Resumo de literatura - Simbolismo PDF

Title Resumo de literatura - Simbolismo
Course Literatura Portuguesa e Brasileira
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 2
File Size 66.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 46
Total Views 151

Summary

Resumo de literatura sobre principais aspectos e representantes do simbolismo....


Description

Literatura — Simbolismo → Contexto histórico As últimas décadas do século XIX foram marcadas por uma visão materialista, racional e cientificista da realidade. Embora predominante, esse não foi o único pensamento da época. Nas artes, em especial, na literatura, surgiram alguns insatisfeitos com a mentalidade de que tudo no mundo poderia ser explicado por um viés lógico e científico. Esses artistas consideravam que o discurso racional não era suficiente para explicar todas as questões relacionadas à existência humana. No Brasil, o marco inicial do Simbolismo é a publicação de Missal e Broquéis, em 1893, de Cruz e Sousa. Contemporâneo ao Realismo e ao Naturalismo, o Simbolismo significou uma dupla reação:

↳ Reação estética contra a objetividade e a impessoalidade descritiva da poesia parnasiana, e a consequente proposta a um retorno às origens subjetivistas da poesia. ↳ Reação ideológica contra o materialismo positivista e cientificista do século XIX. A poesia simbolista se colocou a favor da metafísica e da espiritualidade.

→ Características do Simbolismo ↳

Predomínio da sugestão sobre a descrição as imagens dos poemas simbolistas são, geralmente, vagas, diluídas, suaves; um registro impressionista do real, ou seja, não importa como a realidade é, mas sim, os efeitos que ela causa nos artistas.



Misticismo — há uma atitude mística perante a vida; tenta-se atingir o inatingível, o oculto e o misterioso em uma tentativa de desvendar os sentidos da existência na terra e na transcendência a outro plano.



Musicalidade há uma relação fundamental entre música e poesia; os efeitos sonoros são amplamente explorados pelo poema, por exemplo com o uso de aliterações e assonâncias.



Hermetismo — refere-se ao caráter complexo, "fechado" e de difícil compreensão da poesia simbolista, o que exige maior sensibilidade, intuição e abstração por parte do leitor.



Presença de símbolos cósmicos e religiosos tais como: altares, incensos, sinos, nuvens, estrelas, etc. Esses símbolos são normalmente utilizados para sugerir os estados da alma humana.



Sinestesia — imagens que relacionam dois ou mais sentidos (audição, tato, gustação, olfato e visão).



Desejo de transcendência e integração cósmica em oposição aos limites físicos e materiais, os simbolistas apreciam situações de viagem interior ou cósmica, o extravasamento e a transcendência do mundo real. Por adotarem essa postura, eram chamados de nefelibatas (aqueles que vivem nas nuvens).



Atração pela morte e elementos decadentes da existência humana — exploração de temas macabros e satânicos, ambientes noturnos e misteriosos.



Interesse pelas zonas profundas da mente — exploração das zonas até então inexploradas da mente humana (sonhos e alucinações).

→ Principais representantes ● Cruz e Sousa (1861-1898) — entre as principais características do poeta estão: espiritualidade, também denominada poesia de sublimação; erotismo sensual e espiritual, que acaba por demostrar certa angústia sexual; misticismo indefinido, de um lado versos repletos de símbolos religiosos, de outro, a menção constante a trevas, demônios e inferno; obsessão pela cor branca, símbolo da síntese de todas as cores; e grande adjetivação, abundância de versos nominais, isto é, versos sem verbos. ● Alphonsus de Guimaraens (18701921) — demonstrou em seus versos as principais características simbolistas: a sugestão, a musicalidade e o desejo de transcender. Os temas frequentes em suas obras são: amor, religiosidade e escapismo. Um dos traços marcantes em seus versos é a descrição idealizada da mulher normalmente uma virgem inacessível que está absorvida pela morte — e a redenção à fé e aos motivos católicos....


Similar Free PDFs