Trabalho Serigrafia PDF

Title Trabalho Serigrafia
Author Gabriella Fischer
Course Teoria da Comunicação I
Institution Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pages 4
File Size 67.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 108
Total Views 164

Summary

G2 foi um trabalho sobre questões das aulas, meu grupo fez sobre a técnica de Serigrafia....


Description

Serigrafia - Video La Estampa:!https://vimeo.com/57525784 - Bibliografia:!https://pt.wikipedia.org/wiki/Serigrafia http://www.printi.com.br/blog/o-que-e-serigrafia http://www.underconsideration.com/fpo/archives/print-method/silkscreen/ - Para fazer em casa:!http://designdecamisetas.blogspot.com.br/2011/04/manualde-serigrafia-parte-1_26.html! - O que é? – Maria e Gabi" !!!!!!!!!!! “Serigrafia é basicamente a arte e técnica de imprimir sobre qualquer superfície, fazendo passa uma tinta através de um tecido, que serve de ordenador da pressão e impressão” (SABOYA, Wagner). Também conhecido como silkscreen ou impressão a tela, é um processo de impressão à base de estêncil, ou seja, ela é vazada, forçada a passar, através de um crivo fino (qualquer objeto, utensílio com o fundo perfurado com muitos furos pequenos) com a ajuda de uma pressão feita por um rodo ou puxador, para o outro lado. As telas foram feitas originalmente de seda e, por este motivo, o nome de origem grega - seri (seda) e gráfia (escrever ou desenhar). A tela (Matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. É um método de baixo custo que permite realizar uma impressão “artesanal”. " - Outro tipo é o processo de “gravação” na tela é a fotosensibilidade. A matriz é preparada com uma emulsão fotosensivel é colocada sobre um fotolito, onde faz se o desenho em preto, e o resto fica transparente. Depois, o fotolito+matriz é colocado em cima de uma seda/nylon, onde foi passado um líquido fotossensível. O conjunto é exposto à luz. Então, o líquido do tecido embaixo da parte transparente fica duro, e o da parte desenhada em preto se mantém líquido. Ou seja, os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz. No fim, retira-se a parte líquida e tem-se um tecido com o desenho “gravado”, que pode ser usado como tela para produzir impressões de serigrafia. Essa tela pode ser comparada a um estêncil. " -!Os furinhos se chamam furos de registro. ! " -!Se passa pelo nylon/seda, é serigrafia. " -!É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas). Pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas)." "

- História – André e Marina" !!!!!!!!!!! O início da técnica, rudimentar, de serigrafia foi há muitos anos atrás. Um dos primeiros registros do uso da técnica de serigrafia é o selo real com o qual as monarquias imperiais da Asia Menor davam valor de um documento a um escrito. Um dos seus primeiros aparecimentos foi na China durante a Dinastia Song (960-1279 dC). A estampa de textos iniciou-se na China e seu desenvolvimento artístico fenomenal chegou a influenciar a Europa; ainda na China, foi onde começou a utilizar a seda (daí o nome silk dado pelos anglo-saxãs quando se referem ao processo) para impressões múltiplas ou em série de uma imagem. Em seguida, foi adaptada por outros países asiáticos como o Japão, e o processo foi favorecido pela criação de métodos mais recentes. !!!!!!!!!!! O crédito é geralmente dada ao artista Andy Warhol. Popularizou nos EUA a impressão da tela como uma técnica artística, conhecida como serigrafia. Particularmente identificado com a sua descrição 1962 da atriz Marilyn Monroe, conhecida como Marylin Díptico, tela impressa em cores fortes e quentes." "

- Processo – Maria e Gabi" !!!!!!!!!!! A matriz é o conjunto da malha de estampar, instrumento que permite a impressão serigrafia." !!!!!!!!!!! A moldura pode ser de diferentes tamanhos e é ela que determina a dimensão da arte que vai ser impressa.!" !!!!!!!!!!! Após o processo todo, da tinta passar pelo estêncil de forma simples ou do fotosensibilidade, há!secagem requer um maior tempo por conta da impressão ser realizada com tintas, comparado a outras tintas usados em outros processos gráficos e não podem ser empilhados. O secador é um equipamento especial, um dispositivo de proteção das impressões, para organizar os materiais enquanto secam. A secagem pode ocorrer de duas formas: 1. secagem ao toque: quando depois de um tempo, normalmente entre uma e duas horas, o impresso pode ser manuseado sem causar danos/ 2. secagem definitiva: normalmente depois de 24 horas, as fabricas de tintas informam o tempo necessário." " - Guia das tintas: - André e Marina" ! TINTA PARA TECIDOS (T.T):Não muito consistente, porém ótima para certos trabalhos, principalmente os que podem ser feitos com registro visual, entretanto após a secagem devemos colocar um pano em cima da impressão e passar um ferro quente para fixar, caso contrário com a lavagem a impressão vai desbotando/ TINTA ACRÍLICA:De altíssimo rendimento em tecido, extrema resistência ao atrito nas lavagens e também aos detergentes domésticos, dispensa toda e qualquer forma de polimerização ou fixação a calor. / TINTA PUFF:Para impressão em tecidos, tendo a característica de ficar em relevo após ser submetida à estufa, ferro quente ou secador de cabelos, proporcionando grande feito visual. / TINTA SINTÉTICA BRILHANTE:Impressões serigráficas sobre chapas de ferro e metais, duratex, cartolina, papéis, flâmulas, poliéster e madeira. / TINTA SINTÉTICA FOSCA:Chapas de ferro e metal, duratex, papelão, papel, cartolina , flâmulas, sacolas de papel para posterior plastificação. / TINTA SINTÉTICA LUMINOSA:Se presta aos casos acima citados. / TINTA VINÍLICA BRILHANTE:Material vinílico flexível, semi-rígido. Bolsas, carteiras e sacolas, autoadesivos, embalagens industriais, brinquedos. / TINTA VINÍLICA FOSCA:Vinílicos

flexíveis e semi-rígidos como bolsas, plásticos, encadernações, auto-adesivos, pastas e carteiras, brinquedos, pneumáticos, embalagens industriais, etc. / TINTA VINÍLICA LUMINOSA:As mesmas aplicações do item anterior, além de decalques. / TINTA ETCH-RESIST p/ circuito impresso:Tinta branca para gravar e imprimir circuitos eletrônicos com posterior aplicação ácida com percloreto de ferro e remoção final com álcalis. / SOLDER RESIST p/ circuito impresso:Tinta serigráfica verde transparente, base de epóxi, dois componentes, para dar acabamento no circuito impresso (máscara), para posterior soldagem com estanho. / TINTA PARA ACETATO:Impressão serigráfica sobre acetato, celofane, cartolina, papel, duratex, poliéster ou acrílicos em chaveiros de propaganda. / TINTA EPÓXI:!Impressão serigráfica sobre Polietileno tratado, Polipropileno tratado, metais (ferro, alumínio, etc.), vidro, fórmica e semelhantes, baquelites e chapas fenólicas. Esta tinta é diluída a uma proporção de 10% com o seu catalizador./ TINTA PARA COURO:!Impressão sobre couro, tecidos de nylon, diversos materiais vinílicos." " -!O solvente é o material usado para a diluição da tinta, variando o tipo de acordo com a tinta usada. É utilizado para a limpeza das telas e no afincamento das tintas (quando a temperatura ambiente está baixa ). Pode ser: 1. vinílico: para limpeza da tela ou diluiçao, no caso se usar tinta vinílica/ 2. sintético ou água faz: se usar tintas sinteticas/ 3. epóxi: no caso de tinta epóxi. ! -Vantagens (Maria e Gabi) !e Desvantagens (André e Marina)" Aspecto único em virtude da película espessa de tinta utilizada no processo: vantagem p maioria dos produtos, mas é uma desvantagem para tipografia pequena e fotografias com detalhes sutis, que não são produzidos com o mesmo padrão alcançado com outros métodos de impressão. !!!! A grossura da tela acaba limitando determinadas reticulas, como as de meio tom a 50. !!! Outdoors grandes são impressos em partes, mas como vistos de longe os pontos de retícula passam despercebidos. !!! O uso espesso da camada de tinta permite a impressão de imagens usando branco sobre preto, cores metálicas e fluorescentes, com alta qualidade. Além disso, a produção dos estênceis é barata, e pequenas tiragens são mais econômicos que em outros processos (com exceção da impressão a jato de tinta) Outra vantagem é a variedade de materiais que podem servir de superfície de impressão."

"

"

"

"

- Curiosidade (Maria e Gabi)" !!! Alguns CDs e DVDs, e outros discos semelhantes são impressos por meio da serigrafia. há vários kits de jato de tinta disponíveis para fabricar rótulos em casa, que variam desde os de baixo custo e tecnologia simples até maquinas especializadas conectadas a um computador pessoal com um dispositivo periférico que imprime indiretamente no disco."

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"...


Similar Free PDFs