Psicologia Social - Introdução PDF

Title Psicologia Social - Introdução
Course Psicologia Social
Institution Universidade Castelo Branco
Pages 2
File Size 48.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 97
Total Views 163

Summary

Introdução a matéria, explicando concepções sociais e diferenças entre ciências....


Description

Psicologia Social -Introdução Se aceitarmos que Wundt (pai da psicologia) iniciou a psicologia, logo também teria iniciado a psicologia social. Para a modernidade o mundo era um relógio com leis implícitas, ocultas, subjacentes. Para Wundt se o mundo é um relógio, a sociedade também é então podemos colocar dentro de um laboratório e descobrir suas leis implícitas através de experimentos. Porém, a maioria dos estudiosos não acredita que a psicologia social foi criada por Wundt, pois ele criou a psicologia “científica” que se desenvolve à base de experimentos fisiológicos, materiais biológicos, comportamentais não iam além da pele, enquanto a psicologia social é psicologia experimental, comportamental.

Psicologia (Alemanha); Psicologia Social (Estados Unidos da América). Watson, por volta de 1913, ele se aprofundou na psicologia supostamente iniciando a psicologia social onde ele estudava o comportamento e negava a consciência (estímulo = resposta). Watson estudou psicologia na universidade de Chicago, EUA. Na década 20/30 Mead se formou em sociologia na universidade de Chicago, EUA. Para Mead, a mente é produto da linguagem/interação com o outro, pois ele afirma que todos já temos um roteiro pré definido para se relacionar com outros humanos.

.Diferença entre Mead e Watson Para Mead a psicologia era um fenômeno puramente natural, já para Watson era um fenômeno sobrenatural, pois ele reduziu à racionalidade humana à racionalidade dos ratos. Porém os dois preservavam o individualismo.

.Diferença entre Mead e Wundt Para Mead, a psicologia acontece através do processo de comunicação, em geral, ocorrendo através da interação humana na sociedade. Enquanto para Wundt a percepção é através de experiências, pois para ele a consciência provém dessas experiências.

.Diferença entre Wundt e Watson Wundt estuda a consciência (como funciona, como se chega até lá), também era dito como um pensador plural, pois ele não se reduzia ao laboratório para ampliar suas pesquisas. Enquanto Watson estuda através do estímulo e resposta. Watson tinha o objetivo de livrar a psicologia de toda à referência à consciência, à mente ou ao self (self= são valores, regras que nos formam como ser humano, todos os processos que passamos em nossa vida.

Ciência Natural – de laboratório, quantitativa. Ciência Social – Tinham que se submeter as mesmas regras da ciência natural. Ciência Humana – São baseados na criatividade humana.

Moscovici comenta que os economistas projetam normas e atitudes de uma sociedade capitalista baseado no processo de troca dizendo “Tudo que é social é excluído desse tipo de economia” e como resultado de tudo isto, essa versão da economia concebe uma área de conduta irracional, uma vez que, dentro de sua prática tudo que vai além do individualismo e tudo que diverge como o modelo de capitalismo é considerado irracional. Nessa época Moscovici dizia que a Europa estava sendo contaminada pelo estudo americano. O esquema criado por Moscovici era considerado o único capaz de explicar e sistematizar os processos de interação e era conhecido como Sujeito-Outro-Objeto.

.Concepções de social Individualista – Nessa ideia só existe os indivíduos funcionando de modo individual. Então um grupo seria uma soma de individuais. Totalitária ou Coletivistas – Onde o ser humano é visto como “uma peça da máquina” ou “uma parte de um todo”. A consciência individualista não tem importância só o que vale é a consciência coletiva “o que vale é a máquina, as peças unidas!”. Relacional – Algo que não pode ser entendido do que sejam grupos, pois se constituem através de relações, ou seja, as relações são a matéria prima de um grupo. Social Simbólico – É um social baseado nas normas simbólicas daquele grupo, como mensagens fechadas que apenas o grupo entende. Ex. gírias....


Similar Free PDFs