Teoria das organizaçoes - Resumos PDF

Title Teoria das organizaçoes - Resumos
Course Teoria das Organizações
Institution Universidade do Minho
Pages 29
File Size 1 MB
File Type PDF
Total Downloads 79
Total Views 358

Summary

Teoria das OrganizaçõesCapitolo I####### O que é uma organização?- É uma entidade social conscientemente coordenada (deliberadamente /intensionalmente), gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente continua, tendo em vista a realização de objetivos comuns (partilhados), es...


Description

Teoria das Organizações Capitolo I O que é uma organização?

- É uma entidade social conscientemente coordenada (deliberadamente / intensionalmente), gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente continua, tendo em vista a realização de objetivos comuns (partilhados), estes são comuns pois os indivíduos que compõem a organização tem de ser capazes de trabalhar em equipa de forma a atingirem todos o mesmo fim pois com a divisão do trabalho cada um é uma parte e por isso justifica-se, desta forma, que todas as partes se devem juntar.! - Uma organização é uma estrutura social criada pelos indivíduos para servir de apoio á realização de objetivos específicos.!

As organizações são:

- Constituídas por grupos de duas pessoas ou mais;! - Há entre elas necessariamente relações de cooperação (uma organização -

e uma estrutura de divisões com relações de cooperação para que esta seja unida);! Exigem a coordenação formal das ações (existência de processos ou de regras);! Caracterizam-se pela prossecução de metas (só pode acontecer se existir divisão de funções);! Possuem uma estrutura hierárquica;! Caracterizam-se pela existência de fronteiras. !

Estrutura Organizacional Como se deve estruturar uma organização para ser eficaz? A estruturação é saber como se organiza/divide o trabalho e depois como ele se coordena.!

- De forma hierarquia (logica vertical);! Três elementos fundamentais para olharmos para a estrutura organizacional:

- Complexidade - especialização, divisão do trabalho;! - Formalização - regras (devem seguir regras e procedimentos, e um trabalho que assegure a cooperação);! - Centralização - localização do poder de decisão.! Nota: Estas organizações são mais complexas quanto mais organizadas, com diversas regras e coordenadas.!

Comportamento Organizacional Como funcionam as Organizações? As organizações tem ao seu dispor um conjunto de recursos ou seja, funcionam com a utilização desses recursos que tem ao seu dispor.!

Estudo dos comportamentos:

-

Estatuto social;! Poder;! Conflito;! Liderança;! Comunicação.!

! "

Estrutura

Composta por:!

Individuos

Constituem a estrutura

Formação de relações e grupos

Organização

Nota: A cultura organizacional modifica os indivíduos, ou seja a dinâmica das organizações vai evoluindo.!

Organização formal e informal A organização formal e informal são duas dimensões fundamentais das organizações.! - Organização formal: estrutura organizacional que tem em conta os aspetos da estrutura;! - Organização informal: comportamento organizacional, aqui aparecem as teorias comportamentalistas.!

Diferença entre Autoridade e poder segundo Max Weber

- Autoridade: É a capacidade de influenciar os outros, de levar os outros a fazer alguma ação ou até mesmo o que se quer, ou seja é a capacidade de conseguir uma ação dos outros por via da nossa influencia não pelo uso do poder mas sim porque o reconhecem. ! - Poder: É que é formal (poder de decidir dado pela organização). O que vem das regras pela estrutura formal ou seja e o uso da lei para conseguir uma açao de um indivíduo/pessoa (leis da organização, do país, aquelas que se encontram nas normas formais de cada organização).!

O estudo das organizações As ciências sociais usam a organização como objeto:! - Antropologia: Valores, atitudes e comportamentos em diferentes países e culturas (culturas diferentes) e permite-nos perceber que os mesmos comportamentos ou as mesmas regras em culturas diferentes significam coisas completamente diferentes;! - Sociologia: Dinâmica dos grupos, estrutura formal, cultura organizacional, burocracia, comunicação, poder de conflito, ou seja tudo o que tem a ver com a sociologia (preocupa-se com os grupos);!

- Psicologia social: grupo social, mudança organizacional, mudança de atitudes, padrões de comunicação, processo de decisão, atitudes, valores, olha mais para a questão individual de modo a que esta influencia os grupos, se contribuem para evolução ou estagnação da organização;! - Económica: eficiência maximização do resultado, lucro , custo de venda, risco. !

Antecedentes As organizações e sua administração são uma área que teve seu início há pouco tempo.! Em meados do sec XIX a sociedade era muito diferente:!

- Organizações eram poucas e pequenas;! - Predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos, trabalhavam por conta própria;! - Embora o trabalho exista desde sempre na história da humanidade;!

Antecedentes na filosofia

Sócrates - Administrarão como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência;! - Administrador é um só, tanto para o setor privado quanto para o setor público! - Mau administrador não serve nem para um nem para outro setor.! Platão - Forma democrática de administrarão pública (governo) e de negócios públicos! - A República!

Aristóteles - Expõe a forma democrática de governo.! - Estuda a organização do Estado.! - A Política! - Três formas de administração pública ou de governação:! - Monarquia - de uma só tendencia a transformar-se em tirania;Aristocracia - de uma elite, (tendência a tornar-se em oligarquia)! - Democracia - do povo, tendência a transformar se em se em demagogia (hegemonia política das facções populares)! Thomas Hobbes Expõe que o povo renuncia a seus direitos naturais em favor de um governo que, investido do poder, impõe a ordem, organiza a vida social e garante a paz.!

Antecedentes do duradouro Influencia da organização na igreja católica:!

-

Ao longo dos séculos, a Igreja Católica foi estruturando sua organização;! Hierarquia de autoridade; ! Estado maior (assessoria); ! Coordenação funcional;! Unidade de comando (Eficiente a funcionar sob o comando do Papa);!

Influencia da organização militar Influência enorme no desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo.! - Unidade de comando (cada subordinado reporta a um superior); Hierarquia (Organização Linear);! - Centralização do comando com descentralização da execução (Exército de Napoleão);! - Estado maior (staff);!

- Direção (Organização espera por sua ação).!

As teorias das organizações Capitulo 2 Teorias das organizações!

Abordagem Clássica

Administração Científica–Taylor Tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração a fim de aumentar a eficiência organizacional! - Observação! - Mensuração!

ORT - Organizacional Racional do Trabalho 1- Análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos! 2- Estudo da fadiga humana! 3- Divisão do trabalho e especialização do operário! 4-Desenho de cargos e tarefas! 5- Incentivos salariais e prémios de produção!

6- Conceito de homo economicus 7- Condições ambientais de trabalho 8- Padronização!

Eficiência O conceito de eficiência é a pedra angular da administração científica, significa a correta utilização dos recursos.!

P- Produtos resultantes, resultado! R- Recursos utilizados, dinheiro, tempo, defeitos !

Motion Studies Taylor verificou que operário médio produz muito menos do que o que é capaz.! Motion time studies:! - Elimina o desperdício de esforço e de movimentos inúteis;! - Racionaliza a seleção de operários e a sua adaptação ao trabalho;! - Facilita a formação e o treino dos operários;! - Melhora a eficiência e o rendimento da produção pela especialização das atividades;! Fadiga Humana:! - Evitar o esforço de movimentos inúteis;! - Execução eficiente dos movimentos do ponto de vista fisiológico;! - Seriação apropriada dos movimentos;"

Divisão, especialização e desenho de tarefas !

Padronização !

Incentivo Salarial !

Principios de Gestão de Taylor Princípio do planeamento – substituir o critério individual do operário e a prática por métodos científicos;! Princípio da preparação – selecionar cientificamente os trabalhadores e treiná-los de acordo com o planeado; preparar as máquinas e o espaços dispostos de modo racional;! Principio do controlo — controlar o trabalho para garantir que e feito de acordo com o plano;! Principio da execução — distribuir atribuições e responsabilidade para que a execução seja planeada;!

Criação de Riqueza !

— Maior aumento de riqueza individual e coletivo (EUA) que se conhece;! — Trabalhos simples repetitivos e monótonos;"

Teoria das organizações !

Teoria Classica — Fayol Partir do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas:! - Orgãos (secções, departamentos, etc)! - Pessoas (ocupantes de cargos executores de tarefas)!

Funções da organização:! 1. Técnicas: produção de bens ou de serviços da empresa;! 2. Comerciais: compra, venda e permutação;! 3. Financeiras: procura e gestão de capitais;! 4. Segurança: protecção e preservação dos bens e das pessoas;! 5. Contabilísticas: inventários, balanços, custos e proveitos, etc ! 6. Administrativas: coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.!

Funções administrativas Fayol define as funções do administrador:! 1. Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação;! 2. Organizar: instituir o duplo organismo material e social da empresa;! 3. Comandar: dirigir e orientar o pessoal;! 4. Condenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos;! 5. Controlar: verificar que tudo ocorra acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.!

Funções da organização !

Proporcionalidade das funções !

Principios gerais de administração 1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.! 2. Autoridade e responsabilidade: o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.! 3. Disciplina: depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.! 4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.! 5. Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.! 6. Subordinação dos interesses gerais aos individuais: os interesses gerais da empresa sobrepõe-se aos interesses particulares das pessoas. ! 7. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. !

8. Centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.! 9. Cadeia escalar: linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando.! 10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.! 11. Equidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.! 12. Estabilidade do pessoal: a rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa. ! 13. Iniciativa: capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.! 14. Espirito de equipe: a harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização.!

Divisão vertical e horizontal !

Urwick Lyndall Urwick (1892-1993) — considerado o autor mais erudito da Teoria Clássica — propôs sete elementos da administração:! 1. Planejamento (planning): tarefa de traçar as linhas gerais do que deve ser feito e dos métodos de fazê-lo, a fim de atingir os fins da empresa. ! 2. Organização (organizing): estabelecimento da estrutura formal da autoridade, por meio da qual as subdivisões de trabalho são integradas, definidas e coordenadas para o objetivo em vista. ! 3. Assessoria (staffing): unção de preparar e treinar o pessoal e manter condições favoráveis de trabalho.! 4. Direção (directing): tarefa continua de tomar decisões e incorpora-las em ordens e instruções especificas e gerais, e ainda a de funcionar como líder da empresa. ! 5. Coordenaçao (coordinating): estabelecimento de relações entre as várias partes do trabalho. ! 6. Informação (reporting): esforço de manter informados, a respeito do que se passa, aqueles perante quem o chefe é responsável; pressupõe a existência de registros documentação, pesquisa e inspeções. ! 7. Orçamento (budgeting): função relacionada com a elaboração, execução e fiscalização orçamentarias, ou seja, o plano fiscal, a contabilidade e o controle. !

Fayol & organização • Organização como uma entidade social:

na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos. ... a organização significa um empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos.! Ex: empresas; universidades! • Organização como função administrativa: parte do processo administrativo (como previsão, comando, coordenação e controle).! ... a organização significa o ato de organizar, estruturar e alocar os recursos, definir os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as atribuições e relações entre eles.!

Teoria das organizações

Teoria das Relações Humanas Criticas à abordagem clássica:! - Mecanicismo;!

- Superespecialização;! - Visão prescritiva (sem grande suporte científico);! - Organização como sistema fechado.! Importância das relações Humanas:! - Necessidade de humanizar e democratizar a administração;! - Desenvolvimento das ciências humanas;! - Ideias da filosofia pragmática (John Dewey) e da psicologia dinâmica (Kurt Lewin).! Experiência de Hawthorne (1927-32)!

Experiência de Hawthorne 1ª fase da experiencia

Conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários! - não encontraram correlação direta! - mas verificaram, desapontados, a existência de algo difícil de explicar:! Que os operários assumiam a obrigação de produzir mais quando a % intensidade de iluminação aumentava e vice-versa! !

Fator Psicologico

2ª fase da experiencia

A experiência levou as seguintes conclusões:! • As mulheres gostavam de trabalhar na sala de provas porque era divertido e a supervisão branda (ao contrário da supervisão de controle rígido na sala de montagem) permitia trabalhar com liberdade e menor ansiedade.! • Havia um ambiente amistoso e sem pressões, no qual a conversa era permitida, o que aumentava a satisfação no trabalho.! • Não havia temor ao supervisor, pois ele funcionava como orientador.! • Houve um desenvolvimento social do grupo experimental. As mulheres faziam amizade entre si e tornaram-se uma equipa.!

• O grupo desenvolveu objetivos comuns, como o de aumentar o ritmo de produção, embora fosse solicitado trabalhar normalmente.!

3ª fase da experiência Aqui chegaram a conclusão que seria melhor mudar o objetivo inicial, das condições físicas do trabalho, e fixarem-se mais no estudo das relações humanas no trabalho, onde foram criadas e desenvolvidas as seguintes medidas e programas:! - Programa de entrevistas;! % - A divisão de pesquisas industriais;! % - A entrevista não diretiva (os operarias passaram a ter a liberdade de falar livremente na entrevista sem que o entrevistador imponha um roteiro prévio ou que desvie o assunto).! Conclusão: A organização informal permite que os operários se mantenham por laços de lealdade, no entanto quando o operário pretende também ser leal à empresa, essa lealdade dividida entre o grupo e a companhia traz conflito, tensão, inquietação e descontentamento.!

4ª fase da experiência Esta fase permitiu o estudo das relações entre a organização informal os empregados e a organização formal da fabrica.!

Conclusões da experiência de Hawthorne

O nível de produção é resultante da integração social:! - O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado, mas por normas sociais e expectativas grupais.! - É a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência, e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido.!

- Quanto maior a integração social no grupo de trabalho, tanto maior a disposição de produzir.! Comportamento social dos empregados:! - Os trabalhadores não agem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos.! - A qualquer desvio das normas grupais, o trabalhador sofre punições sociais ou morais dos colegas para se ajustar aos padrões do grupo.! - Enquanto os padrões do grupo permanecerem imutáveis, o indivíduo resistirá as mudanças para não se afastar deles.! Recompensas e sanções sociais:! - O comportamento dos trabalhadores está condicionado a normas e padrões sociais.! - Os operários que produziram acima ou abaixo da norma socialmente determinada perderam o respeito e a consideração dos colegas.! - Os operários preferiram produzir menos e ganhar menos a pôr em risco as suas relações com os colegas.! - Cada grupo social desenvolve crenças e expectativas em relação à administração, que influem nas atitudes e nas normas e padrões de comportamento que o grupo define como aceitáveis.! - As pessoas são avaliadas pelo grupo em relação a essas normas e padrões de comportamento: são bons colegas se seu comportamento se ajusta a suas normas e padrões de comportamento ou são maus colegas.! Grupos informais:! - Aspetos informais da organização: grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação! - A empresa passou a ser encarada como uma organização social composta de grupos sociais informais! - Os grupos informais constituem a organização humana da empresa, muitas vezes em contraposição à organização formal estabelecida pela direção. ! - Os grupos informais definem suas regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais, crenças e expectativas que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento.!

Relações humanas:! - As pessoas participam de grupos sociais dentro da organização e mantêm se numa constante interação social.! - Para explicar o comportamento humano nas organizações, é necessário estudar a interação social.! - As relações humanas são as ações e as atitudes desenvolvidas com os contatos entre pessoas e grupos. Cada pessoa tem uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e nas atitudes das outras com quem mantém contactos e vice-versa.! - As pessoas procuram ajustar! - compreendidas, aceitas e participar, no intuito de atender a seus interesses e aspirações.! - O comportamento humano é influenciado pelas atitudes e normas informais existentes nos grupos dos quais participa.! - É dentro da organização que surgem as oportunidades de relações humanas, graças ao grande número de grupos e interações resultantes.! - A compreensão das relações humanas permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criação de uma atmosfera na qual cada pessoa é encorajada a exprimir-se de forma livre e sadia.! Importância do conteúdo do cargo:! - A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão do trabalho.! - Mayo verificou que a especialização não cria a organização mais eficiente. Os operários trocavam de posição para variar e evitar a monotonia, contrariando a política da empresa.! - Essas trocas provocavam efeitos negativos na produção, mas elevavam o moral do grupo. O conteúdo e a natureza do trabalho têm influência sobre o moral do trabalhador.! - Trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos, afetando negativamente a atitude do trabalhador e reduzindo a sua satisfação e eficiência.! Ênfase nos aspetos emocionais:! - Os elementos emocionais não planeados e irracionais do comportamento humano merecem atenção especial da Teoria das Relações Humanas.!

Conclusões gerais de Mayo Mayo defende os seguintes...


Similar Free PDFs