermitentes e intercalando com jatos de água para refrigeração. ⟹Pode-se reutilizar os escavadores se estiver próximo à polpa.

PROTEÇÃO PULPAR ⟹É executada de acordo com a profundidade cavitária: »Cavidades Rasas: Sistema Adesivo; »Cavidades Médias: Sistema Adesivo; »Cavidades Profundas: Cimento de hidróxido de Cálcio (exclusivamente em cavidades com parede Gengival em esmalte) + Cimento de Ionômero de Vidro (associado ao Ca(OH)2 em cavidades com parede G em cemento) + Sistema Adesivo; »Cavidades com Exposição Pulpar: Pó P.A. ou Pasta de Hidróxido de Cálcio + Cimento de hidróxido de Cálcio (exclusivamente em cavidades com parede Gengival em esmalte) + Cimento de Ionômero de Vidro (associado ao Ca(OH)2 em cavidades com parede G em cemento) + Sistema Adesivo.

LIMPEZA CAVITÁRIA ⟹Se houver necessidade da aplicação de cimento de hidróxido de

cálcio para proteção pulpar, em cavidades profundas, deve-se aplicar previamente clorexidina a 2% por 3 minutos, sendo 20 segundos de forma ativa, ou seja, esfregando a clorexidina com microbrush. Caso a cavidade apresente profundidade média ou rasa não é necessária a clorexidina, apenas o condicionamento com ácido fosfórico irá promover a limpeza cavitária (remoção do Smear Layer e Smear Plug). ⟹Previamente à proteção do Complexo Dentino-Pulpar devemos executar a limpeza cavitária: »Cavidades Rasas: Clorexidina ou Condicionamento Ácido com Ácido Fosfórico a 37%, clorexidina não se faz necessária apenas se tiver sangue na cavidade; »Cavidades Médias: Idem anterior; »Cavidades Profundas: Clorexidina ou solução/suspensão de Hidróxido de Cálcio; »Cavidades com Exposição Pulpar: Clorexidina (forma passiva) ou Solução ou Suspensão de Hidróxido de Cálcio. Não colocar agua do equipo.

FORMA DE RESISTÊNCIA ⟹Remoção dos prismas de esmalte sem suporte ou regularização das margens da cavidade através de recortadores de margem gengival (28 para distal e 29 para mesial), especialmente na parede G. Se os prismas sem apoio não forem eliminados podem fraturar durante a polimerização da resina.

FORMA DE RETENÇÃO ⟹Em preparos para resina composta a retenção é dada pelo condicionamento ácido e aplicação do adesivo.

@c.n.odontologia

ACABAMENTO DAS PAREDES DE ESMALTE ⟹Deve-se executar um bisel no ângulo cavo superficial da face V, com ponta diamantada 1190 (ponta de lápis) ou 2200. O bisel não deve se estender próximo à parede G, devido à menor espessura do esmalte nesta região; ⟹Mascarar a linha de término; ⟹Só em vestibular, pois a questão é estética; |Se a cavidade se estender demais para G, o esmalte está bastante fino, melhor não fazer o bisel.

FORMA DE CONVENIÊNCIA ⟹Uso do isolamento absoluto do campo operatório, além do acesso preferencial por P em lesões cariosas de classe III estritamente proximais constituem-se em forma de conveniência.

CLASSE III COMPOSTA NO DENTE 21 MP

⟹Forma de Contorno com esférica nº 2 em alta rotação;

fresa

⟹Remoção da dentina cariada em baixa rotação (fresa nº 2);

@c.n.odontologia...


Similar Free PDFs