Resumo da ovogênese PDF

Title Resumo da ovogênese
Author Melissa Tauani
Course Do tecido aos sistemas
Institution Universidade do Vale do Paraíba
Pages 7
File Size 477.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 4
Total Views 143

Summary

Resumo sobre o processo de ovogênese....


Description

Ovogênese:

Tópicos de pesquisa: • Fisiologia; • Fase de multiplicação, crescimento e maturação; • Relação hormonal. Fisiologia: Ovogênese O processo de Ovogênese, que ocorre no ovário da mulher, resulta na formação do gameta feminino.

A Ovogênese pode ser dividida em três etapas básicas: período de multiplicação, período de crescimento e período de maturação.

→ Período de multiplicação: ocorrem sucessivas mitoses nas células precursoras dos gametas femininos, chamadas de ovogônias (2n). Essas divisões, que acontecem no epitélio germinativo do ovário, ocorrem no início da fase fetal, indo aproximadamente até o terceiro mês de vida.

→ Período de crescimento: No período de crescimento, as ovogônias começam a acumular substância de reserva (vitelo) e aumentam em volume. Nessa etapa, elas passam a ser chamadas de ovócitos primários ou ovócitos I (2n).

→ Período de maturação: No período de maturação, se da o início do processo de meiose, porém não se completa e os ovócitos primários estacionam na prófase I. A meiose continuará apenas

após estimulação do hormônio FSH (hormônio estimulante do folículo), que ocorre na puberdade.

O ovócito primário continua a divisão I da meiose e produz o ovócito secundário ou ovócito II (n) e o primeiro glóbulo polar ou glóbulo polar I (n). O ovócito secundário, que é a célula lançada no momento da ovulação, começa a segunda divisão da meiose, mas o processo é inibido na metáfase II. Caso não ocorra o encontro do espermatozoide com o ovócito secundário, ele se degenera aproximadamente um dia após sua liberação. Ocorrendo a fecundação, a meiose completa-se e é liberado o segundo glóbulo polar ou glóbulo polar II (n).

Na espécie humana, via de regra, a cada ciclo menstrual apenas um ovócito II em metáfase é liberado pelo ovário,

junto com um corpúsculo polar. A liberação do gameta feminino pelo ovário chama-se ovulação ou ovocitação. - O ovócito II é liberado na tuba uterina. Ou seja, a liberação do gameta feminino é interna ao corpo da mulher. - Quando é liberado do ovário, o ovócito II encontra-se envolto pela zona pelúcida e pela corona radiata. Se o ovócito II for fecundado, completa-se a segunda divisão da meiose. Portanto, o gameta feminino é o ovócito secundário, pois é a célula que se une com o gameta masculino na fecundação.

O processo de divisão celular é finalizado somente se o ovócito for fertilizado!!

CONTROLE HORMONAL DA OVOGÊNESE:

~ O desenvolvimento folicular completo e a ovulação dependem do estímulo do ovário pelo hormônio FSH e LH, provenientes da hipófise. O eixo hipotálamo-hipófise-gonadal é responsável pela produção de hormônios gonadotróficos (FSH e LH) que dão inicio as mudanças cíclicas no ovário na puberdade.

A Ovogênese é controlada pelos seguintes hormônios: • Hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) – secretado pelo hipotálamo

• Gonadotrofinas – secretadas pela adenohipófise °LH (Hormônio Luteinizante) °FSH (Hormônio Folículo Estimulante)

LH: Aumento da expressão de receptores nas células foliculares com a maturação folicular

●Eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal

● Gonadotrofinas:

° Desenvolvimento dos folículos ovarianos

~Corpo Lúteo: Produção de Progesterona

Estrogênio: O processo se inicia nas células da teca interna, com a produção de andrógenos que será convertido em estrógeno nas células foliculares.

Aspectos gerais:...


Similar Free PDFs