Trabalho cotagem PDF

Title Trabalho cotagem
Author Henrique Tramontina
Course Desenho Técnico Mecânico
Institution Universidade de Caxias do Sul
Pages 4
File Size 299.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 23
Total Views 144

Summary

Trabalho com especificações/explicações de tipos de cotagem. ...


Description

UCS – DESENHO TÉCNICO I – PROF. DELMA TÂNIA BERTHOLDO – SEMESTRE 2012/2 ATIVIDADE NÃO DIRETAMENTE SUPERVISIONADA(individual) – COTAGEM (TEORIA) NOME DO ALUNO: Henrique Tramontina TURMA: 26-27 1) O que quer dizer cota ? É a representação de características do objetos, através de linhas, símbolos notas e valor numérico em uma unidade de medida . 2) Cite e explique os 4 elementos da cotagem. Os 4 elementos da cotagem são: Linhas Auxiliares que são linhas perpendiculares a linha de contorno e não devem tocar na linha de contorno, não devem cruzar com outras linhas sempre que possível e devem ser prolongadas da linha de cota. Linhas de cotas que são as linhas que apresentam as cotas. As linhas de centro e de contorno não devem ser usadas como linha de cota, mas podem ser auxiliares, nao devem nunca se cruzar com linhas auxiliares e não devem ser interrompidas mesmo que o desenho seja. Limites das linhas de cotas: É representado por setas ou traços oblíquos na linha de cota. O traço obliquo é executado com uma linha curta e inclinada a 45 graus. A seta é executada com linhas curtas a 15 graus e ter um tamanho total de 3mm e é usado somente um tipo de indicação no mesmo desenho, e só é usado mais que um somente quando não houver espaço. São também representados na parte interior das linhas auxiliares, sendo representado fora apenas quando não tem espaço suficiente. E cotas que são numerais que indicam as medidas básicas da peça e as medidas de seus elementos. 3) Como se cotam raios, diâmetros e superfícies esféricas ? Na cotagem de raios diâmetros é necessário o uso dos símbolos R e ∅ respectivamente antes da indicação do numeral correspondente a medida. A contagem de superfícies esféricas é indicada pela localização do centro e pela indicação do diâmetro. 4) Como é feita a cotagem de arcos e chanfros ? A cotagem de arcos é feira geralmente por meia da medida de seus raios, mas a maneira de cotar elementos em arcos varia conforme as características da peça. Se o arco for muito pequeno sua indicação é feita utilizando uma linha de chamada, e se o arco for muito grande, para economizar espaço o centro do arco da circunferência é indicado numa linha de simetria e deslocado da sua posição real com uma linha quebrada. Os chanfros pode ser cotados de duas maneiras, por meio de cotas lineares que indicam medidas de comprimento, largura e altura, e por meio de cotas lineares e angulares, cotas angulares que indicam medidas de abertura de ângulos.

5) Elementos equidistantes podem ter uma cotagem simplificada. Mostre, através de exemplo, como cota esses elementos se eles se encontrarem numa circunferência.

fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAOUkAJ/regras-cotagem

6) O que é cotagem em série ? Quando é usada ? Esse tipo de cotagem dispõem as dimensões dos elementos de forma linear e é utilizado quando a distancia dos elementos do desenho é de grande importância para a interpretação da peça. 7) O que é cotagem em paralelo ? Exemplifique. É quando a cotagem é feita por elemento de referência. Exemplo.

Fonte: http://www.mat.uel.br/geometrica/php/pdf/dt_aula7t.pdf 8) Explique como e quando é usada a cotagem por coordenadas. Na cotagem por coordenas, se imagina a peça associada a dois eixos perpendiculares entre si, o ponto onde esses eixos se cruzam 'e o ponto zero e não aparece no desenho técnico. Um eixo recebo o nome de x e o outro de y. Deve ser construída uma tabela indicando as cotas de posições dos elementos e suas respectivas dimensões. 9) Qual é a simbologia para acabamento superficial ?

A simbologia de acabamento superficial pode ser representada por meio de valores de rugosidade, existe sinais convencionais, mas sao usados por empresas que utilizam desenhos antigos:

Existem também os sinais convencionais, que de acordo com a NBR-8404 e DIN ISO 1302 a especificação de acabamento nos desenhos por meio de valores de rugosidade é feita junto com os símbolos que indicam o processo de obtenção da superfície, onde a indicação da rugosidade em Rz deve ser colocada à direita e abaixo do símbolo.

fonte: http://pt.scribd.com/doc/58636417/45/Simbologia-de-acabamento-superficial...


Similar Free PDFs