Comércio Internacional- Modelo Heckescher-Ohlin Produção e preços PDF

Title Comércio Internacional- Modelo Heckescher-Ohlin Produção e preços
Course Economia Internacional
Institution Universidade Federal de Juiz de Fora
Pages 7
File Size 620.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 70
Total Views 138

Summary

Comércio Internacional: Modelo Heckescher-Ohlin - Produção e preços
...


Description

Comércio Internacional: Modelo Heckescher-Ohlin Produção e preços A fronteira de possibilidades de produção descreve o que uma economia pode produzir, mas para determinar o que a economia realmente produz devemos determinar o preço dos bens. Em geral, a economia deve produzir no ponto que maximize o valor da produção, V: V = PTQT + PAQA onde PT é o preço do tecido e PA, o preço do alimento. Defina uma linha de isovalor como uma linha que representa um valor constante de produção, V. V = PTQT + PAQA QA = V/PA – (PT /PA)QT A inclinação de uma linha de isovalor é – (PT /PA).

Dados os preços de produção, um ponto em uma linha de isovalor representa o valor máximo de produção, digamos em um ponto Q. Nesse ponto, a inclinação da PF equivale a – (PT /PA), portanto o custo de oportunidade de tecido equivale ao preço relativo de tecido. Em outras palavras, a compensação na produção equivale à compensação de acordo com os preços de mercado. Preços de fatores, preços de produção e níveis de fatores de produção Os produtores podem escolher diferentes quantidades de fatores de produção usados para fabricar tecido ou produzir alimento. A escolha depende do índice salarial, w, e do custo (de oportunidade) de utilização da terra, o índice r ao qual a terra pode ser arrendada a outros ou de outros.

À medida que o índice salarial aumenta em relação à taxa r de renda da terra, os produtores passam a desejar usar menos trabalho e mais terra na produção de alimento ou fabricação de tecido. Lembre-se que a produção de alimento é intensiva em terra enquanto a fabricação de tecido é intensiva em trabalho.

Em mercados competitivos, o preço de um bem deve ser reduzido ao custo de produção, e o custo de produção depende do salário e da taxa de renda da terra. O efeito das variações no salário depende da intensidade do trabalho na produção. O efeito das variações na taxa de renda da terra depende da intensidade do uso das terras na produção. Um aumento na taxa de renda da terra deve afetar o preço do alimento mais do que o do tecido, já que o alimento é uma atividade intensiva em terras. Sob forte concorrência, as variações em w/r estão, portanto, diretamente relacionadas com as variações em PT /PA .

Temos uma relação entre os preços de insumos (fatores) e os preços de produção e os níveis de fatores usados na produção: Teorema de Stolper-Samuelson: se o preço relativo de um bem aumenta, o salário real ou a taxa de renda da terra do fator usado intensivamente na produção desse bem aumenta, enquanto o salário real ou a taxa de renda da terra do outro fator diminui. • Sob forte concorrência, o salário real/taxa é igual à produtividade marginal do fator. • A produtividade marginal de um fator caracteriza-se por diminuir à medida que esse fator usado na produção aumenta.

Temos uma teoria que prevê mudanças na distribuição de renda, quando o preço relativo de bens varia, digamos, devido ao comércio. Prevê-se que um aumento no preço relativo de tecido, PT /PA: • aumenta a renda dos trabalhadores em relação à dos proprietários de terras, w/r. • aumenta a razão terra/trabalho, S/L, usada em ambas as atividades, aumenta a produtividade marginal do trabalho em ambas as atividades e reduz a produtividade marginal das terras em ambas as atividades. • aumenta a renda real dos trabalhadores e reduz a renda real dos proprietários de terras. Preços de fatores, preços de produção, níveis de fatores e níveis de produção A alocação de fatores usados na produção determina o nível máximo de produção (na PF). Representamos a quantidade de fatores utilizados na produção de diferentes bens com o seguinte diagrama:

Como os níveis de produção mudam quando os recursos da economia mudam? Se mantivermos constantes os preços de produção enquanto a quantidade de um fator de produção aumenta, a oferta do bem que usa esse fator de forma intensiva aumenta e a oferta do outro diminui. Essa proposição é denominada de teorema de Rybczynski.

Teorema de Rybczynski: um aumento na oferta de um fator de produção expande a possibilidade de produção de forma desproporcional na produção do bem intensivo neste fator. Em geral, uma economia tenderá a ser relativamente eficaz na produção de bens que sejam intensivos nos fatores dos quais o país é relativamente bem dotado

Prevê-se que uma economia com alta razão terras/trabalho tenha alta produção de alimento em relação ao tecido e baixo preço de alimento em relação ao tecido. • Será relativamente eficiente (terá vantagem comparativa) na produção de alimento. • Será relativamente ineficiente na fabricação de tecido. Pressupõe-se que uma economia seja relativamente eficiente na produção de bens que são intensivos nos fatores de produção em que o país é relativamente bem dotado....


Similar Free PDFs