Trabalho ludico PDF

Title Trabalho ludico
Author Andréa de Oliveira
Course Pedagogia
Institution Anhanguera Educational
Pages 8
File Size 322.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 13
Total Views 136

Summary

trabalho interdisciplinar...


Description

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FACULDADE ANHANGUERA SOROCABA–SP CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA EAD

ANDREA MARTINS DE OLIVEIRA

Sorocaba-SP 2021

INTRODUÇÃO Esse tema foi escolhido com o objetivo de refletir a importância da ludicidade na prática pedagógica facilitando o ensino aprendizagem na alfabetização da criança; estudar quais as necessidades que existem dentro da escola para a implantação da cultura do lúdico; reconhecer as dificuldades encontradas pelo professor diante da utilização do lúdico em sala de aula e enfim mostrar os benefícios da ludicidade em uma escola tradicional, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem. As atividades lúdicas podem desenvolver na criança a atenção, a imaginação, a memorização, enfim, muitos aspectos que estão em andamento no momento em que a criança está na pré-escola. Outro objetivo é evidenciar o papel do professor como mediador, capaz de tornar as suas aulas mais ativas e mais alegres no dia a dia, tendo como aliados o jogo /brinquedo /brincadeira, buscando uma postura de análise, reflexão, identificando interesses e necessidades das crianças, resultando num trabalho pedagógico de acordo com suas realidades, suas experiências, suas emoções e descobertas. Considerando como um alerta para nós professores, pais e instituições a seriedade das brincadeiras para a Educação Infantil e o que parece ser “perder tempo” é “ganhar tempo”, porque elas se transformam em aprendizagem. Os efeitos dos jogos e das brincadeiras passaram a ser investigados a partir do momento em que os pesquisadores consideraram a ação lúdica como um método da metacomunicação, isto é, a possibilidade da criança compreender a linguagem e o pensamento do outro. Especificamente na Educação Infantil, onde se inicia a caminhada do aluno, que terá uma longa jornada que o aguarda na escola e na vida, é muito importante que o professor resgate a maneira lúdica de ser para que a criança nesta primeira experiência que ajuda a definir o sentido das outras que hão de vir, seja valorizada como criança e tenha espaço, tempo e oportunidade para brincar, recebendo estímulos que irão colaborar para o desenvolvimento e construção do seu conhecimento de maneira mais divertida. O que importa nas atividades lúdicas não é somente o fruto da atividade realizada, mas a ação de como é realizada, o momento vivenciado, possibilitando a quem vivencia momentos de fantasias e realidades consigo mesmo e com o outro.

Entenda a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem O significado de algumas palavras pode ser interpretado de diversas maneiras, dependendo do contexto no qual os termos são empregados. Um bom exemplo disso é a compreensão da importância do ensino lúdico na educação, algo que pode ser visto de muitas formas. A palavra ‘’lúdico’’ não tem uma tradução específica e sequer existe em muitos idiomas. De modo geral, as atividades estão relacionadas ao conceito de jogo, brincadeira e diversão, por exemplo. Por conta disso, muitas vezes, a ludicidade é excluída do meio educacional, especialmente em metodologias mais engessadas.

Afinal, o que é o lúdico na educação? O lúdico é um termo bastante abrangente, mas que, de modo geral, dialoga bastante com os conceitos de brincadeiras, jogos e interatividade. Por isso, o seu uso na educação pode causar polêmicas devido a interpretações errôneas de seu significado. Para muitos educadores, o ensino deve seguir um viés um pouco mais ‘’sério’’. Nessa interpretação, o ambiente escolar não é palco para brincadeiras e as aulas devem ser conduzidas com seriedade e formalidade, de modo a ensinar responsabilidades e postura aos estudantes. No entanto, como sabemos, a evasão escolar e a falta de interesse dos estudantes pelo ensino é um problema muito palpável e recorrente na educação brasileira. Infelizmente, muitos jovens abandonam os estudos todos os dias, seja por falta de condições de frequentar as aulas, seja pelo desinteresse na metodologia utilizada e a consequente inadequação a ela. Tendo isso em mente, é fundamental saber utilizar abordagens que, de fato, interessem aos alunos desde o início de seus estudos. Por isso, a utilização do lúdico é extremamente recomendada. Esse conceito aborda a necessidade de utilizar métodos diferentes para captar a atenção dos estudantes e deixá-los interagir melhor com a matéria proposta. O lúdico pode ser utilizado na educação infantil, local em que é mais comumente aplicado, e também no ensino fundamental e médio. Mesclar brincadeiras, jogos, gincanas e outras formas de diversão com o conteúdo visto em classe é uma boa forma de engajar os estudantes e fazê-los assimilar o assunto de maneira mais direta. Assim, o aprendizado se torna dinâmico e o próprio estudante passa a conduzir, de certa forma, o conhecimento adquirido. No entanto, é necessário salientar que o ensino lúdico não se resume a brincadeiras, e sim ao uso de metodologias diversas que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação dos estudantes de forma natural — exercitando e desenvolvendo tais características.

Benefícios da ludicidade

Aprender de forma prazerosa proporciona à criança a possibilidade de construir a sua imaginação e, progressivamente, aprender a distinguir o real do imaginário. Os benefícios da ludicidade não estão restritos apenas ao ambiente escolar. Mas, são capazes de influenciar o sujeito ao longo da vida adulta. Abaixo listamos como a ludicidade pode contribuir com o desenvolvimento da criança:



Desenvolvimento cognitivo, motor e da psicomotricidade da criança



Estimula a criatividade, fantasia e imaginação



Exploração de habilidades



Favorece a sociabilização



Contribui com o desenvolvimento de competências interativa



A criança se torna mais espontânea- Aprende regras, limites e potencialidades, entre outros.

Apresentação da sequ1ncia Abordaremos sobre o corpo, gestos e movimentos , que propõe a utilização de tudo que compõe o corpo, como os sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos e também espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Que tem por identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles. Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles. Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências. Utilizar unidades de medida (dia e noite; dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano. Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc.)

Atividade 1 Identificação Campos de experi1ncia Tema Objetivos

Turma 4 anos Período Matutino Corpo, gestos e movimentos. Conhecendo os Cinco Sentidos Aprofundar conhecimento não importância dos órgãos sensoriais e as suas funções. Estimular o autoconhecimento, aprender a identificar diversos sons e sabores, texturas, imagens e cheiros, assim como compreender algumas sensações que vivenciamos. Cante apresentação dos principais sentidos do corpo: olhos; ouvidos; boca; nariz; mão.

Metodologia

Recursos

Avaliação

Ao recepcionar as crianças convidaremos as a sentar em roda em seguida serão apresentados os alunos as figuras como as partes do corpo que representa os 5 sentidos perguntando qual é a função de cada um deles. Em seguida professor explicará qual a responsabilidade desses órgãos e para a nossa sobrevivência. Assim, o tema será de forma descontraída garantindo a participação de todos os ao darem sua opinião sobre o assunto. Lenços para vendar os olhos. Algodão, embalagens de ovos, areia, papel crepom, cola, embalagens de Cosméticos, alimentos de diferenciado. Figuras como parte do corpo que representa os cinco sentidos. Avaliação, participação interação dos alunos no decorrer das atividades e para compreender o tema. Avaliação acontecerá de forma sistemática e continua ao longo do processo de aprendizagem, a fim de que ofereça dados sobre as conquistas de cada criança individualmente e no grupo

Atividade 2 4 anos Matutino

Identificação

Turma Período

Campos de experi1ncia

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Tema

Amarelinha das formas geométricas

Objetivos

Identificar as formas geométricas, classificando-as em circulo, triângulo, retângulo, quadrado. Reconhecer as formas geométricas, comparando com objetos vistos no dia a dia. Identificar e diferenciar as formas geométricas estudadas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.

Metodologia

Recursos

Avaliação

Desenhar a amarelinha no chão usando as formas geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo. As regras são as mesmas da amarelinha convencional, porém é preciso reconhecer as formas geométricas no percurso da brincadeira. Para fazer a paisagem de figuras geométricas: Lápis de cor, folha branca, cola e figuras geométricas cortadas em cartolina colorida. Folhas de atividades, lápis de cor. Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula. Atividade 3 4 anos Matutino

Identificação

Turma Período

Campos de experi1ncia

Corpo, gestos e movimentos.

Tema

Desenvolver modelagens a partir dos pés e mãos.

Objetivos

Adquirir autonomia para manusear tintas; promover momentos de concentração; instigar a memória e a criatividade. Através do contato com as mãos e os pés os alunos irão explorar e manipular materiais, como papéis de diferentes texturas e diferentes tipos de tinta; exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais desenvolvendo todos os segmentos de coordenação.

Metodologia

Recursos Avaliação

Sugerir os alunos a sentarem em círculo no chão. Dialogar com eles sobre seus animais de estimação. A partir daí incentivar os alunos a pintar seu animal preferido, usando as mãos e os pés como base para o desenho. Em seguida cantar com os alunos a música “A arca”, incentivá-los a cantar e dramatizar a música. Utilizando um vídeo sobre animais, propor que os alunos que apontem seus animais preferidos. Em seguida preparar situações em que a criança perceba a importância de cada animalzinho. Papel Collor 7; tinta guache colorida A avaliação será realizada por meio da observação, participação e compreensão dos alunos com relação as atividades propostas.

Considerações finais O brincar-lúdico está presente no cotidiano infantil, à estimulação através de movimentos é essencial e fundamental para o desenvolvimento da criança desde seu nascimento. Se isto acontece sua aprendizagem neste campo apresentará futuramente

uma qualidade geral muito importante para a sua estruturação e conhecimento de mundo. No atual cenário escolar onde está predominando o “desencanto” a palavra chave seria motivação, pois assim haveria um resgate no interesse em aprender. Sendo assim, a brincadeira, o jogo e o movimento (natural ou estimulado), envolvendo o lúdico em si, são fatores fundamentais em qualquer escola, seja infantil, fundamental e até mesmo de ensino médio, uma vez que contribuem para a educação geral e formação do educando. É através do lúdico que a criança aprende a lidar com seus constrangimentos, se adaptando a novas dimensões de mundo reagrupando suas idéias e formando sua personalidade. Assim, vemos que na infância o período de aprendizagem se faz necessária e indispensável à suas condutas posteriores exigidas na idade adulta. Educar com brincadeiras lúdicas com crianças da pré-escola desenvolve inúmeras funções cognitivas e sociais, através dela as crianças educam o autodomínio, as atitudes, à vontade e os valores, já que possa possibilitar a assimilação de regras, facilitando assim sua convivência no grupo. É por esta razão que é tão importante o lúdico na educação infantil. É através da atividade lúdica (jogo, brincadeira) que a criança interage consigo e com o outro, constrói normas para si e para o outro, cria e recria a cada nova brincadeira o mundo que a cerca. E através do jogo e pelo brinquedo que a criança vai construindo-se como sujeito e organizando-se. Salienta-se

o

papel

do

integrador

das

atividades

lúdicas

para

o

desenvolvimento global do sujeito, ou seja, o brincar não favorece apenas as aprendizagens motrizes, mas potencializa de forma agressiva a relação com os outros. Nela, a crianças assimilam a linguagem da comunicação e as diferentes formas de estabelecê-la. Brincando, ela vive diferentes situações que envolvem sentimentos, atitudes e comportamentos. As atividades lúdicas estão gravemente ameaçadas em nossa sociedade pelos interesses e ideologias de classes dominantes. Portanto, cabe à escola e aos educadores recuperarmos a ludicidade infantil dos alunos, ajudando-os a encontrar um sentindo para suas vidas. Ao brincar, não se aprendem somente conteúdos escolares; aprende-se algo sobre a vida e a constante peleja que nela travamos. Enfim inserir o lúdico no processo educacional é fundamental, sendo o resultado algo muito nítido, a criança aprende alegremente e fixa o conteúdo com mais facilidade, uma vez que os jogos, as brincadeiras podem ser consideradas poderosos

veículos de aprendizagem e por outro lado a criança se torna mais afetuosa adquirindo assim o espírito de equipe solidário juntamente com a necessidade de vencer os objetivos.

Refer1ncias https://atividadespedagogicas.net/2017/10/atividades-sobre-formas-geometricas.ht http://domalexandre.blogspot.com/2012/04/projeto-brincando-e-aprendendo.html http://tiajacque.blogspot.com/2012/02/historia-das-figuras-geometricas.html...


Similar Free PDFs