Plano DE Ensino LIT BRAS Moderna II 2020 PMZ PDF

Title Plano DE Ensino LIT BRAS Moderna II 2020 PMZ
Author Adelson Bayma
Course Literatura Portuguesa Moderna
Institution Universidade Federal do Pará
Pages 5
File Size 333 KB
File Type PDF
Total Downloads 22
Total Views 126

Summary

Plano de Ensino da Disciplina LITERATURA PORTUGUESA MODERNA...


Description

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA FACULDADE DE LETRAS POLO UNIVERSITÁRIO DE PORTO DE MOZ Disciplina: LT03081 LITERATURA BRASILEIRA MODERNA II – 68 Horas: 48 Teóricas e 20 Práticas Professor: ADELSON BAYMA SIAPE 2439659 [email protected] 93 992331030

Competências: compreender a poesia do parnasianismo e do simbolismo; analisar criticamente a poesia e a prosa do Modernismo no Brasil. Habilidades: discutir obras, fases e características do movimento modernista no Brasil; identificar características de obras do Parnasianismo e do Simbolismo brasileiros; produzir textos críticos sobre Parnasianismo, Simbolismo e Modernismo no Brasil. Ementa: O parnasianismo. A poesia parnasiana. O simbolismo. A poesia simbolista. O pré-modernismo. A poesia e a prosa pré-modernistas. Linhas gerais da Vanguarda Europeia. Antecedentes da Semana de Arte Moderna. Aspectos estéticos do Movimento Modernista brasileiro, no período de 1922 a 1930. Análise dos textos representativos de cada período. I. PARTE TEÓRICA (51 horas)

1. O parnasianismo. 1.1. A poesia parnasiana. 2. O simbolismo. 2.1. A poesia simbolista. 3. O pré-modernismo. 3.1. A poesia e a prosa pré-modernistas. 3.2. Linhas gerais da Vanguarda Europeia. 3.3. Antecedentes da Semana de Arte Moderna. 4. O Modernismo. 4.1. Aspectos estéticos do Movimento Modernista brasileiro, no período de 1922 a 1930. 4.2. Análise dos textos representativos de cada período. II. PARTE PRÁTICA (17 horas) A) PALESTRA 1. A LITERATURA PARNASIANA NO BRASIL: Apresentação da poesia Parnasiana. Sugestões de Estratégias para se trabalhar o parnasianismo no ensino Fundamental e Médio. PALESTRA 2. A LITERATURA SIMBOLISTA NO BRASIL: Características do Simbolismo. Sugestões de Estratégias para trabalhar o Simbolismo no Ensino Fundamental e Médio. Obs.: Para esta atividade será sorteado um acadêmico para desenvolver cada tema. (O acadêmico sorteado terá direito de escolher um assessor dentre os colegas de turma).

B) AÇÃO NA COMUNIDADE MARIPI: Atividade 01. Roda de Conversa: Abordagem de um tema transversal envolvendo a situação da negritude na comunidade portomozense. (Pesquisa de campo sobre a história da comunidade e de seus povo (Memorial). Organização de ações de valorização do negro. Atividade 2. MANHÃ DE LAZER. Ação recreativa para crianças e jovens da comunidade com Ginkana Cultural na Vila MARIPI. C) SEMINÁRIO TEMÁTICO: Grupo I: O Pré-Modernismo (O pré-modernismo. Apresentação e análise da poesia e da prosa pré-modernistas), Grupo II: A VANGUARDA EUROPEIA e A SEMANA DE ARTE MODERNA NO BRASIL (Linhas gerais da Vanguarda Europeia. Antecedentes da Semana de Arte Moderna); Grupo III: O MODERNISMO NO BRASIL: Aspectos estéticos do Movimento Modernista brasileiro, no período de 1922 a 1930. Análise breve de obras do Modernismo brasileiro. OBs.: Todo o seminário será organizado com assessoria do professor. Cada grupo apresentará seu seminário em um lugar da cidade (lugar aberto escolhido pelo grupo). III. METODOLOGIA DE ENSINO Aulas dialogadas com base na transversalidade e interdisciplinaridade da discussão temática com auxílio de Slides em powerpoint; leituras (on line - internet) direcionadas a partir de textos didáticos e paradidáticos; utilização de recursos e estratégias motivacionais como dinâmicas, música, filme, relatos etc. Aplicação de pesquisa bibliográfica (com auxílio da internet) e de campo; socialização do conhecimento a partir de seminário, debate, produção e exposição de trabalhos escritos, atividades de grupo; aulas práticas, visita técnica etc. IV. RECURSOS MATERIAIS: Revista, cópias de texto, Caixa de som amplificada, microfone, Notebook, Retroprojetor, pincéis, CD de áudio, papel pautado e sem pauta A4, gravador de áudio, pendrive; CD/DVD de filme selecionado entre outros. V. AVALIAÇÃO: Acontecerá de forma contínua por meio dos trabalhos realizados no decorrer da disciplina: Participação, Trabalho em grupo, produção oral e escrita, pesquisa bibliográfica e de campo, seminário etc. Será emitido um conceito à produção do aluno (a) (Excelente / Bom / Regular / Insuficiente) que poderá ser convertido em uma nota. Cada atividade receberá uma quantificação traduzida em conceitos com base no quadro a seguir: INSUFICIENTE REGULAR BOM EXCELENTE

0,0 a 4,9 5,0 a 6,9 7,0 a 8,9 9,0 a 10,0

VI. AGENDA DE ATIVIDADES DATA 1ºdia:

2º dia:

DIÁRIO DE CLASSE HORÁRIO

18h30 – 20h15

20h30 – 21h45

Apresentação EMENTA da disciplina e Organização de Calendário e de Grupos de Trabalho GT. Tema: 1.1 Conteúdo programático. Discussão do tema. O PARNASIANISMO: O que foi, como se deu e quais suas características. Poesia de Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correa. Texto:

TEMA: 1.1 Conteúdo Programático Atividade de grupo GT1, GT2 e GT3: Ler uma poesia de cada autor da tríade parnasiana. Apontar características do período. Organizar um painel Integrado com as informações do Parnasianismo. Ver Slaides + Texto. Assessoria os grupos de PALESTRA. GT1 e GT2 (tratar dos temas Parnasianismo e Simbolismo).

Aula 03: TEMA: 1.2 O Simbolismo: O que foi, como se deu e quais suas características.

TEMA: Organização de grupos para ATIVIDADE PRÁTICA : A) RODA DE CONVERSA e AÇÃO NA COMUNIDADE. REUNIÃO DE GRUPO com assessoria do professor: Planejamento das atividades a serem desenvolvidas na Comunidade Maripi.

Textos de apoio + slides

Atividade de Grupo: Leitura e escrita sobre o a literatura simbolista: Principais pontos de interesse. Exposição do planejamento para a turma. ATIVIDADE Socialização sobre o Simbolismo. 3º dia:

da

pesquisa

TEMA: O Pré-Modernisno e as vanguardas. A Semana de Arte Moderna. Exposição oral sobre o tema + filme slaide. (Documentário). (aula expositiva pelo professor).

Discussão do tema: O MODERNISMO Exposição oral sobre o tema e leitura analítica de obras do período (aula expositiva pelo professor). Produção escrita: Apontar características e momento histórico do período.

TEXTOS-BASE:Vide súmula. Textos-base: Vide súmula.

4º dia:

TEMA: Organização de grupos de Trabalho para o SEMINÁRIO TEMÁTICO sobre: O Pré-Modernismo; Vanguardas europeias e Semana de Arte Moderna e , o Modernismo.

TEMA: Assessoria aos Grupos de trabalho GT1: Pré-Modernismo; GT2: Vanguardas europeias e Semana de Arte Moderna GT3: O Modernismo.

Explanação sobre o trabalho pelo professor. Texto APOIO: Vide súmula.

5º dia:

(SÁBADO) Atividades Práticas: Execução e apresentação das Atividades propostas na Comunidade Maripi.

ÚLTIMA SENANA DE AULA

Organização de Seminário temático a ser apresentado nos três últimos dia de aula.

Ultimo dia de aula: Avaliação coletiva das atividades da disciplina. Apresentação do BCF da disciplina Avaliação da disciplina pelos acadêmicos. Avaliação da disciplina pelo Professor.

OBSERVAÇÃO: Toda proposta de atividade prática será discutida com a turma sua viabilidade. VII. DIÁRIO DE CLASSE

O diário de Classe é a agenda diária do docente. Esta faz parte da avaliação do ensino e do trabalho pedagógico tomado como base o diálogo entre professor e alunos, efetuado ao longo de cada disciplina. Esse processo dialógico propicia um aprofundamento da problemática envolvida nos vários aspectos concernentes às atividades curriculares e ao desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem. A avaliação do trabalho docente terá por finalidade orientar o planejamento das disciplinas subsequentes, de modo a garantir o preenchimento de algumas lacunas que porventura tenham permanecido no processo de aprendizado. A metodologia parte do pressuposto de que o estudante é sujeito ativo e protagonista no processo de construção do seu conhecimento, que emerge da interação com o docente através do trabalho educativo intencionalmente construído pelos sujeitos do processo. Cabe a eles estabelecer a condução do processo ensino aprendizagem pelo permanente desafio do raciocínio crítico e pela progressiva integração de novos conhecimentos às experiências prévias. As ações educativas baseiam-se na mobilização para o conhecimento, possibilitando o estabelecimento de vínculos significativos entre o sujeito e o objeto. A mobilização implica na clareza do assunto, na forma de trabalho, nas relações interpessoais entre os sujeitos, os objetos de conhecimento e o contexto em que se inserem. A metodologia dialógica e dialética requer o estabelecimento de relações com as necessidades dos sujeitos, sejam elas: “intelectual, afetiva, ética, física, lúdica, estética, espiritual, econômica, política, social, cultural” (VASCONCELLOS, 1992, p. 8).

Bibliografia: BRAYNER, Sônia. Labirinto do espaço romanesco. Brasília, Civilização Brasileira/MEC- INL, 1979. COUTINHO, Afrânio (org.) Cruz e Sousa. RJ/Brasília, Civilização Brasileira/MEC - INL, 1979. DIMAS, Antonio. Tempos Eufóricos (Análise de revista KOSMOS: 1904-1909), SP, Ática, 1983. GRIECO, Agripino. A evolução da poesia brasileira. RJ, Ariel, 1932. LIMA, Alceu Amoroso. "Apresentação" in Bilac. RJ, 1961. MURICY, Andrade. Panorama do movimento simbolista brasileiro. Brasília, IMEC-INL, 1973, 2 vols. PROENÇA, Manuel Cavalcante. Augusto dos Anjos e outros ensaios. Rio de Janeiro, José Olympio, 1959. RAMOS, Péricles E. da Silva. Poesia Parnasiana. SP, Melhoramentos, 1967. HOUAISS, Antonio Drummond mais seis poetas e um problema. Rio de Janeiro, Imago, 1976. LIMA, Luís Costa - Lira e antilira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1968.

AGENDA DE JANEIRO E FEVEREIRO DE 2020

SEMANA

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

31.01. Aula 02

01.02. Atividade na comunidade MARIPI.

06.02: Seminário II

07.02: Seminário III

08.01 Manhã: Encerramento

1ª 03.02 Aula

04.02. Aula

05.02: Seminário I

SAB

30.01 Aula 01

ANOTAÇÕES:

OBSERVAÇÃO: Todos os alunos devem avaliar a disciplina e o trabalho do professor na página do SIGAA....


Similar Free PDFs