Sistema Porta- Hepatico - SO II PDF

Title Sistema Porta- Hepatico - SO II
Course Fisiologia Humana
Institution Universidade Estadual de Montes Claros
Pages 2
File Size 227 KB
File Type PDF
Total Downloads 57
Total Views 119

Summary

Download Sistema Porta- Hepatico - SO II PDF


Description

SISTEMA PORTA-HEPÁTICO ligação de 2 redes de capilares através de uma veia;!

importante: a veia porta do fígado drena sangue para o fígado, e não do fígado; o sangue que entra no fígado vindo da veia porta, depois de ser 'limpo' pelo fígado, vai até a"veia cava inferior"através das"veias hepáticas; ! a veia porta se ramifica em diversas veias que se abrem nos"sinusoides hepáticos; então, o sangue é reabsorvido para a veia hepática e entra na veia cava inferior; !

o fígado recebe sangue por 2 principais vasos: !

ANASTOMOSES 1. veia porta que leva sangue rico em nutrientes e substâncias do sistema TGI, rico em nutrientes, mas pobre em oxigênio; ! 2. artéria hepática leva sangue oxigenado; também traz nutrientes e metabólitos que ja foram metabolizados pelo fígado;!

as veias portas estão ligadas a veias do sistema circulatório sistêmico por meio de anastomoses -> proporcionam uma circulação colateral em casos de obstrução; ! ocorrem: ! 1. esôfago: ligação entre a veia gástrica esquerda (porta) e a veia esofágica (circulação sistêmica); ! 2. reto: entre a veia retal inferior (c.s.) com a veia retal superior (porta); !

a veia porta e suas tributárias não possuem válvulas -> esplênica, mesentérica superior e mesentérica inferior; em casos de obstrução o sangue retorna facilmente, pois não tem válvulas; !

VEIA ESPLÊNICA ramificações: veia gástrica curta, veia pancreática e veia gastroomental esquerda, veia mesentérica inferior; ou seja, drenam o estômago, pâncreas, omento maior e intestinos; !

VEIA MESENTÉRICA SUPERIOR ramificações: veia pancreática-duodenal, veia cólica direita, veia cólica médica, veia ileocólica; ! drenam o pâncreas, cólon ascendente, todo o intestino delgado; !

3. região umbilical: entre a veia epigástrica (sistêmica) com a veia para umbilical (porta); ! 4. cólon descendente: entre a veia retroperitonial (c.s.) e veia cólica (portal); ! ex: obstrução na veia gástrica esquerda (parte do sistema porta função: traz nutrientes do estômago em direção ao fígado), então a obstrução faz com que os nutrientes não cheguem no fígado, mas como não tem válvulas, esse sangue com nutrientes vai para a circulação sistêmica na anastomose do esôfago;

HIPERTENSÃO PORTAL

VEIA MESENTÉRICA INFERIOR ramificações: cólica esquerda; sigmóide e retal superior; ! drenam o colon descentente, cólon sigmóide e da região do reto; !

é a elevação da pressão na veia portal e suas tributárias -> aumento do fluxo sanguíneo ou da resistência vascular; é causada mais frequentemente por cirrose (em países desenvolvidos), por esquistossomíase (em áreas endêmicas) ou por alterações vasculares hepáticas; pode haver sangramento por varizes esofágicas e encefalopatia portossistêmica; ! • pré-hepática: quando o aumento da RV ocorre nas veias antes de chegar no fígado; ! • intra-hepática: nas veias dentro do fígado -> sinusoides hepáticos;! • pós-hepática: nas veias que saem do fígado -> hepática e cava inferior; !

o aumento dos hepatócitos que circundam os sinusóides pressionam os sinusóides; a deposição de fibras colágenas no espaço de Disse também gera um aumento da resistência; ! é classificada como uma causa de hipertensão portal intrahepática sinusoidal; também causa uma pós-sinusoidal, pois também pode levar a esclerose da veia central; ! • causas: consumo excessivo de álcool, alimentação rica em gorduras e carboidratos; !

CIRROSE HEPÁTICA uma das causas da intra-hepática e a maior causa da hipertensão portal em geral; !

• consequências: pode gerar varizes, que ocorrem nas anastomoses;-> podem romper causando"sangramento GI"súbito e catastrófico; ! • substâncias tóxicas do intestino são desviadas diretamente para a circulação sistêmica, contribuindo para o aparecimento de"encefalopatia portossistêmica; ! • congestão venosa consequente à hipertensão portal em órgãos viscerais contribui para o aparecimento de ascite; !

a veia porta é formada pela junção das veias mesentérica superior e esplênica; ! o fígado é dividido em lóbulos hepáticos -> estruturas onde tem uma veia central, uma tríade portal (ramificação da veia hepática + ramificação da artéria hepática + ducto portal); ! dentro dos lóbulos tem os sinusóides, que levam o sangue proveniente da ramificação da veia porta para a veia central; ao redor dos sinusóides tem os hepatócitos que metabolizam as substâncias que vem da ramificação da veia porta; ! na veia central, esse sangue com nutrientes metabolizados vai para a veia hepática e chega na veia cava inferior até chegar no coração; !

a pressão portal normal é entre 5 e 10"mmHg; ! !

CARACTERÍSTICAS a cirrose causa hipertrofia dos hepatócitos e deposição de fibras colágenas no espaço de Disse ( espaço entre os lóbulos hepáticos) + esclerose das veias centrolobulares; !

tratamento: criar uma anastomose entre a veia porta e a veia cava ou entre a veia esplênica e a veia renal esquerda;...


Similar Free PDFs